Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gestação de cachorro: quanto tempo dura e como descobrir?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cobertor para cachorro e a cachorra está grávida com filhotes

Que tal aprender tudo sobre a gestação de cachorro? Confira quanto tempo dura a gestação do cão e como descobrir se a sua cadelinha está grávida. Com certeza você poderá se preparar melhor para a chegada dos novos filhotes na família.

Gestação de cachorro: como descobrir a gravidez?

Da mesma maneira que ocorre com os outros animais, o melhor jeito de descobrir a gravidez da sua cadela é prestar atenção ao comportamento. Alguns sinais podem indicar que ela está esperando cachorros filhotes. Confira!

O sinal mais evidente de gestação de cachorro é o aumento das mamas, mamilos e da região da barriga.  Além da mudança física, algumas alterações comportamentais também ajudam a descobrir a gravidez do pet. As principais são:

  • sinais de cansaço;
  • falta de apetite;
  • náusea;
  • ganho de peso;
  • ficar em locais isolados.

Se você perceber um ou mais sinais em seu animal de estimação, o ideal é procurar o auxílio de um médico-veterinário. A consulta também serve para afastar ou confirmar a possibilidade de gravidez psicológica em cadelas.

Para isso, o especialista faz exames de ultrassom e radiografia para confirmar a presença dos cachorros filhotes no ventre da cadela. Caso a gestação da cadela seja confirmada, é essencial tomar uma série de cuidados para garantir uma gravidez saudável.

Quanto tempo dura a gravidez de um cachorro?

O período de gestação de um cachorro dura, em média, de 60 a 70 dias. Ou seja, com os cuidados necessários observados, em pouco mais de dois meses, o tutor terá a casa repleta de cachorros filhotes para animar o ambiente.

Gestação de cadela: que fazer?

veterinário fazendo ultrassom para verificar a gestação de cachorro

Após levar o pet ao médico-veterinário e se certificar de que a cadela está prenha, é preciso começar o pré-natal e acompanhamento de acordo com prescrição do especialista. Além disso, alguns cuidados contribuem para a melhor gestação de cachorro, como:

  • alimente a cadela com ração para filhotes, pois auxilia na produção do leite;
  • siga corretamente as orientações nutricionais do veterinário
  • não medique ou vacine o animal durante a gestação ou amamentação, exceto se o veterinário indicar;
  • ofereça uma cama macia e mantas para a cadelinha se sentir confortável;
  • mantenha o pet em um ambiente calmo e repleto de amor;
  • deixar sempre água fresca à disposição do pet.

É importante lembrar que os cuidados referentes à gestação de cachorro não vão apenas até o momento da cadela parir. Nos dois meses seguintes ao nascimento, é preciso garantir o desmame saudável dos filhotes.

Como evitar a gestação de cachorro?

Deseja evitar que sua cadela fique prenha? A maneira mais segura de fazer isso é com a castração preventiva de cachorros machos e fêmeas. Dessa forma, você eliminará qualquer possibilidade da cadela ficar prenha.

Além de evitar a gravidez indesejada, a castração também traz algumas vantagens para a saúde do pet. Um animal castrado fica menos suscetível a contrair doenças como câncer de testículo, mama e a piometra, uma infecção grave no útero.

O procedimento tem mais uma vantagem. A castração costuma melhorar o comportamento do animal, pois impacta na sua produção de hormônios e no seu metabolismo. Sendo assim, cachorros castrados costumam ser mais calmos e dóceis.

A fase da gestação é incrível! Mas ainda ficou com dúvidas sobre o assunto e como pode ser evitada? Fique de olho no conteúdo abaixo e tire suas dúvidas!

Agora que você já aprendeu tudo sobre a gestação de cachorro, diga para gente: está pronta para ver novos cãezinhos pela casa? 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário