Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais com chifre: conheça 5 espécies exóticas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Animais com chifres

Na natureza, as espécies precisam se adaptar para sobreviver. Por isso, encontramos belos animais com chifre grandes, pequenos, ramificados, enrolados, etc. 

Tem curiosidade sobre estes bichos? Conheça os mais diferentes.

Por que existem animais com chifre?

Os chifres nos animais funcionam principalmente como um mecanismo de defesa contra predadores e outros bichos da mesma espécie. Eles também facilitam a busca por alimento retirando obstáculos como galhos e ramos. 

Além disso, em determinadas espécies, como os carneiros selvagens, os chifres são usados em batalhas intensas cujo vencedor ganha o direito de acasalar.

Quais são os animais com chifre?

Camaleão de Jackson é um dos animais com chifre exóticos

Quando pensamos em animais com chifre logo vem à mente bois, vacas, alces, cervos, renas, búfalos, cabras e carneiros. No entanto, existem espécies curiosas que também conta com chifres, conheça cinco delas:

1.    Louva-a-deus-unicórnio

Encontrado na Mata Atlântica brasileira, essa espécie possui uma protuberância ao longo da cabeça que lembra um chifre, por isso o nome louva-a-deus-unicórnio.

Este animal possui a cor vermelho-metálico e usa o “chifre” para confundir predadores, que não conseguem diferenciar a cabeça das pernas por isso, não identificam o louva-deus-unicórnio como alimento.

2.    Narval

Também conhecidos como os unicórnios do mar, este animal com chifre é uma espécie de baleia originária do Oceano Ártico.

O chifre que os machos têm na testa, que pode chegar até 3 metros de comprimento, na verdade, é o dente canino esquerdo com formato espiral.

Os biólogos acreditam que o chifre tem uma função sensorial que ajuda o narval a detectar mudanças na temperatura da água, facilitando o seu deslocamento pelo oceano.

3.    Camaleão de Jackson

Também conhecido como camaleão de três chifres, eles possuem 3 chifres no topo da cabeça que fazem com que parecem um dinossauro triceratopes.

Esses camaleões vêm das florestas no leste da África e os chifres são usados em disputas territoriais entre os machos, pois só eles possuem os chifres.

Uma curiosidade desses animas é que diferente de outros camaleões eles não botam ovos, os filhotes já nascem praticamente formados.

Seguindo os cuidados adequados para a espécie é possível adotar um Cameleão de Jackson e ter na sua casa.

Tem um animal exótico em casa? Aqui você encontra produtos para ele!

4.    Babirusa

Os babirusa são porcos selvagens que cujos machos têm caninos superiores que crescem na vertical, atravessam a pele e se curvam em direção a face, também os caninos inferiores se desenvolvem na vertical e se curvam para o rosto. Isso faz parecer que ele tem chifres.

Estes animais surgiram na Indonésia e o seu nome significa “porco-veado”. Devido a sua aparência singular os indonésios até criarem máscaras demoníacas que se assemelham aos babirusas.

Mas, mesmo que os chifres encorados sejam o destaque destes animais, são extremamente perigosos, pois caso eles cresçam muito podem penetrar o seu crânio e matá-lo.

5.    Makhor

O makhor ou cabra falconeri vive nas florestas do Himalaia e é considerado o animal nacional do Paquistão.

A principal característica dos machos são os longos chifres enrolados que parecem parafusos que podem chegar a mais de um metro de comprimento.

Estes animais usam os chifres no inverno, durante a época do acasalamento, quando os machos disputam as fêmeas.

Quer conhecer mais animais exóticos? Separamos outros artigos para você.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário