Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dexametasona para cachorro: o que é e para que serve?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
dexametasona para cachorro

O dexametasona é um medicamento glicocorticoide sintético, ou seja, ele faz parte dos corticoides ou esteroides. Ele é indicado para o tratamento de inflamações em cães e possui um alto índice imunossupressor.

Contudo, o uso do dexametasona deve ser feito com cautela e apenas sob prescrição do veterinário.

Além disso, esta é uma versão sintética dos hormônios produzidos pelas glândulas adrenais, que ficam localizadas nos rins.

Quando a dexametasona é indicada?

Este medicamento pode ser indicado em casos de alergias, dermatites, dores musculares, artrite, dores nas juntas, urticárias, otites, eczemas, poliartrite, síndromes articulares, nervosas ou musculares, afecções da córnea, furunculoses, pós-operatório, problemas respiratórios ou inflamatórios em geral. 

Entre os medicamentos veterinários que contêm este componente estão o Dexagard e o Neodexa – disponível tanto na versão spray quanto em forma de creme. 

Vale ressaltar a importância de não medicar o animal por conta própria. Ao notar que o animal está com algum problema, leve-o imediatamente ao veterinário para uma avaliação. Além disso, o dexametasona é exclusivo para uso veterinário.

Pode dar cefalexina para cachorro?

A cefalexina é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções causadas por bactérias. O cachorro pode tomar cefalexina, mas apenas sob recomendação médica.

Para que serve o remédio Dexagard?

O Dexagard é um anti-inflamatório e antialérgico usado no tratamento de afecções em cães e gatos, como dermatoses inespecíficas, inflamações variadas, paresia posterior canina e casos de estresse.

A recomendação deve partir de um médico-veterinário, após o diagnóstico correto do que seu pet está enfrentando. Nunca medique seu bichinho por conta própria, pois ao invés de ajudar, você pode piorar o quadro.

Qual é a dosagem ideal de dexametasona para os animais?

cachorro tomando remédio

A dosagem do dexametasona pode variar de acordo com o tratamento da condição clínica do animal e com o tipo de medicamento, ou seja, se em spray, comprimido ou pomada. 

Apenas o médico-veterinário será capaz de avaliar o pet e indicar a dosagem adequada para o tratamento da patologia. 

De modo geral, o tratamento com medicamentos dexametasona em formato de comprimido costuma durar 7 dias, ou até que o animal receba a resposta do medicamento. Nesse caso, a dosagem pode ser diminuída para ¼ do comprimido ao dia, podendo variar de acordo com o peso.

Pode dar dexametasona para cachorro?

Sim! Para cães, indica-se a dosagem de 1⁄2 a 3 comprimidos por dia. Para gatos, recomenda-se de 1⁄4 a 1 comprimido por dia.

A aplicação de medicamentos em formato de spray ou pomada deve ocorrer diretamente sobre a lesão, por volta de 1 a 3 vezes ao dia. 

É importante que o pet faça o tratamento seguindo as ordens indicadas pelo veterinário. 

Este medicamento pode causar efeitos colaterais?

dexametasona para cachorro

Dexametasona é um medicamento forte, portanto, é fundamental usá-lo com cautela e sempre sob prescrição médica. Por ser um medicamento corticoide, o uso frequente pode provocar hiperadrenocorticismo e agravar o efeito imunossupressor.

Nesses casos, é importante que a suspensão do medicamento ocorra de maneira gradual para que a função endócrina retorne. A maioria dos casos de reações adversas ao medicamento se devem ao uso prolongado ou inadequado. 

No caso de efeitos colaterais, podem ocorrer sinais da síndrome de Cushing, retardo no crescimento dos filhotes, dificuldade de cicatrização e restauração de fraturas.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. Simone Oliveira Santos disse:

    Fiz o tratamento com dexametasona em minha cadela ,foi ótimo , só q assim q parei com o medicamento voltou TD novamente.
    Oq devo fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Simone! Como vai? Recomendamos que procure o médico veterinário que indicou o tratamento para avaliar os resultados e dar continuidade.

    • Jaqueline disse:

      Não vou perguntar nada pq ele não responde..
      Eu sei q tem q levar no veterinário MS se eu não tiver o dinheiro pra leva-lo?
      Não custa nada responder ,as vezes ficamos desesperado sem saber o q fazer com o nosso pet dodoi
      Sem dinheiro pra leva-lo no veterinário…por isso q perguntamos….MS nda adianta pq ninguém responde o q perguntamos 😤😤

      • Cobasi disse:

        Olá, Jaqueline! Tudo bem?

        É importante que saiba que somente um médico-veterinário pode prescrever medições e suas respectivas dosagens ao pet, pois qualquer indicação precipitada e sem uma avaliação profissional, pode gerar graves consequências ao animal. OK?

  2. Cilmara disse:

    Bom dia, tenho um lhasa e ele se coça muito, sempre dou remédios contra parasitas, simparic. Posso dar o Dexametasona 4, 0 MG? Obrigada

  3. Tatiane disse:

    Como posso da dexamentasona líquida para o cão, me refiro a dosagem?

  4. Lucicleide ferreira da Silva disse:

    Dexametasona humana serve pra cães?

    • Cobasi disse:

      Oi Lucicleide, como vai? O uso de medicamentos humanos para cães, pode intoxicar. Sugerimos a ida ao medico-veterinário que irá te auxiliar!

  5. Natalia disse:

    Olá, meu filhote de shi tsu pegou a infecção do carrapato se eu der dexametasona sera que ele melhora

  6. Lizimar Barbosa disse:

    Estou com um cãozinho da raça Pincher 2 acredito que ele tomou uma surra e está sentindo muita dor que não pode nem encostar nele que ele grita, aí estou querendo dar o dexametasona pra ele, qual dosagem posso dar? Por favor me responda obrigado e que o senhor te abençoe

    • Cobasi disse:

      Oi Lizimar, como vai? Antes de tudo desejamos melhoras ao cãozinho. As medicações devem ser administradas por um medico-veterinário porém o que pode ser realizado agora são cuidados físicos e cuidar dos traumas que ficou em seu cãozinho.

  7. Sheila disse:

    Eu comecei da remédio pra ele mais estava só um pouco enpolado ,depois três dias de uso do remédio empolou da vez mais, não sei o que fazer o que dá pra ele

  8. Ilma disse:

    Tô minha cachorrinha pinscher com a vermelhidão na barriga e rosto um processo alérgico posso usar spray dexametasona

  9. Andréia disse:

    Dexametasona da sono no cachorro?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Andréia! Tudo bem?
      Todo e qualquer efeito colateral deve ser confirmado pelo médico-veterinário que prescreveu a medição ao pet. Assim você tem segurança que seu bichinho está saudável e o tratamento está dando certo! =)

  10. Cristiane almeida disse:

    Meu cachorro shih-tzu tem uma coceira que não passa

  11. Dionisia disse:

    Meu cachorro de positivo pra cinomose, comecei o tratamento com antiviral mas não tô vendo melhora. Posso da dexametasona?

    • Cobasi disse:

      Sinto muito pelo seu cachorro. O uso de dexametasona deve ser decidido pelo veterinário. Entre em contato com o profissional que está tratando seu cachorro para discutir a situação.

  12. Cecília disse:

    Aconteceu exatamente isso,estamos tentando descobrir a causa dessa alergia, tiramos QQ alimento diferente da ração, está tomando medicação antipulga regularmente, a ração é hipoalergênica e ainda a coceira persiste…

  13. laygaby disse:

    Olá boa tarde! Posso dar dexametasona para minha cachorrinha operada (castração) como antiinflamatório?

Deixe o seu comentário