Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é flora? Saiba o significado

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
a flora é fundamental para o reino animal.

Atualmente é de conhecimento geral que no planeta há diversos tipos de vidas, que variam de animal a vegetal. Quando focamos apenas no Reino Vegetal, estamos falando, também, da flora de uma região. Mas você deve estar se perguntando agora: o que é flora? É importante destacar que nesse tipo de reino não vivem apenas as plantas, mas também os micro-organismos. 

Se você analisar cada região do Brasil perceberá que em cada uma delas há uma variedade de plantas diferentes, muito por conta dos fatores que envolvem aquela localidade.

De modo geral, podemos dizer que a flora é aquilo que define as características de uma região, muito por influência da temperatura, solo, quantidade de chuva ou de sol. Por isso existem espécies que existem em locais úmidos e frios, mas não em lugares mais quentes e secos.

Ficou curioso para entender e saber mais sobre a flora? Então continue a leitura deste artigo e se aprofunde no assunto. Afinal, o que significa flora? Vamos lá?

Conceito de flora

É correto afirmar que a flora nada mais é que os organismos vivos do Reino Vegetal, ou seja, as plantas de determinada região.

De modo geral, a flora pode ser considerada a variedade de plantas de um ecossistema ou bioma. Aqui no Brasil é fácil de encontrar diversidade em plantas e vegetações tendo em vista que somos a maior biodiversidade do mundo quando o assunto gira em torno da flora.

Conheça mais sobra a flora.

Não existe uma característica única. Quando se trata disso, cada região possui sua especificação. Isso porque ele muda conforme o clima, o solo, a temperatura e a incidência de raios solares.

Mas ela não se limita às plantas, o conceito de flora também é utilizado para designar um conjunto de micro-organismos.

Características

Depois que você já entendeu o que é a flora, vamos para as características. Não tem como definir uma característica única. Isso porque em cada região do país há um tipo de vegetação e plantações diferentes. 

Por exemplo, no cerrado brasileiro, é como você encontrar plantas com as mais variadas particularidades. Apesar das diferenças, a maioria das espécies apresenta certas características em comum: árvores de pequeno porte, caule retorcido e casca e folhas grossas.

Já o pampa é composta por gramíneas e plantas rasteiras, além de árvores e pequenos arbustos. Tudo varia de acordo com a região que você está ou deseja saber. Neste momento, já está mais definido o que é flora, não é mesmo?

Diferenças entre flora e fauna

A grande diferença para fauna é que, enquanto um define o grupo de animais de determinada região. O outro é a representação das espécies vegetais.

Quando se trata de desses aspectos, é importante relacionar com a totalidade de animais e plantas que têm seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.

Você gostou de entender o que é flora? Que tal conferir outros artigos presentes no Blog da Cobasi?

Nomes para cachorro pinscher: 500 opções para o tutor se inspirar

Plantas para aquário: conheça as 5 melhores espécies e saiba como cuidá-las

Floral para ansiedade

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário