Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Dúvida animal: o que são animais ovíparos?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que são animais ovíparos

Na natureza, há diferentes formas de classificar os animais e separá-los em grupos. Para isso, há alguns termos que fazem essa distinção. No entanto, você sabe o que são animais ovíparos e qual a principal diferença entre eles e outros seres?

Se quiser saber mais sobre esses animais e descobrir que alguns deles podem estar dentro da sua casa, vem com a gente neste artigo!

Animais ovíparos

A principal característica que define os animais ovíparos é o seu nascimento e reprodução, que ocorrem através dos ovos. Ou seja, todo o processo embrionário dos filhotes ocorre fora da mãe, mas dentro de ovos.

Durante essa fase, os animais recebem todos os nutrientes necessários para se desenvolver. Quando estão prontos, os ovos eclodem e os filhotes já estão prontos para habitar a natureza.

Então, se você tem uma tartaruga ou um lagarto como animal de estimação, saiba que antes de o seu pet se tornar seu melhor amigo, ele já esteve dentro de um ovo. 

No entanto, para aqueles que desejam acompanhar todos os processos de desenvolvimento do pet dentro do ovo, é preciso criar as condições favoráveis para a eclosão.

No caso do lagarto, é importante adquirir uma chocadeira e controlar sempre a temperatura do ambiente em que o ovo se encontra. Quando o filhote nascer, não se esqueça de cuidar bem do seu pet. Ofereça a ele ração especial e um aquário grande e resistente para ele habitar.

Além do lagarto e da tartaruga, há outros animais que também nascem dentro do ovo e fora do corpo da mãe.

Anfíbios: rã, sapo.

Aracnídeos: aranha.

Aves: todas elas, como, por exemplo, o pavão, pinguim, a galinha.

Insetos: formiga, barata, gafanhoto, joaninha.

Moluscos: lesma, polvo, caracol.

Peixes: peixe-palhaço, tilápia, betta.

Répteis: cobra, jacaré.

Porém, dentre esses animais, dois merecem nossa atenção: o ornitorrinco e o equidna. Além de serem mamíferos, esses dois animais também são considerados ovíparos, já que sua reprodução se dá por ovos.

Então, vamos continuar conhecendo os outros tipos de desenvolvimento que os animais podem ter.

Animais vivíparos

o que são animais ovíparos

Agora que você sabe que o ornitorrinco e o equidna são os únicos mamíferos considerados ovíparos, e o restante?

No caso dos seres que se desenvolvem no útero da sua progenitora, estes são considerados animais vivíparos

Alguns exemplos de animais vivíparos são os seres humanos, felinos, bovinos, suínos e os roedores como o rato, camundongo e a capivara.

Mas você sabia que há um motivo natural para que os mamíferos se desenvolvam dentro da barriga da mãe? Dessa forma, os filhotes ficam protegidos contra predadores e demais riscos presentes no ambiente externo, até que estejam prontos para habitar o reino animal.

Caso o seu pet seja um cão, saiba que durante a gestação, que pode durar cerca de 2 meses, a mãe fornece todos os nutrientes necessários. Isso se dá pelo transporte desses nutrientes através do sangue pelo cordão umbilical.

No entanto, após o nascimento, os cuidados com o seu pet passam da cadela para o tutor. Depois do período de desmame, atente-se a oferecer boas condições de vida ao seu cachorro.

Ofereça a ele uma alimentação equilibrada com ração e água fresca. Consultas ao veterinário também são necessárias para o bem-estar do animal, assim como os cuidados com a higiene e exercícios físicos.

O que são animais ovovivíparos

E no caso dos animais que se desenvolvem em ovos mas que eclodem dentro do corpo da mãe? Esses são os animais ovovivíparos.

O tubarão, por exemplo, é um tipo de peixe cuja reprodução se dá através de ovos. No entanto, esses ovos se quebram no útero do tubarão-fêmea e o filhote já nasce diretamente no ambiente externo.

Por essa razão que os animais ovovivíparos podem ser confundidos com os vivíparos. 

Mas não se esqueça: um animal vivíparo recebe os nutrientes pelo útero antes de nascer. Já  o ovovivíparo utiliza os nutrientes e a proteção dentro do ovo até que esteja pronto para habitar a natureza.

Além do tubarão, temos outros animais que se desenvolvem dessa forma. Cobras como a jiboia e a anaconda, e animais aquáticos como a raia e o cavalo marinho, são alguns exemplos.

No entanto, no caso do cavalo marinho, saiba que é o macho que fecunda os ovos, e não a fêmea. No processo, ela deposita os óvulos na bolsa incubadora do macho, que fica responsável por dar à luz os filhotes.

Viu como podemos classificar os animais até mesmo pela sua forma de reprodução e desenvolvimento?

No caso dos ovíparos, esses animais nascem dentro de um ovo que eclode no ambiente externo. Os vivíparos se desenvolvem no útero da mãe, comportando a maioria dos mamíferos. E finalmente os ovovivíparos, que nascem dentro de ovos, mas que eclodem dentro da mãe.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário