Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que são os animais vivíparos?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro é um dos animais vivíparos
O cachorro é um dos animais vivíparos.

Você já deve ter ouvido falar de animais vivíparos, mas você sabe o que eles são? O termo vivíparo se refere aos animais cujo desenvolvimento embrionário acontece dentro da barriga da mãe. Os fetos são envolvidos pela placenta da mãe e sua nutrição e desenvolvimento ficam totalmente vinculados a ela.

Isso inclui uma grande quantidade de animais. Quer conhecer mais sobre eles?

Características dos vivíparos

Os animais vivíparos possuem algumas características importantes. Toda a alimentação do embrião é realizada através do sangue da mãe. Os nutrientes são transportados pela placenta ligada ao embrião pelo cordão umbilical.

A gestação dos vivíparos costuma ser mais longa do que dos ovíparos e ovovíparos, mas varia muito de uma espécie para a outra. O corpo da mãe só expele o bebê, quando o embrião já está completamente formado.

Quais animais são vivíparos?

Os vivíparos podem ser vertebrados ou invertebrados. Entre os vertebrados, estão os mamíferos, que representam a maioria dos animais que se desenvolve dentro do organismo da mãe.

Dentro da classe dos vivíparos mamíferos, existem aqueles placentários e os marsupiais. Os placentários ficam ligados à placenta por meio do cordão umbilical e, dessa forma, se alimentam antes do nascimento. São eles cães, gatos, elefantes e uma grande quantidade de animais domésticos e selvagens.

Já os marsupiais se desenvolvem dentro de uma bolsa, mas também dependem da mãe para nutrição e desenvolvimento. Os cangurus são marsupiais famosos, mas você sabia que os gambás também são?!

Engana-se quem pensa que apenas mamíferos podem ser vivíparos. Algumas espécies de répteis também são vivíparas, à exemplo da cobra jararaca. Alguns peixes também possuem essa capacidade, como o temido tubarão!

Existem muitos invertebrados que também possuem essa característica. Um exemplo muito interessante de insetos vivíparos são os pulgões. As fêmeas podem gerar embriões tanto dentro do próprio organismo, quanto em ovos externos.

Quer exemplos de animais vivíparos? Vamos lá!

  • Humano (Homo sapiens)
  • Cachorro (Canis lupus familiaris)
  • Gato (Felis catus)
  • Vaca (Bos taurus)
  • Cavalo (Equus ferus)
  • Morcego (Chiroptera)
  • Baleia (Mammalia)
  • Guppy (Poecilia reticulata)
  • Platy (Xiphophorus maculatus)
  • Molinésia (Poecilia sphenops)
  • Tritão (Pleurodelinae)
  • Salamandra (Caudata)

O que são ovíparos?

Se os vivíparos são animais cujo desenvolvimento embrionário acontece dentro do organismo da mãe, os ovíparos são aqueles em que o embrião se desenvolve em meio externo dentro de ovos. No geral, os ovos possuem uma casca rígida, como o ovo de galinha, mas existem diversos exemplos de cascas diferentes.

Existem espécies de ovíparos que são répteis, peixes, invertebrados e, claro, as aves.

O que são ovovíparos?

Você já sabe o que são animais vivíparos e ovíparos, mas tem ideia do que classifica os ovovíparos?

Ovovíparos são aqueles animais que possuem o desenvolvimento embrionário dentro de um ovo, mas este permanece no interior do organismo materno. São ovovíparos alguns peixes e répteis.

Agora que você já sabe o que são animais vivíparos, que tal conhecer mais curiosidades aqui no blog da Cobasi?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário