Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que significa olho tremendo em cachorro?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
olho tremendo em cachorro de pelagem preta
Tutor, preste atenção se o olho de seu pet está tremendo

O olho tremendo em cachorro, geralmente é motivado por nervosismo, cansaço ou estresse. Porém, esse mesmo comportamento pode indicar algo bem mais grave!

Ao contrário das pessoas, os cães às vezes dão poucos sinais de que estão sentindo dor ou mesmo que estão doentes. Cabe ao tutor, com seu conhecimento único do bichinho, notar diferenças comportamentais, como diminuição de apetite ou falta de vontade de passear, e, dessa forma, procurar ajuda especializada.

“Lembre-se que qualquer sinal que seu pet apresentar, por mais inofensivo que seja, você deve relatar ao seu veterinário a fim de facilitar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento”, afirma a médica veterinária Lysandra Barbieri, da Educação Corporativa da Cobasi.

Entre esses sinais de que a saúde do seu amigo pode não estar bem está o olho tremendo em cachorro.

Olho tremendo em cachorro significa convulsão?

Cachorro com o olho tremendo

Nem sempre tremer os olhos é sinal de problemas de saúde. “O animal pode ter esse tipo de comportamento dormindo, por exemplo, como reflexo de um sonho”, lembra a médica veterinária.

Assim como nós, humanos, alguns mamíferos mais inteligentes, entre eles os cães, têm o que os especialistas chamam de fase REM do sono (de “rapid eye movement”, ou movimento rápido dos olhos). É nesse período em que os sonhos mais profundos ocorrem.

Quando o pet está acordado, porém, esse comportamento pode indicar problemas de saúde, entre eles uma convulsão focal. “A convulsão é caracterizada por um comportamento anormal durante um período, causada por descargas produzidas por neurônios”, explica.

Além do tremor nos olhos, o animal pode apresentar outros sintomas, como se esticar, urinar e defecar involuntariamente e salivar excessivamente. Esses sintomas exigem suporte veterinário, podendo estar relacionados a uma doença grave.

Procure ajuda especializada

Se seu pet apresentar tremores oculares, vale levá-lo ao veterinário

Além da convulsão, o olho tremer pode indicar outros problemas de saúde, como lesões nos nervos oculares ou, em casos mais graves, danos cerebrais. As convulsões focais são um dos sintomas da cinomose, por exemplo.

Mas mantenha a calma: para saber exatamente o que seu pet tem é necessário o auxílio de um especialista. “Para confirmar o que realmente é, somente o médico veterinário, mediante consulta, exames e histórico do animal, pode dizer o que o animalzinho tem”, diz Lysandra Barbieri.

Uma dica valiosa quando nossos pets estão com comportamentos estranhos é não procurar explicações no Google ou em redes sociais. Isso só trará mais preocupação e irá tirar preciosas horas de sono do tutor.

Em vez disso, procure o médico veterinário de seu cão. Ele é quem tem as ferramentas e o conhecimento necessários para descobrir a causa desse tremor nos olhos (ou de outro sintoma anormal) e combatê-la.

O especialista poderá pedir exames complementares, incluindo de imagem e de laboratório, para indicar o medicamento adequado e curar seu cachorrinho.

Veja mais conteúdos interessantes sobre pets no nosso blog:

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Cássio Camargo disse:

    Estamos passando por um momento de cinomose, meu cachorro treme o olho dormindo e quando tá acordado joga o pescoço para trás, é triste ver ela assim tão pequena, mas tenho fé que vai melhorar

Deixe o seu comentário