Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Orangotango: características, alimentação e curiosidades

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
orangotango

O orangotango, assim como o chimpanzé, o gorila e o bonobo, pertence a um grupo maior de antropoides chamados de primatas.

Estudos sugerem que o animal integra a lista de primatas não humanos mais inteligentes, na frente dos macacos e dos lêmures, com uma capacidade impressionante para resolver problemas inesperados.

O fascínio pelo orangotango, entretanto, não se resume a sua inteligência. O bicho chama atenção pela beleza e pelo comportamento peculiar.

Se você quer saber tudo sobre a espécie, este artigo do blog da Cobasi é perfeito para você. Confira abaixo e boa leitura!

Características físicas do orangotango

Esse primata da classe Mammalia se caracteriza por seus pelos ruivos únicos – que cobrem boa parte do corpo do antropoide.

O animal também tem braços fortes e o físico bem largo. Outro aspecto marcante é que o orangotango macho conta com bochechas enormes.

O tamanho do orangotango pode variar de 1,10 a 1,40 m de altura. Contudo, cientistas acreditam que o maior macaco que já existiu, com quase 3 m, era um “primo distante” da espécie.

Com relação ao peso, a média dos machos adultos é de 130 kg. As fêmeas, por outro lado, alcançam no máximo 65 kg.

Onde o animal vive

Os orangotangos são seres arbóreos, isto é, são normalmente vistos em árvores. Eles são nativos da Indonésia, porém atualmente podem ser flagrados apenas nas florestas tropicais de Bornéu (Pongo pygmaeus) e Sumatra (Pongo tapanuliensis e Pongo abelii).

As espécies são listadas como criticamente ameaçadas de extinção, sobretudo a encontrada na ilha de Sumatra, cuja população tem diminuído consideravelmente nos últimos anos.

Um dos principais riscos no que se refere a uma eventual extinção é o desmatamento, que destrói o habitat e pode causar a morte dos primatas por fome. A caça também possui um papel avassalador e contribui para a ameaça.

Do que ele se alimenta

Esse animal, embora seja considerado onívoro, tem a alimentação baseada em frutas. As iguarias fornecem os nutrientes necessários para a sobrevivência do bicho, inclusive em relação às proteínas.

O antropoide, além de consumir os frutos, ingere suas folhas e as cascas. Outra curiosidade é que ele adora figo e não poupa esforços na hora de colher o alimento.

O primata também se alimenta de pequenos insetos, mas, conforme revelado anteriormente, a preferência é por frutas.

Comportamento do orangotango

Os machos são criaturas extremamente solitárias e apenas se relacionam com outros da espécie para fins de acasalamento ou para competições com outros machos. As fêmeas, em contrapartida, são mais sociáveis e vivem com seus filhos por anos.

O pai não costuma fazer parte da convivência da mãe com suas crias. Mas os filhotes machos, quando atingem a idade adulta, preferem se afastar, ao passo que as fêmeas nunca deixam de ter um forte vínculo com a genitora.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário