Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é Otomax e para que serve?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
otomax

Otomax é um medicamento indicado para o tratamento de otite externa. Embora seja muito recomendado pelos veterinários, ainda existem algumas dúvidas sobre seu uso. 

Neste texto vamos te contar um pouco mais sobre este medicamento, quais são as indicações para seu uso, contraindicações e efeitos colaterais. Siga conosco para saber mais!

O que é Otomax?

Otomax é um medicamento elaborado à base de sulfato de gentamicina, valerato de betametasona e clotrimazol. 

O sulfato de gentamicina age contra ações bactericidas, contra germes Gram-positivos e Gram-negativos. Assim, causa a inibição da síntese bacteriana. 

Já o valerato de betametasona é um medicamento adrenocorticoide sintético, semelhante à prednisolona, capaz de promover uma ação antiinflamatória. Esse medicamento atua preservando a membrana dos lisossomas e evitando a liberação de enzimas vasoativas. 

O clotrimazol é um agente antifúngico muito utilizado no tratamento de infecções da pele causadas por diversas espécies de fungos. Em concentração mínima, essa substância causa o expulsamento dos compostos fosfóricos intracelulares para o meio externo, inibindo, assim, a síntese macromolecular dessas substâncias. 

Entenda o espectro de ação de cada componente do Otomax

Clotrimazol: Fungos – Trichophyton rubrum, Trichophyton mentagrophytes, Epidermophyton floccosum, Microsporum canis, Candida spp e Mallassezia pachydermatis (Pityrosporum canis) e bactérias: Staphylococcus aureus, Staphylococcus Streptococcus pyogenes e Proteus vulgaris.

Gentamicina: Bactérias – Staphylococcus intermedius, Staphylococcus spp, Streptococcus spp, Pseudomonas aeruginosa, Proteus spp e Escherichia coli.

Para que serve esse medicamento?

O Otomax é um medicamento recomendado pelos veterinários para o tratamento das otites externas em sua forma aguda ou crônica em cães. 

Em forma de gotas, o medicamento é seguro e eficaz contra germes, bactérias e fungos sensíveis às ações do clotrimazol e à gentamicina. 

Nesse caso, a betametasona funciona evitando o surgimento de dor no local e inflamações que podem causar secreções. 

Como o Otomax deve ser administrado?

Antes de iniciar o tratamento com Otomax, recomenda-se que a região de aplicação esteja limpa e seca. Além disso, é essencial retirar quaisquer tipo de sujeira, detritos, cerume ou crostas com um limpador de orelhas

Além disso, retirar o excesso de pelos das orelhas também ajuda na aplicação do remédio.

A dosagem recomendada é de 4 gotas para animais com até 15kg de massa corporal e 8 gotas para animais com mais de 15kg. O tratamento deve ser realizado duas vezes ao dia, durante sete dias consecutivos. 

Após a aplicação das gotas, as orelhas do animal devem ser massageadas. Dessa forma você garante maior absorção do medicamento por toda a região.  

Ah, e vale sempre ressaltar que este medicamento, como qualquer outro, deve ser utilizado sob prescrição do médico veterinário. Somente ele poderá indicar a melhor medicação e a dosagem ideal após uma avaliação adequada da condição de saúde do pet. 

otomax

Efeitos colaterais e contraindicações

Otomax é contraindicado para animais com hipersensibilidade aos componentes da formulação. 

O medicamento costuma ser bem tolerado, porém, caso ocorra manifestações individuais de hipersensibilidade à fórmula, este medicamento pode causar reações alérgicas como coceira, inchaço e vermelhidão. 

Nesse caso, recomenda-se interromper o uso e voltar ao veterinário.

 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário