Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flamingo: saiba tudo sobre esse pássaro rosa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
flamingo

Conhecido por suas pernas compridas, bico curvado e, principalmente, pelas suas penas na cor rosa, o flamingo é uma ave com características únicas que a colocam como uma das espécies mais conhecidas do mundo. 

Saiba mais sobre as características, alimentação e tudo relacionado aos flamingos, uma das aves mais exóticas do reino animal, que complementam o pacote de animais lindos da fauna mundial.

Flamingo: tudo o que você precisa saber sobre esse pássaro rosa.

Quando se pensa em animais com a cor rosa, certamente os flamingos são os primeiros que muitas pessoas conseguem lembrar. Não é por menos, além da sua tonalidade, estamos falando de uma espécie charmosa, muito carismática e cheia de curiosidades.

Característica do Flamingo

Vamos começar falando sobre as características do flamingo, pertencente à família Phoenicopteridae. De modo geral, os flamingos (Phoenicopterus) são aves grandes: podem chegar a pesar 12 quilos de peso e a envergadura das asas pode atingir até 1 metro e 70 centímetros.

Além disso, para destacar ainda mais os seus traços chamativos, os flamingos possuem pescoço curvo, asas musculosas e um bico grosso, torto para baixo. Com um andar esguio e elegante, as pernas longas são uma das particularidades marcantes da espécie, que terminam em pés palmados, com dedos que formam uma membrana. Semelhante aos pés dos patos e gansos. Um adulto pode chegar a medir de 90 a 150 cm de comprimento.

Espécie de flamingo

Flamingo rosa aves migratórias
Flamingo rosa são aves migratórias que podem ser encontradas no Brasil, nos estados do Pará e Amapá.

São registrados seis espécies de flamingos:

  • flamingo-americano;
  • flamingo-chileno;
  • flamingo-da-puna;
  • flamingo-grande-dos-andes;
  • flamingo-vermelho;
  • flamingo-menor. 

Distribuição Geográfica

Originárias das áreas tropicais e subtropicais das Américas e da África, a distribuição geográfica dos flamingos está centralizada desde o norte do continente americano e Antilhas. No Brasil, o flamingo rosa é uma ave migratória que se reproduz na região Norte do Brasil, nas regiões do Pará e Amapá. Existem registros do animal na Bahia, Ceará, Pará, Sergipe e Sudeste do país.

Hábitos

Os flamingos são animais família, com um comportamento altamente social. Por isso, são sempre encontrados em enormes colônias. Não pense que por conta do seu tamanho essas aves não conseguem voar, pelo contrário seu voo é elegante e rápido, com firmes batidas de asas. 

Reprodução dos Flamingos

Os ninhos dos flamingos costumam ser feitos na lama. Cada fêmea coloca apenas um ovo por vez (grande, de cor branca e com a casca dura), e os pais se revezam para chocá-lo até que o filhotinho nasça. Quando o bebê está pronto para sair do ninho, se juntam em grupos com os filhotes do mesmo ciclo reprodutivo, para explorar os arredores em busca de outras áreas.

Os flamingos costumam viver em áreas relativamente pouco interessantes para outros animais, pois se alimentam em lagos e lagoas com água extremamente salgada. Por isso, sua maior preocupação ao fazer o ninho é evitar que ele seja arrastado caso haja uma elevação no nível da água. Período de incubação: 28 dias de incubação.

Alimentação

A alimentação dos flamingos apresenta muitas curiosidades. A primeira é o modo como ela acontece: eles mergulham a cabeça na água, usam seu bico para explorar o fundo arenoso dos lagos e lagoas onde vivem e filtram a água, fazendo com que insetos, algas, moluscos, e pequenos crustáceos fiquem retidos em um tipo de pente localizado na ponta do bico.

Por que os flamingos são cor-de-rosa
Alguns dos alimentos dos flamingos são ricos em carotenos (pigmentos orgânicos) que, devido a efeito químico gera a cor rosa.

Em outras palavras, usam o seu bico e a língua para segurar o alimento desejado, funcionando como uma bomba e um filtro ao mesmo tempo, para puxar e selecionar o alimento desejado. A alimentação dos flamingos também tem a ver com a sua cor rosa, mas vamos falar sobre isso a seguir. 

Por que os flamingos são cor-de-rosa?

A principal causa para a cor do pássaro rosa é a sua alimentação. Os flamingos se alimentam de um minúsculo crustáceo chamado Artemia Salina, que é o principal responsável pela cor do pássaro rosa. 

Vale ressaltar que quando nasce, o flamingo ainda não é um pássaro rosa. Nos primeiros meses sua plumagem inicial é cinza e branca, só após os 3 anos de idade que atinge a maturidade de sua plumagem, apresentando sua tonalidade rosa tão conhecida. 

Voltando ao crustáceo Artemia Salina, esses pequeninos animais, que também são de cor rosa, são ingeridos aos montes pelos flamingos. Sendo assim, os pigmentos de cor são metabolizados pelas aves de uma maneira que passam a fazer parte das células de gordura e, depois, das células que formam a pele.

Segundo especialistas, existem outros motivos para o pássaro rosa ter essa cor. Então, além da alimentação, acredita-se que os machos extraem uma espécie de óleo da chamada glândula uropigial, localizada próxima à cauda dos animais.

Essa substância, da cor rosa bem forte, é espalhada sobre as penas, como uma espécie de maquiagem, nas épocas próximas ao acasalamento. A ideia é ficar mais atraente para as fêmeas e conquistar um par para procriar. Muito interessante, não é mesmo?

Porque os flamingos estão em extinção?

flamingos

A principal ameaça aos flamingos é, como você já pode imaginar, o ser humano. A alteração do habitat natural do pássaro rosa, seja pela construção de casas ou empresas, tende a mudar as características específicas das águas das lagoas onde esses animais vivem e se alimentam. O desvio dessas fontes de água para outros fins também é um grande risco para o lindo pássaro rosa e sua sobrevivência.

Os flamingos têm poucos predadores naturais, isso porque essas aves vivem em áreas inóspitas com água salobra ou alcalina e pouca vegetação. Esse tipo de habitat favorece e permite que não sejam alvo de outros animais. Porém, a interferência humana é a responsável pela espécie estar ameaçada de extinção.

10 curiosidades sobre flamingo

  1. São aves monogâmicas, ou seja, ficam com o mesmo parceiro por toda a vida.
  2. Nascem com o bico reto e pequeno.
  3. Não possuem dentes.
  4. Em relação a expectativa de vida, podem viver mais de 80 anos.
  5. Às vezes, a gema dos ovos de flamingo são rosa, mas no geral, são brancas por fora e amarela por dentro. 
  6. Possuem tornozelos no lugar de joelhos.
  7. Os flamingos não possuem glândulas mamárias, mas produzem leite.
  8. Dormem em pé.
  9. Dançam para acasalar.
  10. Vivem em grandes grupos, já foram registrados bandos de até 1 milhão.

Gostou do conteúdo? Deu para notar como os flamingos são uma espécie rara e muito bela. Aqui, no Blog da Cobasi, tem diversos materiais exclusivos sobre a criação, cuidados e espécies de aves. Como também – no site, aplicativo ou lojas físicas – você encontra tudo o que é essencial para o seu passarinho, como: rações, gaiolas, produtos para higiene, brinquedos e muito mais. Até a próxima!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário