Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba se o peixe é vertebrado ou invertebrado

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
peixe é vertebrado ou invertebrado
Será possível que os peixes são vertebrados?

Você que é um pai ou mãe de peixinho ou simplesmente é apaixonado por este universo certamente já teve dúvida se o peixe é vertebrado ou invertebrado.

Os animais que vivem em alto mar são cobertos de mistérios e encantos, assim como o seu próprio habitat. Por isso, é natural que você tenha tantas dúvidas e curiosidades com relação aos peixes.

Pensando nisso, a Cobasi elaborou um conteúdo especial para você tirar todas (ou quase todas) as suas dúvidas sobre esse animal tão cativante e tão pouco conhecido em detalhes.

Afinal, peixe é vertebrado ou invertebrado?

O ser humano deve todo o respeito aos peixes. Sabe por quê? Você que se pergunta se o peixe é vertebrado ou invertebrado, fique sabendo de uma coisa: não apenas os peixes são vertebrados como são os primeiros vertebrados a habitar o planeta Terra.

Estudos indicam que essas características físicas começaram a surgir nos peixes há pouco mais de 500 milhões de anos, acredita?

Assim, os peixes têm a sua origem no chamado Período Cambriano. Seguindo essa linha de raciocínio, na evolução das espécies os peixes são os primeiros ancestrais dos animais que possuem coluna vertebral.

Isso significa que, de alguma forma, o peixe é um ancestral do ser humano. Já imaginou? Ou seja, se levarmos ao pé da letra, entendemos que toda forma de vida se dá na água.

Como um vertebrado pode viver na água?

O fato de ter seu habitat natural na água coloca em dúvida se o peixe é invertebrado ou vertebrado.

Para que isso seja possível, o peixe conta com uma característica exclusiva, que é o seu fluxo sanguíneo ser oposto ao do sentido da água que entra pelas brânquias.

Esse processo recebe o nome de “troca por contracorrente” e permite que haja um aproveitamento otimizado de todo o oxigênio existente na água.

Isso porque, caso a água e o sangue se movimentassem na mesma direção, o sangue acabaria sofrendo com uma baixa concentração de oxigênio.

Dessa maneira, quando se pergunta se o peixe é um animal vertebrado ou invertebrado, é justamente essa característica fisiológica que torna possível o peixe ser vertebrado e viver na água.

peixe é vertebrado ou invertebrado
Se surpreendeu com a resposta? Sim, são vertebrados!

Outras características básicas

Agora que você já matou a sua curiosidade se o peixe é vertebrado ou invertebrado, conheça melhor esse animal aquático.

Os peixes possuem características básicas que compõem o seu corpo. Confira algumas a seguir!

  • Os membros, na fase adulta, se tornam barbatanas e/ou nadadeiras (que não existem certos grupos).
  • Essas barbatanas se sustentam por intermédio de raios ósseos ou cartilaginosos.
  • Na maioria das vezes, o corpo dos peixes é coberto por escamas.

Assim, uma simples dúvida sobre se peixe é vertebrado ou invertebrado acaba levantando muitas outras curiosidades, não é?

Por isso, se você é um aquarista tradicional e ama os peixinhos e os peixões, é sempre bom se informar melhor sobre esse rico universo.

Aliás, está com tudo em dia para o bem-estar e saúde do seu peixinho?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário