Periquito-verde: conheça a ave símbolo da fauna brasileira

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
periquito verde da árvore
O periquito-verde é o que melhor representa a fauna brasileira

Você sabia que o periquito-verde é a ave que melhor representa o Brasil? Quer saber o motivo? Então, venha conosco e aprenda tudo sobre essa ave tão especial, inclusive o que é necessário para criá-la em casa.

Periquito-verde: a ave mais brasileira

O que torna o periquito-verde a ave mais brasileira de todas não é a sua cor, ainda que se assemelham às encontradas em nossa bandeira. Mas é o fato dela ser originária da região da Mata Atlântica, além de ser a ave mais fácil de encontrar para criação em cativeiro.

Por que adotar dar um periquito-rico

Periquito-rico é o nome popular do Brotogeris tirica. Assim como gatos e cães, a ave é uma das preferidas dos criadores na hora da adoção. Isso acontece por alguns fatores como, por exemplo, ter um comportamento similar ao papagaio, ser pequena, amigável e um animal de estimação fácil de cuidar.

Saiba tudo sobre o periquito-verde

Gostou do periquito-verde e está considerando torná-lo parte de sua família? Então, conheça tudo o que é necessário para uma posse responsável da ave e garantir que ela cresça feliz e saudável. Acompanhe!

Principais características do periquito-rico

Para quem está pensando em ser tutor de periquito-rico, há algumas características desta ave que a tornam de fácil identificação. Por exemplo, ela mede, aproximadamente, 20 cm de altura e pesa cerca de 70 gramas.

A semelhança com o papagaio se dá em virtude do bico alto e curvado, próprio das aves que se alimentam de frutas. Já a coloração dela é verde, com detalhes amarelos na lateral da cabeça, abdômen e no peito.

Outro fator que ajuda a identificar o periquito-verde é o comportamento da espécie. Por causa do instinto de proteção, elas têm o hábito de viajarem sempre em bando, emitindo cantos estridentes.

Na hora de fazer a escolha do seu pet, lembre-se: os machos são mais vocais do que periquito-verde fêmeas  e isso faz toda a diferença.

Como se alimenta o periquito verde?

Para quem deseja criar periquito-verde em cativeiro, o cuidado com a alimentação é essencial para o bom desenvolvimento da ave. Além da ração exclusiva para aves, é possível oferecer misturas com semente de girassol e pequenos pedaços de goiaba, mamão e manga. Elas adoram!

Além da ração de qualidade, é recomendado que o tutor mantenha sempre uma vasilha com água fresca na gaiola. Pois ela é uma espécie que necessita de hidratação constante para se manter saudável.

Atenção com a gaiola do periquito

casal de periquito-rico
A escolha a gaiola é muito importante, pois a ave vive em casal

A escolha da gaiola do periquito-verde precisa ser assertiva para oferecer o máximo de conforto para a ave, sem que ela se sinta isolada. O espaço deve permitir que a ave possa se deslocar e ficar no poleiro com conforto e segurança.

Outro ponto importante a ser levado em conta no momento de aquisição da gaiola é a base, que precisa contar duas superfícies e divisória. Dessa maneira, ela poderá andar pelo ambiente sem ter contato com as próprias fezes.

Atenção: de acordo com médicos-veterinários, o recomendado é fazer a higienização diária da gaiola com a remoção de fezes e restos de ração e alimentos.

Preparação do banho para a ave

Apesar de ser um animal de estimação que não necessita de cuidados constantes com higienização, uma boa ideia é oferecer um espaço para que ela possa tomar banho. Deixe uma vasilha com água, para que ela possa se refrescar sempre que quiser. Faça a limpeza diária do pote para evitar doenças e infecções.

Não deixe o periquito-rico sozinho

Como são animais que, em seu habitat natural, viajam sempre em grandes grupos, ficar sozinho faz muito mal para o periquito-rico. Se possível adote um periquito verde fêmea para que eles possam formar um casal belo e feliz. 

Cuidados com a saúde do periquito-verde

Se garantidos todos os cuidados com alimentação,  higiene e habitat, o periquito-verde pode viver entre 15 e 20 anos. Por isso, é super importante se atentar a qualquer sinal de que ela possa estar com problemas de saúde. Os principais sintomas.

  • sono excessivo;
  • queda das penas;
  • dificuldades para respirar;
  • pés, bicos ou unhas com descamação.

Ao perceber qualquer um desses sinais em seu animal de estimação, visite com urgência um médico-veterinário especializado em aves. Só esse profissional poderá oferecer o suporte necessário para a pronta recuperação do animal.

Gostou de conhecer mais sobre o periquito-verde, a ave que melhor simboliza as belezas da fauna brasileira? Será que você teria um espacinho para ela na sua casa?

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Luiz Carlos da silva disse:

    Eu gostaria de adotar um periquito pois acho muito bonito.

  2. Renato Pires disse:

    Amo muito esses bichinhos, até o pardal ??

  3. Milene disse:

    Na loja Cobasi que tem em Fortaleza vende eles?

    • Cobasi disse:

      Olá, Milene! tudo bem?

      Visite a Cobasi mais próxima a você e confira os pets disponíveis. Aproveite também a variedade e diversidade de produtos e preços imperdíveis. ?

  4. Renata Cantele Cuencas disse:

    Recolhemos um periquito-verde, ainda bem filhote, que aparentemente havia caído do ninho. Sobreviveu e está conosco há 9 anos. Mas não sabemos se macho ou fêmea. Há alguma característica específica para que possamos identificá-la?

    • Cobasi disse:

      Olá, Renata. Tudo bem?
      Os sexos são semelhantes, porém o macho costuma ser mais robusto, principalmente no bico, e com a cabeça mais quadrada. Busque por Casal de periquito-rico para melhor comparação.

  5. Leandro de Lima disse:

    Gostei muito das informações.
    Tenho um casal de Periquito Rico

Deixe o seu comentário