Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça a banana roxa e aprenda a cultivar a planta em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
banana roxa e banana nanica

Você já ouviu falar da banana roxa? Esta fruta deliciosa é uma das espécies de banana menos cultivadas no país, por isso pode ser desconhecida para muitos. Diferente de outras espécies, seu cacho possui a cor roxa, meio avermelhada. Por isso, também é conhecida como banana vermelha.

O Brasil é o segundo maior produtor de bananas no mundo. Além de banana prata, banana nanica e banana maçã, o país também produz variedades menos conhecidas.

Hoje, a Cobasi apresenta a banana roxa! Saiba mais sobre a espécie e como cultivar a planta dentro ou fora de casa.

Benefícios da banana roxa

Por dentro a banana roxa tem a coloração semelhante das outras bananas

Também chamada de banana vermelha, banana de São Tomé, banana curta e banana-do-paraíso, esta fruta possui inúmeros benefícios para a saúde.

Para quem pratica esportes, ela é ideal, porque possui minerais e vitaminas, além de dar resistência aos músculos e aumentar a saciedade. A banana roxa também tem potássio, vitamina C, fibras e ferro.

Esta fruta cai bem em receitas saudáveis, já que traz mais nutrientes para o corpo. Mas, também fica ótima quando cozida, frita ou assada. Apesar da sua cor avermelhada, sua polpa é amarelada e macia, o que torna seu sabor muito mais adocicado do que a banana comum. 

Como plantar banana roxa?

cachor de banana roxa

Ao plantar a banana da casca roxa, o mais comum é receber uma muda ou a planta pequena. Esta bananeira pode alcançar até três metros de altura.

Evite plantar a mudas de banana roxa em áreas com muito vento, porque correntes de ar podem afetar o crescimento e desenvolvimento das folhas e frutas. Em relação ao cultivo, a banana de São Tomé sobrevive em temperaturas até cerca de 35ºC. Por isso, é possível posicioná-la em locais com incidência solar direta, ou à meia sombra, garantindo que, durante pelo menos um período do dia, suas folhas e frutos recebam sol direto.

O solo deve estar sempre fértil e drenável, com matéria orgânica e adubos. Portanto, faça a fertilização a cada um mês. Desta forma, você garante que a bananeira roxa cresça com nutrientes e minerais indispensáveis.

As regas devem ser ainda mais frequentes. O solo deve ser mantido úmido, mas não encharcado.

Com os cuidados certos, a colheita acontecerá aos 90 a 110 dias, após o aparecimento das primeiras flores.

Cuidados na plantação de banana

Agora que você já saber que existe banana roxa, vamos conhecer quais cuidados devem ser tomados com a plantação?

  • Evite solos secos e com drenagem inadequada, de modo preservar a qualidade do fruto;
  • Durante a poda, retire as folhas velhas, quebradas ou mortas;
  • Caso a planta seja acometida por pragas, use inseticidas recomendados por um profissional de jardinagem. Não use estes produtos por conta própria;
  • Cuidado com a proliferação de aranhas. Esses animais adoram bananeiras.

Pode plantar banana roxa em vaso?

Sim, você pode plantar banana roxa em vasos! Como a herbácea alcança os três metros de altura, pode ser necessário trocá-la de vaso, ou plantar diretamente na terra do quintal.

Se quiser ter a planta dentro de casa, lembre-se de comprar uma terra rica em nutrientes, com pH entre 5 e 6.5. Como a bananeira não tolera períodos de frio intenso, nem ventos fortes, deixá-la em vasos dentro de casa é uma ótima sugestão para preservar suas características.

E você, já conhecia essa variedade da fruta?

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Amaro disse:

    Moro no município de corte PE e aqui tem essa banana e é muito boa. Gosto de plantar, não sabia q era tão útil á saúde.

  2. Sueli disse:

    Olá, quero agradecer pela matéria. Eu não conhecia essa espécie de banana. Achei incrível.
    Quero plantar na chácara.
    Gratidão!

  3. Antonio maciel disse:

    Eu imagino que não se vê muito desta banana pq o cacho dela tem poucas bananas em relação às outras; tem o gosto muito forte e demora muito mais da floração à colheita

Deixe o seu comentário