Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Planta-fantasma: como cultivar e cuidar em casa

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
planta-fantasma

A planta-fantasma, com uma aparência peculiar e até a sua aura enigmática, é uma espécie que vem despertando o interesse de entusiastas em jardinagem. A boa notícia para os interessados é que se trata de uma suculenta fácil de cuidar.

Neste artigo, saiba tudo sobre a suculenta fantasma: origem, curiosidades, cuidados necessários para seu cultivo e muito mais. Confira!

Conheça tudo sobre a planta-fantasma

Que a natureza tem uma ampla variedade de plantas fascinantes, que apresentam uma diversidade de formas, cores e adaptações, isso não é novidade! Dentre essas belezas, aparece a planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense). 

Originária do México, é uma herbácea, pertence à família Crassulaceae. O seu nome, que na verdade é um apelido – surgiu graças ao pó fosco translúcido acinzentado que recobre as folhas da espécie e promove uma estética um tanto fantasmagórica. 

Apesar da aparência empoeirada, é justamente esse revestimento natural que promove o bem-estar da suculenta, ou seja, não deve ser retirado.

Principais características da planta-fantasma

A planta-fantasma tem características que a destacam de outras plantas. Com média de 10 a 30 centímetros de altura, a espécie é composta por uma única flor em forma de sino na extremidade de seu caule.

A cor da flor pode variar conforme a iluminação. Por exemplo, quando são cultivadas em ambiente com sol, tornam-se rosadas ou arroxeadas. Já em meia-sombra, podem ficar esverdeadas ou azuladas. 

Assim como a maioria das suculentas, as suas folhas são espessas e possuem a capacidade de armazenar muita água em seu interior. 

Essa é umas das suas principais características para se adaptar muito bem a qualquer tipo de clima. Porém, a espécie demanda uma certa cautela em regiões frias e chuvosas. 

Uma curiosidade sobre a planta-fantasma é a sua falta de clorofila – pigmento responsável pela fotossíntese em plantas verdes.

Ao contrário da maioria das plantas, a suculenta planta-fantasma não é capaz de produzir sua própria energia, por meio do processo da fotossíntese.

planta-fantasma Graptopetalum paraguayense
Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense)

Na verdade, a espécie é uma microtrófica. Ou seja, obtém seus nutrientes por meio da associação simbiótica com fungos do solo.

A estética da suculenta fantasma agrega e muito na jardinagem, seja em vasos, varandas, quintais, jardins e até janelas – para quem vive em apartamentos. Mas, para isso, alguns cuidados no seu cultivo são necessários. 

Planta-fantasma: aprenda como plantar em casa

A planta-fantasma é uma espécie pendente, bastante recomendada para ser cultivada em áreas externas e jardins suspensos. Para montar um jardim ornamental e até com vários exemplares da planta, preparamos um passo a passo para plantar em casa.

  1. Escolha um vaso, pode ser de plástico, barro, cerâmica ou cimento.
  2. Adicione uma camada de argila expandida ou pedra brita e um pedaço de manta bidim, para garantir uma boa drenagem.
  3. A seguir, utilize substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.
  4. Posteriormente, coloque a muda da planta-fantasma e cubra com o substrato até esconder o torrão. 
  5. Dica importante: dê leves apertadinhas no substrato para que a planta fique bem firme. Isso porque as hastes da planta são frágeis e sensíveis.
  6. Agora vamos regar, sem encharcar o solo.

Como cuidar da planta-fantasma?

Agora, vamos aos cuidados com a planta-fantasma demanda. Abaixo, estão algumas dicas essenciais para cuidar da suculenta.

Qual o melhor solo para a planta-fantasma?

A Graptopetalum paraguayense prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Além disso, mantenha o solo levemente úmido, mas cuidado com excesso de água, para evitar o apodrecimento das raízes.

Pode deixar suculenta fantasma no sol?

A planta-fantasma gosta de sol pleno diretamente ao menos quatro horas por dia. Em ambientes internos, a espécie requer incidência solar indireta para ajudar no seu desenvolvimento. Se você mora em apartamento, coloque-a num local onde receba luz filtrada ou sombra parcial.

Como regar a planta-fantasma?

Como é uma suculenta, a espécie não requer uma cronograma de rega rígido. Portanto, fazer a rega uma vez por semana (na primavera ou verão) e a cada 15 dias (no outono e inverno), já é o suficiente.

A espécie não tolera água em excesso. Então, o mais indicado é regá-la apenas quando o substrato estiver seco.

Como fazer a poda da planta-fantasma?

suculenta fantasma

A suculenta não demanda das podas para garantir um crescimento saudável. Entretanto, é um cuidado que pode ser realizado para deixar a suculenta com um formato mais compacto.

Uma dica de paisagismo é que quando cultivada em vasos suspensos e não podada, a planta pode apresentar caules pendentes, promovendo um formato ornamental.

Qual fertilizante usar na suculenta fantasma?

O cronograma de adubação pode ser a cada três meses com fertilizantes orgânicos. Boas sugestões são usar húmus de minhoca ou bokashi, por exemplo. 

Como fazer a muda da planta-fantasma?

É possível criar as mudas da planta a partir das folhas que caem. Em contato com a própria terra, essas folhas enraízam e brotam em poucos dias.

Pronto, agora você sabe tudo sobre a planta-fantasma, uma verdadeira maravilha da natureza, com sua beleza misteriosa. 

Está faltando algum produto para te ajudar no cultivo da sua planta, no setor de jardinagem da Cobasi você encontra: vasos, adubos, fertilizantes, regadores, acessórios e muito mais. Aproveite nossas promoções e agende agora mesmo a sua entrega com a Compra Programada.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário