Entenda por que cachorro gosta de ficar no sol

Compartilhar:


por que cachorro gosta de ficar no sol

Todos os donos de pet já viram, pelo menos uma vez, o seu cachorro deitado em um canto da casa em que bate sol, não é? E essa, inclusive, é uma atividade muito relaxante e saudável para eles. Além disso, os cães, assim como nós, também precisam de vitamina D no organismo. Vamos explicar aqui por que cachorro gosta de ficar no sol e os inúmeros benefícios que isso traz para o cãozinho.

O sol melhora o humor do pet

Cachorros são capazes de sentir tristeza, medo, solidão, entre uma série de outras emoções que também sentimos. E é justamente por isso que é tão importante estar sempre atento à saúde mental do seu pet. Mas, para a surpresa de muitos, o sol é um excelente aliado para aliviar a depressão, além de melhorar o ânimo do pet!

Aqueles momentos em que o cão fica deitado enquanto o sol bate nele contribuem demais para o bem-estar e relaxamento! É justamente esse tempinho no sol que promove a liberação de serotonina, que é como um antidepressivo natural, deixando o seu pet muito mais alegre, gerando uma sensação notável de felicidade e evitando (ou amenizando) quadros de depressão e ansiedade.

Além disso, outra incrível vantagem que explica por que cachorro gosta de ficar no sol tem a ver com a liberação da melatonina! Esse hormônio ajuda a regular o sono – fator, este, extremamente importante para contribuir com a saúde e qualidade de vida do seu pet! 

Absorção de vitamina D

Os animais também precisam da absorção de vitamina D, e isso inclui os cachorros! Essa vitamina é a responsável por controlar o fósforo e o cálcio do organismo, sendo essencial para o desenvolvimento dos ossos, evitando problemas como osteoporose. Além disso, se o seu cachorro já tiver quebrado alguma patinha, o sol será muito desejado por ele.

Inclusive, o sol também é absurdamente benéfico para os cãezinhos que sofrem de dores musculares! Afinal, em dias mais frios essas dores pioram muito, sendo que a baixa temperatura faz com que os músculos fiquem mais contraídos e sobrecarreguem as articulações. Por isso, os raios solares oferecem aquele calor agradável e que é capaz de aliviar os sintomas do seu pet.

Existem riscos para o cachorro que gosta de ficar no sol?

por que cachorro gosta de ficar no sol

Sim. Como qualquer coisa no mundo, tudo em exagero pode acabar sendo prejudicial. O sol de alguns horários, por exemplo das 10h às 15h, é capaz de aumentar o risco de câncer de pele e de queimaduras. E é importante ressaltar que pode acabar sendo muito perigoso para os cachorros albinos, além de oferecer riscos para os de pelagem branca, já que os raios de sol podem, também, deixar a pele deles cheia de feridas e machucados.

Porém, obviamente, os pets não têm consciência de qual é o melhor horário para tomar os banhos de sol. Por isso, você pode optar por passear com ele pela manhã, quando o sol não é tão agressivo e, ainda assim, ele irá aproveitar bastante e se divertir muito. 

Outra solução é regular o tempo que o seu cãozinho passa tomando sol. Banhos muito longos trazem mais riscos à saúde do pet, principalmente durante o verão. Além disso, existem protetores solares para o seu cãozinho, para que ele seja capaz de curtir esses momentos relaxantes no sol da maneira mais segura possível!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário