Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quando dar vitamina para cachorro e gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
vitamina para cachorro

Assim como para nós humanos, a vitamina para cachorro e gato tem o objetivo de contribuir como complemento ou suplemento alimentar. Isso quer dizer que seu objetivo é aumentar a ingestão de  nutrientes que são necessários para manter o corpo do animal saudável.

Essas cápsulas, óleos e comprimidos auxiliam na prevenção contra doenças graças a alta imunidade oferecida. No entanto, como saber qual é o momento necessário de incluirmos as vitaminas na alimentação do nosso pet? Vamos descobrir!

Vitamina para cães e gatos: quando é o momento de suplementar a alimentação?

Embora a maioria das rações de qualidade para cães e gatos possuem na sua composição inúmeras vitaminas. No entanto, em alguns momentos a ingestão desses nutrientes tem maior necessidade, principalmente se o animal apresenta alguma dificuldade de absorvê-los. 

Elas funcionam como um “algo a mais” quando o corpo do cachorro ou gato precisa de maiores substâncias para garantir o bom funcionamento do organismo. Para saber quando isso é necessário, é indispensável a visita ao veterinário. Afinal, essa pergunta só pode ser respondida com exames que comprovem a falta de uma determinada vitamina no organismo do seu pet. 

O ideal é dar vitaminas para o animal apenas se houver necessidade, e isso somente o médico-veterinário poderá dizer por meio da consulta e exames. É muito comum, por exemplo, que alguns tutores confundam o papel das vitaminas com os dos suplementos alimentares. As vitaminas são substâncias essenciais para o organismo, e o suplemento é um complemento à alimentação, que pode ou não conter vitaminas. 

Principais tipos de vitaminas para cachorro e gatos

Existem inúmeras vitaminas voltadas para cães e gatos, cada uma delas com ações específicas e com o objetivo de contribuir diretamente com o nutriente pendente no organismo dos animais. Entre elas, por exemplo, temos:

  • Vitamina A: essa é um composto indispensável para quando há carência no sistema imunológico dos animais. Ela ainda contribui com a redução de estresse em cães e ajuda a prevenir câncer, infecções e alergias. A vitamina A ainda ajuda na formação dos glóbulos vermelhos e pode ser encontradas em alimentos como: leite, frutas, espinafre, carne e entre outros;
  • Vitamina C: para os pets, a vitamina C colaboram com a constituição de tecidos conjuntivos, ossos e dentes. Embora sejam produzidas naturalmente no organismo, por vezes, é comum que elas sejam expelidas em grandes quantidades, o que causa a necessidade de sua reposição;
  • Vitamina D (cálcio): essa acaba sendo a mais conhecida, já que contribui diretamente com a formação óssea dos animais. Ela é importante no desenvolvimento dos músculos dos animais e ainda no sistema nervoso, colaborando com a transmissão de impulsos. 

As vitaminas são compostos orgânicos que ajudam o corpo a sustentar a vida. Normalmente são encontradas nos alimentos que ingerimos em nosso cotidiano, e em muitas situações a suplementação não é indicada. Nesses casos, o corpo humano (ou o de nossos pets) já recebe as vitaminas suficientes para manter tudo em ordem.

Para saber se o seu amigo de quatro patas precisa dessa suplementação canina, é preciso consultar um veterinário. O especialista irá pedir os exames necessários para avaliar quais dessas 10 vitaminas para cachorro podem ser necessárias para seu animal de estimação. Boa parte dessas vitaminas é compartilhada com os humanos.

Normalmente, são essas: vitamina A, vitamina B, riboflavina, vitamina B6, vitamina B12, vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina K e colina. Essas 10 vitaminas para cachorro são essenciais para que eles possam manter suas atividades diárias, além de evitar que fiquem doentes com maior gravidade.

Conte sempre com um veterinário de sua confiança

É importante considerar que o uso indiscriminado dessas substâncias sem consentimento do médico-veterinário do animal, pode acarretar consequências futuras, como é o caso de hipervitaminose, que pode levar à intoxicação. Por isso, nada de incluir as vitamina para cachorro na dieta dos animais sem nenhuma indicação médica. Caso contrário, o que era para ser vital para o seu pet, pode contribuir com a piora do seu estado clínico, levando a sérios riscos.

Para que serve cada uma das vitaminas para pets?

A vitamina A, que pode ser encontrada também na cenoura, é responsável pelo crescimento, desenvolvimento fetal, função imunológica e função celular, além de ser recomendada para os cuidados com os olhos dos cães.

As vitaminas do complexo B desempenham um papel essencial na saúde do cãozinho, pois ajudam a facilitar a função enzimática, a geração de glicose, função dos glóbulos vermelhos e do sistema nervoso, regulação hormonal, resposta imunológica, síntese de niacina e ativação de genes.

Já a vitamina C é um antioxidante importante que elimina os radicais livres potencialmente prejudiciais no corpo. Também pode ajudar a reduzir a inflamação e o envelhecimento cognitivo.

A vitamina D, ou ‘vitamina do sol’, permite que o corpo do seu cão equilibre minerais como fósforo e cálcio para um crescimento ósseo saudável. Por sua vez, a vitamina E é uma das defesas do bichinho contra o dano oxidativo.

Já a vitamina K é uma vitamina solúvel em gordura que ativa a capacidade de coagulação do sangue do seu amiguinho de quatro patas. Por fim, a colina oferece suporte a funções saudáveis do cérebro e do fígado e, ocasionalmente, é usado como parte de um plano de tratamento para animais de estimação com epilepsia.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

16 Comentários

  1. Elisa disse:

    Quero saber se esse cloro não faz mal para os animais, pois meu cachorrinho e o gato costumam beber água na piscina.

  2. Eliane disse:

    Na verdade é uma dúvida e quem da comida natural,como variar pra ter um equilíbrio de vitaminas e ter certeza q esta dando todas as vitaminas,nutrientes necessários ao pet?

  3. Paula disse:

    Os dentes dos meus cachorros tão mole e caindo posso da a vitamina C resolveria? Eles tá idoso

  4. Verônica Halcsik Paes disse:

    Minhas filhotas estão com sete meses…só comem ração de ADULTOS…Vitagolld seria boa indicação para elas…e qual a DOSAGEM?

  5. Antônio disse:

    O meu cachorro está sem apetite

  6. Suely Regina de Oliveira disse:

    Muito obrigada pelas informações foram muito úteis gostei muito parabéns vocês colaboradores 👏👍

  7. Zilca Schneider de sousa disse:

    Meu cachorro teve um problema no pâncreas no fígado estômago o veterinário mandou da a ração Light ele tava comendo bem a ração porém tem dias que ele vomita a ração quando tava dando o remédio ele não vomitava o remédio e Hepvet a ração e da premier o 1ual e a sua orientação Obrigado.

  8. Marilucia Martins disse:

    Tenho 2 gatinhas..são lindas e dóceis ..mas não deixo dentro de casa 🏠..só na área..

  9. Francisco disse:

    Tenho um cachorro de porte medio , surgiu um problema nas pastas entre os dedos , incha , ferimentos nas unhas entre os dedos já fiz tratamento com vários veterinário , mas nenhuma resolve o problema, nenhum fez enxame, só dão antibiotico.

  10. Aldenice Ferreira de Souza disse:

    meu cachorro de mais ou menos 25 kgs esta com dificuldade de andar; sente muita dor quando o pego no colo; a região abominal e barriga parecem inxadas ; que remédio posso dar a ele para amenizar essa situação até amanhã quando o levarei ao vet?!

    • Cobasi disse:

      Oi, Aldenice. Como vai? Recomendamos que leve-o para uma consulta com o médico-veterinário para que seja feito um diagnóstico e a indicação do medicamento adequado.

  11. Francisco disse:

    Olá tudo bem ? Quanto tem em média recomendam a administração da vitaminas em gatos ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Francisco! como vai?

      O ideal é dar vitaminas para o animal apenas se houver necessidade, e isso somente o médico-veterinário poderá dizer por meio da consulta e exames. ok?

Deixe o seu comentário