
Assim como para nós humanos, a vitamina para cachorro e gato tem o objetivo de contribuir como complemento alimentar com o objetivo de aumentar a ingestão de nutrientes que são necessários para manter o corpo do animal saudável. Elas previnem contra doenças graças a alta imunidade oferecida. No entanto, como saber qual é o momento necessário de incluirmos as vitaminas na alimentação do nosso pet? Vamos lá!
Embora a maioria das rações de qualidade para cães e gatos contem na sua composição inúmeras vitaminas, em alguns momentos a ingestão desses nutrientes tem maior necessidade, principalmente se o animal apresenta alguma dificuldade de absorvê-los.
Elas funcionam como um “algo a mais” quando o corpo do cachorro ou gato precisa de maiores substâncias para garantir o bom funcionamento do organismo. Para saber quando isso é necessário, é indispensável a visita ao veterinário. Afinal, essa pergunta só pode ser respondida com exames que comprovem a falta de uma determinada vitamina no organismo do seu pet.
O ideal é dar vitaminas para o animal apenas se houver necessidade, e isso somente o médico veterinário poderá dizer por meio da consulta. É muito comum, por exemplo, que alguns tutores confundam o papel das vitaminas com os dos suplementos alimentares. As vitaminas são substâncias essenciais para o organismo, e o suplemento é um complemento à alimentação, que pode ou não conter vitaminas.
Existem inúmeras vitaminas voltadas para cães e gatos, cada uma delas com ações específicas e com o objetivo de contribuir diretamente com o nutriente pendente no organismo dos animais. Entre elas, por exemplo, temos:
É importante considerar que o uso indiscriminado dessas substâncias sem consentimento do Médico Veterinário do animal, pode acarretar consequências futuras, como é o caso de hipervitaminose, que pode levar à intoxicação. Por isso, nada de incluir as vitamina para cachorro na dieta dos animais sem nenhuma indicação médica. Caso contrário, o que era para ser vital para o seu pet, pode contribuir com a piora do seu estado clínico, levando a sérios riscos.
Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:
Na verdade é uma dúvida e quem da comida natural,como variar pra ter um equilíbrio de vitaminas e ter certeza q esta dando todas as vitaminas,nutrientes necessários ao pet?
Oi Eliane, como vai? Temos um assunto justamente disso em nosso blog.
Os dentes dos meus cachorros tão mole e caindo posso da a vitamina C resolveria? Eles tá idoso
Oi, Paula! Como vai? Recomendamos que faça uma visita ao seu médico-veterinário de confiança para avaliar a saúde bucal dos seus cachorros. Existem diversos tratamentos para manter o pet sempre saudável e feliz! Separamos este post com mais informações sobre higiene oral do pet.