Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ração ou comida natural para cães: qual a melhor opção?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Ração ou comida natural para cães: qual a melhor opção?

Escolher entre oferecer ração ou comida natural para cães realmente é uma decisão importante. Cada uma dessas opções tem suas vantagens e desvantagens, e não podemos dizer que um caminho é certo e, o outro, errado. Existe o que funciona melhor para o tutor e seu pet, desde que consideradas as necessidades da idade, do porte e da fase de vida do peludo.

Neste artigo vamos falar mais sobre os prós e contras de oferecer ração ou alimentação natural para cães. Fique com a gente até o final da leitura para saber o que você não pode deixar de lado ao escolher como cuidar das refeições do seu pet.

Ração ou comida natural para cães: entendendo o que é uma ração natural

Ração ou comida natural para cães: entendendo o que é uma ração natural

Segundo Mayara Andrade, médica-veterinária da BRF, a busca por um estilo de vida mais equilibrado e saudável por parte dos tutores vem fazendo com que as mesmas mudanças sejam procuradas para os pets também. Da mesma forma, alimentos super premium passaram a incluir a categoria super premium natural.

“As principais características de um alimento super premium natural são baseadas no alimento super premium tradicional associado a um foco na qualidade e origem dos ingredientes que, nesse caso, é muito relevante. Portanto, não há adição de conservantes artificiais, os conhecidos BHA e BHT, corantes, aromas e ingredientes transgênicos”, afirma Mayara.

Além disso, também são adicionados ingredientes funcionais na composição, que ajudam a preservar e fortalecer a saúde dos pets. Nesse sentido, podemos citar vegetais, frutas e cereais integrais, além de carnes selecionadas.

A conservação desse tipo de alimento ocorre por meio de antioxidantes naturais, como vitamina E, extrato de alecrim e extrato de chá verde no lugar das substâncias artificiais. 

E a alimentação natural, o que é?

E a alimentação natural, o que é?

A alimentação natural, por sua vez, é caracterizada pela oferta de alimentos frescos ou congelados, crus ou cozidos, que não tenham sido aditivados com ingredientes artificiais, nem processados a ponto de comprometer seus nutrientes.

Qual a principal diferença entre a ração e a alimentação natural?

Qual a principal diferença entre a ração e a alimentação natural?

Quando pensamos em alimentação natural para os cães, é comum imaginar que a ração pode ser menos saudável ou incompleta em termos de nutrientes necessários para o pet. Definitivamente, isso não é necessariamente verdade.

Os diversos tipos de ração oferecem níveis diferentes de nutrição. As rações standard ou econômicas contam com o mínimo de proteínas para alimentar o pet, por exemplo. Em contrapartida, a super premium natural vai além da função de saciar a fome, propriamente dita, e fornece vitaminas, minerais e muito mais.

A categoria super premium natural pode ser considerada um alimento natural com oferta mais prática, por já estar pronto. Alimentos como a Ração Guabi Natural por exemplo, têm tudo o que o pet precisa para se desenvolver bem, com a vantagem de tornar o dia a dia do tutor mais prático.

Quais as vantagens e desvantagens da alimentação natural ou ração?

Quais as vantagens e desvantagens da alimentação natural ou ração?

Como resultado, existem aspectos positivos e negativos nos dois tipos de alimentação para cães. Por exemplo, para ajudar você a escolher o que combina mais com seu pet e sua rotina, confira algumas informações especiais que separamos para você.

Vantagens da ração industrializada

  • fácil de armazenar;
  • prazo de validade longo;
  • prático de fornecer ao pet, inclusive em viagens e outros períodos fora de casa;
  • alimento completo e balanceado, que garante a ingestão nutricional diária recomendada;
  • grande variedade de preços.

Desvantagens da ração industrializada

  • produto industrializado;
  • algumas categorias podem utilizar ingredientes artificiais, como corantes, aromas e conservantes;
  • algumas categorias podem utilizar ingredientes transgênicos;
  • menos palatável.

Vantagens da alimentação natural

  • altamente palatável;
  • produtos frescos e de boa qualidade;
  • melhora no processo digestivo do animal;
  • dieta totalmente personalizada e adaptada ao cão;
  • sem corantes, aromas e conservantes artificiais;
  • sem transgênicos, de acordo com a escolha do tutor.

Desvantagens da alimentação natural

  • preço proporcionalmente mais alto;
  • maior tempo de preparo para cada refeição;
  • necessidade de espaço para armazenar os ingredientes antes e depois do preparo;
  • depois de adaptado, o pet dificilmente comerá ração, se for preciso por algum motivo.

Comida natural é o mesmo que comida caseira?

Comida natural é o mesmo que comida caseira?

Essa também é uma dúvida comum. Muitos tutores acham que alimentar o cachorro com comida natural é o mesmo que colocar um pouco do arroz, frango e batata consumidos pela família no comedouro do pet. Isso não é verdade!

Primeiramente, a alimentação natural precisa ser balanceada para ser eficaz; do contrário, pode causar sérios danos à saúde do animal, como deficiência vitamínica, anemia, entre outros. Por isso, se você quiser oferecer comida natural para o pet, é preciso consultar um médico-veterinário e contar com o apoio de profissionais especializados no preparo dessas refeições.

Qualquer cachorro pode consumir comida natural?

Qualquer cachorro pode consumir comida natural?

Sim, de maneira geral, os pets se adaptam bem a essa mudança. Mas, como dissemos, é preciso ter certeza de que os alimentos naturais fornecidos ao peludo sejam suficientes para garantir a ingestão diária de nutrientes.

Um meio-termo para o tutor que deseja saber como cuidar da alimentação do seu cachorro peludo, mas que não tem tempo, nem espaço em casa para armazenar e preparar a comida com frequência, é investir na categoria de ração super premium natural. 

Onde encontrar ração super premium natural barata?

Onde encontrar ração super premium natural barata?

No site, no app e nas lojas físicas da Cobasi espalhadas por todo o território nacional você encontra uma grande variedade de rações e petiscos para cuidar do seu pet com toda segurança. Conheça também nossa linha de medicamentos, brinquedos e acessórios para transporte e aproveite as melhores ofertas!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Celeida Gonçalves disse:

    Gostei muito das informações. Me ajudou bastante

  2. Zé lelé disse:

    Alimentação natural é a alimentação em temperatura ambiente. Não é nada difícil!

Deixe o seu comentário