O que dar para gato comer quando não tem ração: 10 alimentos liberados

Compartilhar:


o que dar para gato comer quando não tem ração gato comendo pedaço de salmão

Acabou a ração do seu felino e você não sabe o que fazer? É comum que tutores fiquem preocupados com a alimentação dos pets, principalmente quando a base da dieta acaba. Mas não se preocupe! Hoje você vai descobrir o que dar para gato comer quando não tem ração.

Alguns alimentos consumidos por humanos estão liberados para esses pets. No entanto, é preciso ter cuidado e atenção. Como esses animais têm paladar exigente, o ideal é que o tutor faça testes para descobrir quais são os alimentos favoritos do felino.

Confira 10 opções do que dar para gato comer quando não tem ração!

1. Frango

Frango é um dos alimentos favoritos dos gatos. Como eles são carnívoros, a refeição está liberada! Contudo, lembre-se de cozinhar o alimento antes de oferecê-lo.

A carne crua não é totalmente segura, pois pode conter micro-organismos nocivos à saúde do pet. Portanto, cozinhe sem adição de temperos, inclusive sal, já que são prejudiciais.

Além disso, esse alimento é uma ótima opção para complementar a ração, quando ela estiver disponível em casa outra vez.

2. Peixe

Seguindo a sugestão de carnes, peixe também pode ser dado ao gato quando não houver ração no lar. Você só precisa remover o rabo, a cabeça e a espinha do peixe. Esse alimento possui alto teor de ômegas 3 e 6, responsáveis por melhorar o brilho da pelagem.

Evite peixes em lata! Confira a composição e risque da lista aqueles com óleo, sal e outros ingredientes na composição.

3. Fígado

Outra carne que pode substituir a ração é o fígado. Miúdos em geral, como moela e coração, também são opções nutritivas. Assim como no caso do frango, cozinhe o alimento – e sem temperos!

O fígado possui alto teor de ferro e nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos gatos.

4. Batata

A batata está liberada para os felinos. O tubérculo é rico em vitaminas A, B, E e K, responsáveis por melhorar a visão, o metabolismo e a coagulação sanguínea.

Lembre-se de cozinhar o alimento antes e não adicione temperos! Nesse caso, o ideal é que a batata seja oferecida como petisco, ou, ainda, misturada com frango ou outras carnes.

5. Ervilha

A ervilha é rica em fibras, vitaminas B1, C e A, potássio e ferro – nutrientes essenciais para os felinos. A composição melhora o funcionamento intestinal dos pets, por isso você pode oferecê-la crua ou congelada, com carne.

6. Maçã

As frutas não são tão recomendadas para gatos porque têm mais açúcar em comparação a outros alimentos. No entanto, algumas estão liberadas, desde que oferecidas em pouca quantidade, como é o caso da maçã.

A maçã é rica em vitaminas B, C e E. Mas, antes de oferecer o alimento, remova o talo e as sementes.

7. Brócolis

O brócolis é uma ótima opção de aperitivo para gatos, pois é rico em vitaminas e minerais. O preparo é simples: cozinhe a vapor, corte em pequenos pedaços e dê ao pet.

8. Aveia

Uma ótima sugestão de cereal é a aveia. Rica em fibras, ela auxilia o funcionamento intestinal. Contudo, não exagere! O excesso pode desregular o intestino felino.

Além disso, é preciso tomar outros cuidados ao oferecer aveia para gato:

  • prefira alimentos naturais, sem adição de ingredientes;
  • antes de comprar, verifique a quantidade de açúcar na embalagem;
  • não misture com leite ou iogurte.

Então, é só dar como petisco!

9. Ovo cozido

O ovo cozido é uma opção rica em proteínas, logo, uma boa opção de alimento para gato comer quando não tem ração. Considerado um aperitivo, uma sugestão é misturá-lo com brócolis, frango ou outras carnes.

Nunca ofereça ovo cru ou frito para o seu gatinho!

10. Melancia

A melancia é outra uma boa opção para alimentar o gatinho vez ou outra, sem exageros. Esta fruta é rica em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes naturais que só trazem benefícios aos pets.

Na hora de oferecer ao felino, corte em pequenos pedaços e tire todas as sementes.

Viu só quantas opções de alimentos existem para o seu bichinho quando não tem ração? Continue com a gente e saiba tudo sobre a alimentação felina!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário