Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que dar para gato comer quando não tem ração: 10 alimentos liberados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que dar para gato comer quando não tem ração gato comendo pedaço de salmão

Acabou a ração do seu felino e você não sabe o que fazer? É comum que tutores fiquem preocupados com a alimentação dos pets, principalmente quando a base da dieta acaba. Mas não se preocupe! Hoje você vai descobrir o que dar para gato comer quando não tem ração.

Alguns alimentos consumidos por humanos estão liberados para esses pets. No entanto, é preciso ter cuidado e atenção. Como esses animais têm paladar exigente, o ideal é que o tutor faça testes para descobrir quais são os alimentos favoritos do felino.

Confira 10 opções do que dar para gato comer quando não tem ração!

1. Frango

Frango é um dos alimentos favoritos dos gatos. Como eles são carnívoros, a refeição está liberada! Contudo, lembre-se de cozinhar o alimento antes de oferecê-lo.

A carne crua não é totalmente segura, pois pode conter micro-organismos nocivos à saúde do pet. Portanto, cozinhe sem adição de temperos, inclusive sal, já que são prejudiciais.

Além disso, esse alimento é uma ótima opção para complementar a ração, quando ela estiver disponível em casa outra vez.

2. Peixe

Seguindo a sugestão de carnes, peixe também pode ser dado ao gato quando não houver ração no lar. Você só precisa remover o rabo, a cabeça e a espinha do peixe. Esse alimento possui alto teor de ômegas 3 e 6, responsáveis por melhorar o brilho da pelagem.

Evite peixes em lata! Confira a composição e risque da lista aqueles com óleo, sal e outros ingredientes na composição.

3. Fígado

Outra carne que pode substituir a ração é o fígado. Miúdos em geral, como moela e coração, também são opções nutritivas. Assim como no caso do frango, cozinhe o alimento – e sem temperos!

O fígado possui alto teor de ferro e nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável dos gatos.

4. Batata

A batata está liberada para os felinos. O tubérculo é rico em vitaminas A, B, E e K, responsáveis por melhorar a visão, o metabolismo e a coagulação sanguínea.

Lembre-se de cozinhar o alimento antes e não adicione temperos! Nesse caso, o ideal é que a batata seja oferecida como petisco, ou, ainda, misturada com frango ou outras carnes.

5. Ervilha

A ervilha é rica em fibras, vitaminas B1, C e A, potássio e ferro – nutrientes essenciais para os felinos. A composição melhora o funcionamento intestinal dos pets, por isso você pode oferecê-la crua ou congelada, com carne.

6. Maçã

As frutas não são tão recomendadas para gatos porque têm mais açúcar em comparação a outros alimentos. No entanto, algumas estão liberadas, desde que oferecidas em pouca quantidade, como é o caso da maçã.

A maçã é rica em vitaminas B, C e E. Mas, antes de oferecer o alimento, remova o talo e as sementes.

7. Brócolis

O brócolis é uma ótima opção de aperitivo para gatos, pois é rico em vitaminas e minerais. O preparo é simples: cozinhe a vapor, corte em pequenos pedaços e dê ao pet.

8. Aveia

Uma ótima sugestão de cereal é a aveia. Rica em fibras, ela auxilia o funcionamento intestinal. Contudo, não exagere! O excesso pode desregular o intestino felino.

Além disso, é preciso tomar outros cuidados ao oferecer aveia para gato:

  • prefira alimentos naturais, sem adição de ingredientes;
  • antes de comprar, verifique a quantidade de açúcar na embalagem;
  • não misture com leite ou iogurte.

Então, é só dar como petisco!

9. Ovo cozido

O ovo cozido é uma opção rica em proteínas, logo, uma boa opção de alimento para gato comer quando não tem ração. Considerado um aperitivo, uma sugestão é misturá-lo com brócolis, frango ou outras carnes.

Nunca ofereça ovo cru ou frito para o seu gatinho!

10. Melancia

A melancia é outra uma boa opção para alimentar o gatinho vez ou outra, sem exageros. Esta fruta é rica em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes naturais que só trazem benefícios aos pets.

Na hora de oferecer ao felino, corte em pequenos pedaços e tire todas as sementes.

Viu só quantas opções de alimentos existem para o seu bichinho quando não tem ração? Continue com a gente e saiba tudo sobre a alimentação felina!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

38 Comentários

  1. Michelle Monteiro Cruz disse:

    Me apaixonei por um pety,que apareceu aqui em casa,gatinho lindo..começou a dar voltas no meus pés 🥰no começo fiquei com medo.pois não tenho nenhum.
    Meu filho de três anos que vai amar…❤️já quero!
    Lindo.

  2. Romulo disse:

    Abandonaram dois gatinhos filhotes aqui na frente da minha casa e logo eles já foram entrando mas eu não posso ter gato eu tenho duas dois passarinhos então eu cuidei dele na minha garagem só que às vezes eles dão muitas miados e eu não sei o que eles querem e eu não tenho ração para dar para eles

  3. Roseli imme disse:

    Minha gatinha Mika está engordando estamos dando queijo presunto carne moída bovina e frango e ainda ração isso está fazendo mal pra ela

    • Cobasi disse:

      Oi Roseli, como vai? Nunca ofereça alimentos humanos para os felinos. Algumas comidas que fazem muito bem para nós podem ser tóxicas para os bichinhos. Mas deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar!

  4. Daniela disse:

    Minha gata não consegue comer nenhum tipo de comida sólida. O problema é que tenho mais dois gatos e ela sempre vai comer a ração deles e acaba vomitando tudo. Só alimento ela com patê mas mesmo assim, tem dia que vomita. Depois sai atrás de comida no lixo. E assim é um ciclo vicioso todos os dias. Não sei mais o que fazer.

  5. Kemilly disse:

    Apareceu uma gatinha aqui em casa, parece ter 1 mês, estamos dando ração dos outros 3 filhotes que adotamos, está certo?
    Não oferecemos nada além de ração, pois temos medo de dar alguma reação tóxica nela, então estamos dando ração de filhote para ela ❤️💥

  6. Cristina disse:

    Olá ! Adotei 2 gatas com 10 meses, ainda não vermífugadas nem vacinadas, mas castradas.
    A veterinária passou Drontal por 3 dias seguidos e a quarta dose após 15 dias. Está correto ?

  7. Silvana disse:

    Estou no meu primeiro gatinho, um SRD Tabby bem listradinho. Com 2,5 meses e “bom de boca” e come bem a ração seca, Golden Premium em pequenos bocados ao lingo do dia, mas adora uma jantinha de whiskas. Come 2/2 de um sachê, pois ele definiu a quantidade que aguenta comer. Nao mais que isto!
    Percebi que a ração úmida, alem de nutrir funciona comonuma “comfort food”.para mo meu Rubisco.

  8. Andy disse:

    Isso me ajudou muito! Hoje eu encontrei um filhote abandonado na rua, logo de cara eu me apaixonei e trouxe ele para casa. Como ainda não comprei ração, vou dar esses alimentos para ele por enquanto.

  9. Raquel disse:

    Bom, eu adotei um filhote de gato com meu namorado pós abandonaram ele na escada da casa do meu namorado, então eu decedi cuidar dele por que meu namorado tem cachorro..
    Por tanto, eu não sabia oq dar, eu dei leite até um certo momento e depois troquei pro sachê de gato filhote, por tanto eu acabei me confundindo com o sachê e comprei pra gato adulto, ele comeu muito. Mas eu não sei se tem problema da sachê de gato adulto pra um gatinho filhote:(

    • Cobasi disse:

      Oi, Raquel. Como vai?
      A formulação do sache para gatos adultos e filhotes é diferente, cada um com o nutriente necessário para cada necessidade. Por este motivo não é recomendado o consumo de sache de gatos adultos para filhotes.

  10. Laryssa disse:

    Eu peguei uma gatinha para cuidar, pq abandonaram na rua e na chuva fiquei com pena e trouxe para casa, e meu marido adora gatos aí resolvi pegar porém ela é filhote e não quer comer nada nem a ração. Mais ela beber bastante água e eu comprei ração de peixe mais seca oq eu faço? E como posso saber idade dela?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Laryssa! Tudo bem?

      Adoramos saber que você escolheu adotar!

      Os gatos começam a alimentação seca em torno dos 2 meses, quando seus dentinhos já estão aparentes. Nessa idade, o indicado é uma ração seca ou úmida (ou até a mistura das duas) desde que seja para filhotes. Entretanto, apenas um médico-veterinário pode avaliar seu filhote, indicar sua idade e qual a alimentação balanceada com todos os nutrientes que ele precisa.

  11. Eliane Lopes dos Santos disse:

    Meu gato não quer comer nada não come ração e está só emagrecendo não tem dinheiro pra pagar o veterinário estou dando soro pra ele.

  12. Noi laurentino disse:

    Desculpe, mandei errado, a mensagem era para a Royal Canin. Mas se vocês têm outra racao, parecida e quiserem me informar, agradeço.

    • Cobasi disse:

      Olá, Noi! tudo bem?

      Nós temos uma variedade enorme de rações. Visite o setor de ração na Cobasi mais próxima a você, converse com os nossos especialistas e adquira a ração que mais adequa as características do seu animal de estimação.

  13. Lila disse:

    Meu gatinho fica balançando a cabeça será dor de ouvido posso pingar remédio?

  14. Alice Pereira disse:

    Meu deus, dei uma carne crua para meu gatinho e tinha cebola dentro.. sera que ele fica bem?

  15. Beatriz Lopes disse:

    Minha gata mia pedindo ração, porém quando cheira ela não come, estou com 5 tipos de ração diferente e ela não quer comer nenhuma, ela não está com nenhum outro sintomas… Não sei mais o que fazer. Já testei várias rações a que ela comia agora não quer comer mais.

    • Cobasi disse:

      Olá, Beatriz! Como vai?
      Levando em consideração que você ofereceu outras rações e ela não aceitou, recomendamos que leve a sua gata ao veterinário, pois a falta de apetite pode ser desencadeada por uma série de motivos, e somente o profissional conseguirá o diagnóstico.

  16. Gabriel disse:

    Os gatinhos, eles comem a ervilha, gelada?

  17. Alba disse:

    Meus gatos gostam de abobrinha cozida. Ficam na cozinha esperando o petisco cortadinho, que não pode faltar.

  18. Sueli do Rosário Maciel disse:

    Adorei o conteúdo

  19. Ana Carla Silva Lima disse:

    Meus gatos foram castrados dia 22/08/023
    São adultos
    Está com 5 dias ,já comprei várias ração pra vê se eles volta a comer mas eles só fazem cheirar.
    O que eu faço ?
    Já levei no veterinário, mesmo seguindo as orientações os gatos continua sem querer comer
    Não tenho condições de comprar vitaminas cara
    Alguém sabe uma vitamina que seja mais em conta ?

  20. cicera cilene bezerra da silva disse:

    fiz uma pesquisa de orquídea azul e o resultado foi não encontrada

  21. Teka disse:

    Meu gato sofre de ansiedade e desconta na comida, qualquer negativa pra ele, tipo não deixar ele ir para o corredor, ele vai correndo comer. Não sei o que fazer, penso em esconder o prato dele, mas ele fica miando muito. Agora ele está imenso. Em que estamos errando?

    • Cobasi disse:

      Olá Teka, tente criar um ambiente mais tranquilo para ele. Ofereça espaços seguros e atividades que possam aliviar o estresse, como brinquedos interativos e enriquecimento ambiental. Considere a possibilidade de consultar um veterinário para obter orientações específicas para o caso do seu gato. Espero que encontre uma solução para ajudar o seu felino!

  22. Maryna disse:

    Amei !! Sou muito ansiosa que o gato não nasceu e eu já
    Estou vendo sobre akkakkkaa

  23. Leumatias disse:

    Adorei as dicas de alimentação opcionais para gatos na falta da ração!

Deixe o seu comentário