Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato pode comer arroz? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato pode comer arroz

Quem tem animais de estimação em casa precisa ficar atento com a alimentação dos bichinhos. Existe uma dúvida comum se o gato pode comer arroz, mas é preciso tomar muito cuidado com a saúde do felino.

A questão se o gato pode comer arroz é muito antiga. Isso porque, ao adotarem um animal de estimação, muitas pessoas acreditam que eles podem ingerir a mesma comida que os humanos. Com isso, tentam servir o ‘almoço e o jantar’ para o bichinho como se ele pudesse sentar à mesa.

Gatos são animais carnívoros

É necessário lembrar que gatos são animais carnívoros. Eles não têm, por instinto, o desejo de se alimentar de vegetais. Isso já seria o suficiente para evitar servir esse tipo de alimento ao pet. Porém, há outro problema: a taxa de nutrientes.

O arroz é um bom complemento para os humanos, com os nutrientes necessários para a sobrevivência. Para o gato, não é bem assim. O arroz tem poucas propriedades para nutrir o gato de forma satisfatória. Esse é o principal motivo para evitar alimentá-lo dessa forma.

Muitos tutores acreditam que o gato pode comer arroz cozido, mas esse é outro engano, uma vez que o animal pode ser intoxicado com os temperos que os humanos colocam na comida.

Gato pode comer arroz?

Poucas pessoas percebem, mas os condimentos podem fazer mal aos animais. Essas especiarias, usadas para dar gosto ao arroz, causam alergias ou até intoxicação em gatos. Dessa forma, seu uso para os animais precisa ser evitado.

Historicamente, gatos têm tendência a sofrer problemas urinários e gástricos. Alimentos salgados podem, portanto, ser um fator de complicação. Ao servir comida salgada para seu amiguinho, você o coloca em uma posição de risco.

Outro mito é afirmar que gato pode comer arroz cru, sem temperos. Mais uma vez, volta-se ao problema dos nutrientes: o arroz não tem os elementos necessários para garantir uma alimentação balanceada ao felino. Insistir nesse erro pode trazer sérias consequências à saúde do pet, principalmente em longo prazo.

Cuide da saúde do seu gato

Quando você se perguntar se gato pode comer arroz, cru ou cozido, lembre-se de que você pode estar fazendo mal ao seu amigo de quatro patas. Certifique-se que ele receba todos os nutrientes que precisa para manter a saúde em dia e com uma alimentação adequada.

O organismo do gato pode até absorver um carboidrato como o arroz. Mas é um risco muito grande submetê-lo a essa dieta, por conta dos problemas gastrointestinais que ele pode desenvolver ao longo do tempo.

Existem diversas marcas de ração para gatos que podem, com tranquilidade, suprir as necessidades dos felinos. A ideia de que gato pode comer arroz é uma lenda urbana. Por isso, procure sempre a melhor opção para seu animal de estimação.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Veja outros temas que podem ser relevantes para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Vanda disse:

    Tenho 7 Gatos e, Obrigado pelas dicas!

Deixe o seu comentário