Porquinho-da-índia pode comer pão? Descubra!

Compartilhar:


porquinho da índia pode comer pão

Quer oferecer um alimento diferente ao seu animal de estimação? O pão, embora bastante tradicional na mesa dos brasileiros, não traz os mesmos benefícios a um roedor. E você sabe se o porquinho-da-índia pode comer pão?

Então, para descobrir a resposta, siga conosco neste artigo. Vamos lá?!

Afinal, porquinho-da-índia pode comer pão?

Na verdade, o pão não seria um dos alimentos mais indicados ao porquinho-da-índia. Apesar de não ser proibido aos roedores, o pão deve ser oferecido em pequenas quantidades para não afetar o sistema digestivo do animal.  

Em resumo, a resposta à pergunta se o porquinho-da-índia pode comer pão é sim! No entanto, o tutor precisa disponibilizar o alimento com pouca frequência. O pão não é necessário na dieta do animal de estimação, visto que não tem os benefícios que o roedor precisa. 

Além disso, caso queira dar um pouco de pão ao porquinho-da-índia, você deve saber que não pode oferecer qualquer tipo de pão. 

Você deve evitar ao máximo pão branco ou pães que contêm algum doce, por conta do perigo que podem representar ao sistema digestivo do pet. No entanto, o pão integral, rico em fibras, é permitido em poucas quantidades. Se preferir, é válido servir a crosta do pão, também em pedacinhos para o fácil consumo do roedor. 

Se o porquinho-da-índia pode comer pão, há algum risco à saúde dele?

Sim, o porquinho-da-índia pode comer pão, mas há sérios riscos se ele ingerir uma grande quantidade do alimento. Por isso, é muito importante disponibilizar pequenos pedaços e com pouca regularidade, não devendo ultrapassar esse limite. 

Mas o que pode acontecer se o animal comer muito pão? Listamos os principais problemas que o pão pode causar à saúde dele. Confira! 

  • Asfixia: como o pão pode grudar nos dentes, na língua e no esôfago, há o risco de o alimento ficar preso na boca e na garganta do porquinho-da-índia.
  • Inchaço: o pão é um alimento composto por carboidratos e com calorias que elevam a gordura ruim do animal. Dessa forma, aumenta a chance de provocar a obesidade e inchaço no porquinho-da-índia. 
  • Problema digestivo: o roedor não está acostumado a consumir pães. Assim, esse alimento pode causar sérios distúrbios e desequilíbrios em seu sistema digestivo. 
  • Diarreia: caso o pão seja ingerido em grande quantidade, uma das consequências da má digestão seria o animal apresentar diarreia. Ele pode vir a ter vômitos, dores e gases também, o que ressalta um maior cuidado em servir o alimento. 
porquinho da índia pode comer pão

E se o porquinho-da-índia comer pão em excesso?

Se o porquinho-da-índia comer um pequeno pedaço, não há problemas. Porém, caso descubra que ele consumiu uma quantidade muito grande, acenda o sinal de alerta. Não hesite, leve o animal imediatamente a um médico-veterinário para fazer uma avaliação de seu quadro clínico e realizar exames, se houver a necessidade.

Afinal, somente um veterinário consegue descrever o tratamento mais adequado para o seu animal de estimação.

Por isso, o papel do tutor deve ser o de observar a quantidade ingerida, além de não demorar para levar o seu pet a um profissional. 

Qual é a alimentação adequada para o porquinho-da-índia?

Você sabe realmente o que porquinho-da-índia pode comer? Fizemos uma lista dos principais alimentos que devem compor a dieta do roedor. Confira: 

  • feno de capim
  • frutas, como banana, maçã, mamão e pêssego;
  • ração
  • vegetais, como almeirão, berinjela, cenoura e salsinha. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário