Porquinho da índia bebe água?

Compartilhar:


porquinho da índia bebe água

Está na dúvida se o porquinho da índia bebe água? Saiba que cada roedor pode apresentar características diferentes, o que significa que a hidratação é um tema que levanta incertezas. Mesmo ele tendo uma alimentação por ração, como funciona a sede desse animal? Continue a leitura e venha descobrir a resposta com a gente!  

Então, o porquinho da índia bebe água?

Sim, o porquinho da índia bebe água. Ele precisa consumir uma quantidade razoável para sobreviver, como o mínimo de 80 a 100 ml de água diariamente. É importante que o animal tenha acesso a uma água fresca, sempre limpa e de boa qualidade

Onde o porquinho da índia bebe água?

Para isso, o porquinho da índia bebe água em pote que deve estar disponível em local de fácil acesso a ele. Ele tem um bebedouro próprio que pode ser fixado à sua própria gaiola. Mesmo ele sendo da classe dos roedores, vale esclarecer que o bebedouro dele é diferente se comparado com o do hamster

O bebedouro específico para porquinho da índia é aquele que fica suspenso e contém um bico dosador. Diferente do usado para hamster, que possui um bico em formato redondo, este acaba por machucar a dentição do porquinho da índia. Não se recomenda, também, o uso de bebedouros de chão, visto que podem fazer suas necessidades no interior do pote. 

Quando for limpar o bebedouro, é necessário tomar alguns cuidados. Use um cotonete para limpar o bico para retirar o feno e sujeira, o que pode levar a obstruir a passagem da água, além de produzir bactérias no recipiente. Aliás, evite colocar quaisquer pastilhas de vitaminas na água do pet, o que pode fazê-lo desistir de beber aquela água. 

A limpeza do próprio reservatório é simples. Coloque um pouco de arroz cru e junte com água em pouca quantidade, segure o bico com o dedo para não vazar e chacoalhe agitadamente. Para finalizar, enxágue o bebedouro e pronto, encerrado o processo. O método do arroz serve para expulsar aquelas algas presas no pote.  

porquinho da índia bebe água

Com qual frequência que o porquinho da índia bebe água?

O consumo de água depende de cada porquinho da índia. Enquanto uns podem beber todos os dias, outros têm um ritmo mais lento e não precisam se hidratar com tanta frequência. Não há, dessa forma, um padrão estabelecido de consumo. 

Porém, o tutor não pode esquecer de verificar a situação do bebedouro de água do animal. É preciso, sim, mudar a água diariamente, assim como fazer a limpeza, prezando pelo bem-estar e saúde do roedor.  

Como funciona a sede desse animal?

Se o porquinho da índia bebe água, mas tem se hidratado menos do que o habitual, saiba que existe um motivo: o consumo de alimentos ricos em água, como pepino, melancia e tomate. Desta forma, se o animal estiver ingerindo maior quantidade desses legumes e frutas, ele vai beber menos água

Ocorre uma substituição do ponto da hidratação pelo roedor, embora isso não represente que ele deixe de estar hidratado. 

Fora que existe alguns fatores importantes que determinam a sede do porquinho da índia, tais como: 

  • Temperatura, sabor e condições da água; 
  • Idade do animal; 
  • Comportamento; 
  • Período de lactação, elevando o consumo das porquinhas; 
  • Problemas de saúde, como diarreia, alongamento dental ou problema renal. Isso pode acontecer se o roedor estiver tomando água em excesso. 

Quer conhecer mais informações sobre o porquinho da índia? Acesse o nosso blog: 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário