Saiba o que é o prolapso retal em gato e como tratar

Compartilhar:


prolapso retal em gato

Algumas doenças que afetam os gatos podem ser assustadoras para o tutor que está vivendo isso pela primeira vez. O prolapso retal em gato é uma dessas. Neste artigo vamos falar o que é essa doença, quais são as causas e os tratamentos mais indicados nesses casos. 

Nossa médica-veterinária especialista em felinos, Joyce Aparecida Santos Lima, explicou o que essa situação representa na vida do animal. “O prolapso retal em gato é quando uma porção final do intestino (o reto) sai para o meio externo, deixando a sua mucosa completamente exposta. Os principais sintomas de prolapso são a presença de massa vermelha e firme saindo do ânus, animal incomodado, com dor, aumento do volume abdominal e dificuldade em defecar.”

O que fazer quando notar o prolapso retal em gato?

Essa alteração pode acontecer nos animais de qualquer idade. Contudo, tende a ser mais frequente em felinos mais jovens, ainda no primeiro ano de idade. “Caso o tutor note algum desses sintomas, o ideal é que busque o auxílio de um médico-veterinário o quanto antes, pois quanto mais tempo essa mucosa fica exposta, maiores são os riscos de danos e hemorragia”, comenta Joyce Aparecida Santos Lima, especialista da Cobasi. 

Um dos principais sintomas do prolapso retal em gato é um volume avermelhado saindo do ânus. Muita gente acha que essa massa é semelhante à hemorroida. Contudo, é fundamental saber que nem toda massa vermelha perto da região do ânus é um prolapso retal em gatos.

prolapso retal em gato

Qual é o tratamento?

A especialista da Cobasi também deu orientações sobre como cuidar de um felino que esteja passando por isso. “O tratamento dos casos de prolapso é cirúrgico: após avaliar o estado do animal e do ânus, o veterinário precisará realizar uma cirurgia (com o animal anestesiado) para reposicionar a porção intestinal na sua posição natural”, recomenda.

Mas não é apenas a cirurgia que vai reverter esse quadro do seu gato, portanto, Joyce Aparecida Santos Lima comentou como impedir que isso volte a acontecer. “A causa do prolapso deve ser corrigida, por exemplo, se for uma obstrução por verminose, o animal deve ser vermifugado.” Os gatos que passam por essa cirurgia devem ter uma série de cuidados específicos, e a nossa especialista falou tudo sobre isso. “Após a cirurgia, o animal deve receber óleo mineral e alimentação pastosa por alguns dias, além de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos”, disse.

Saiba como prevenir o prolapso retal no seu felino

Todo cuidado é necessário para evitar que essa situação atinja seu gatinho, não é mesmo?! Por isso, na nossa conversa com a veterinária, perguntamos qual a melhor maneira de prevenir que isso aconteça. “A prevenção é feita com vermifugações em filhotes e em adultos de forma frequente, seguindo o protocolo indicado por um médico-veterinário. Além disso, os animais devem ingerir alimentos adequados à sua espécie e idade, evitando possíveis quadros de diarreia”, recomenda Joyce Aparecida Santos Lima

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. geovanna disse:

    Meu gato e novinho ta saindo a tripa dele?

  2. Leila da Penha disse:

    Achei um gato com o intestino para fora tipo hemorroida que tratamento devo fazer?

Deixe o seu comentário