Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Saiba o que é o prolapso retal em gato e como tratar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
prolapso retal em gato

Algumas doenças que afetam os gatos podem ser assustadoras para o tutor que está vivendo isso pela primeira vez. O prolapso retal em gato é uma dessas. Neste artigo vamos falar o que é essa doença, quais são as causas e os tratamentos mais indicados nesses casos. 

Nossa médica-veterinária especialista em felinos, Joyce Aparecida Santos Lima, explicou o que essa situação representa na vida do animal. “O prolapso retal em gato é quando uma porção final do intestino (o reto) sai para o meio externo, deixando a sua mucosa completamente exposta. Os principais sintomas de prolapso são a presença de massa vermelha e firme saindo do ânus, animal incomodado, com dor, aumento do volume abdominal e dificuldade em defecar.”

O que fazer quando notar o prolapso retal em gato?

Essa alteração pode acontecer nos animais de qualquer idade. Contudo, tende a ser mais frequente em felinos mais jovens, ainda no primeiro ano de idade. “Caso o tutor note algum desses sintomas, o ideal é que busque o auxílio de um médico-veterinário o quanto antes, pois quanto mais tempo essa mucosa fica exposta, maiores são os riscos de danos e hemorragia”, comenta Joyce Aparecida Santos Lima, especialista da Cobasi. 

Um dos principais sintomas do prolapso retal em gato é um volume avermelhado saindo do ânus. Muita gente acha que essa massa é semelhante à hemorroida. Contudo, é fundamental saber que nem toda massa vermelha perto da região do ânus é um prolapso retal em gatos.

prolapso retal em gato

Qual é o tratamento?

A especialista da Cobasi também deu orientações sobre como cuidar de um felino que esteja passando por isso. “O tratamento dos casos de prolapso é cirúrgico: após avaliar o estado do animal e do ânus, o veterinário precisará realizar uma cirurgia (com o animal anestesiado) para reposicionar a porção intestinal na sua posição natural”, recomenda.

Mas não é apenas a cirurgia que vai reverter esse quadro do seu gato, portanto, Joyce Aparecida Santos Lima comentou como impedir que isso volte a acontecer. “A causa do prolapso deve ser corrigida, por exemplo, se for uma obstrução por verminose, o animal deve ser vermifugado.” Os gatos que passam por essa cirurgia devem ter uma série de cuidados específicos, e a nossa especialista falou tudo sobre isso. “Após a cirurgia, o animal deve receber óleo mineral e alimentação pastosa por alguns dias, além de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos”, disse.

Saiba como prevenir o prolapso retal no seu felino

Todo cuidado é necessário para evitar que essa situação atinja seu gatinho, não é mesmo?! Por isso, na nossa conversa com a veterinária, perguntamos qual a melhor maneira de prevenir que isso aconteça. “A prevenção é feita com vermifugações em filhotes e em adultos de forma frequente, seguindo o protocolo indicado por um médico-veterinário. Além disso, os animais devem ingerir alimentos adequados à sua espécie e idade, evitando possíveis quadros de diarreia”, recomenda Joyce Aparecida Santos Lima

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. geovanna disse:

    Meu gato e novinho ta saindo a tripa dele?

  2. Leila da Penha disse:

    Achei um gato com o intestino para fora tipo hemorroida que tratamento devo fazer?

  3. Marli disse:

    Minha gata estava com intestino tipo hemorroida pra fora , depois entrou pra dentro, ela tem o intestino muito ralo, tem dermatite levei no veterinario disse que não deve dar banho nela,qd eu dava ela ficava mais leve e tranquila,ela é persa e tem muito pelo

    • Andressa disse:

      Acabou de acontecer o mesmo com minha gata , ela tá com uns 2 dedos pra fora , estamos tentando encontrar a veterinária para saber o que fazer , a minha é uma persa de 9 anos e eu e meu esposo ficamos desesperados. Ainda não voltou ao normal .. infelizmente moro no interior e é complicado , não tem muitos Veterinários por aqui .

  4. Maria de Fátima Silva disse:

    O meu gato não é tão jovem e está com uma bolinha avermelhada saindo pelo ânus aqui onde eu moro não tem um veterinário que faz cirurgia nesse caso o que posso fazer?

  5. Helana. Goiás disse:

    Tenho uma com essa situação ela ntrd. Mas passou por três procedimentos troquei a ração e mesmo assim está acontecendo. Pode tirar essa parte q fica expota?

    • Cobasi disse:

      Olá, Helana! tudo bem?
      Os especialistas da Cobasi afirmam que o ideal é que busque o auxílio de um médico-veterinário o quanto antes, pois quanto mais tempo essa mucosa fica exposta, maiores são os riscos de danos e hemorragia.

  6. Odineide disse:

    Minhs se operou a 5 dias de prolapso retal necrosado e não quer comer, está muito debilitada rejeita toda e qualquer alimento o q posso fazer e ajudem estou desesperada hospital fica longe de onde moro me.ajude

    • Cobasi disse:

      Olá, Odineide! Como vai?

      É necessário que você consulte o profissional responsável pela cirurgia, e relate todos esses sintomas, para que possa garantir a saúde e bem-estar do pet.

  7. Douglas Mendes Da Cunha disse:

    Meu gato é novinho e está saino umm negócio vermelho saino do anos dele oque eu faço

  8. Silvia quevedo disse:

    Olá…meu gatinho está com metade do intestino para fora não sei o que fazer pq não consigo e não tenho recursos para leva lo a um veterinário o que fazer para aliviar a dor dele quais remédios posso dar ?….peço ajuda urgentemente …

  9. Angela disse:

    Minha gatinha esta muito mal ,primeiro paralisou as patas traseiras,não anda ,não está,comendo e bebê agua na seringa ,e agora está com ânus saindo um pouco de sangue ,vou levar de novo na veterinária a pediu apenas raio x da coluna

Deixe o seu comentário