Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Qual o animal mais velho do mundo? Conheça!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
qual o animal mais velho do mundo

Já imaginou existir um animal vivendo desde antes de 1850? A ideia parece absurda, não é? A primeira câmera fotográfica, por exemplo, surgiu em 1839. Será possível um animal ser mais antigo do que a fotografia e ainda estar vivo nos dias de hoje? E eu te respondo: é, sim! Aqui vamos te falar qual o animal mais velho do mundo!

Afinal, qual o animal mais velho do mundo?

O animal mais velho do mundo é uma tartaruga-das-seychelles, e seu nome é Jonathan! Ele vive na ilha de Santa Helena, um Território Britânico Ultramarino. Hoje em dia, Jonathan já tem 189 anos e é o animal terrestre mais velho do mundo. Ele já figura até no Guinness World Records. Impressionante, não é?

O ano de nascimento de Jonathan não é muito exato, mas quando ele foi levado para Santa Helena, em 1882, ele já era uma tartaruga “madura”, ou seja, estima-se que já tinha 50 anos. Por isso, definiu-se o ano de nascimento de Jonathan como 1832.

Na época, Jonathan foi dado de presente ao governador do Território Britânico Ultramarino. Desde então, a tartaruga ainda vive na Plantation House, a residência oficial do governador, uma mansão georgiana construída pela Companhia das Índias Orientais entre 1791 e 1792. 

E Jonathan não vive sozinho! Na verdade, ele tem mais dois companheiros de residência: Emma e Fred, duas tartarugas da mesma espécie. Os três se dão muito bem, gostam de tomar banhos de sol e de se enterrar na grama nos dias frios.

Em dezembro de 2015, saiu a notícia de que Jonathan já não consegue mais enxergar por causa da catarata, e que perdeu o sentido do olfato. Por isso, ele já não consegue farejar e identificar alimentos. Apesar disso, Jonathan está com a saúde muito boa, com a audição impecável, e com bastante apetite.

Inclusive, ele atende pelo nome ao ser chamado antes das refeições, e tem preferência por comer alface, pepino, cenoura, repolho e maçã. Em 2016, a BBC informou sua nova dieta, cuja finalidade é mantê-lo saudável e permitir que ele viva por muito mais tempo.

Por que as tartarugas vivem tanto tempo?

qual o animal mais velho do mundo

De forma resumida, as tartarugas têm o metabolismo bem lento, ou seja, elas consomem muito menos energia para se manterem vivas.

Na realidade, a relação entre o metabolismo e a expectativa de vida ainda não é muito clara. Porém, os cientistas acreditam que quanto maior for o gasto de energia ou quanto mais rápido for o metabolismo, maior a produção de moléculas prejudiciais no corpo. Essas moléculas são os “radicais livres”, capazes de danificar as células do organismo. 

Portanto, acredita-se que as tartarugas vivem por mais tempo porque seu metabolismo lento consome pouquíssima energia. Logo, libera menos radicais livres, causando menos danos às células.

Além disso, a expectativa de vida dos animais, no geral, varia muito de acordo com a espécie e o ambiente em que vivem. Apesar de alguns animais, como as tartarugas, serem capazes de viver por bastante tempo, essa longevidade pode ficar comprometida caso eles habitem um local com muitos predadores ou muita poluição, por exemplo.

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir outros posts da Cobasi sobre as muitas curiosidades do mundo animal. Além disso, caso você tenha interesse em produtos para pets, confira a nossa loja!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luiz Fernando libardi disse:

    Muito interessante os conteúdos descritos

Deixe o seu comentário