Qual foi o primeiro animal do mundo? Descubra!

Compartilhar:


qual foi o primeiro animal do mundo

Você sabe qual foi o primeiro animal do mundo? Na verdade, descobrir o primeiro animal sempre foi do interesse dos cientistas. Contudo, é difícil demonstrar quais restos fósseis pertencem a animais extintos e quais não pertencem, mas ainda assim isso não impediu a descoberta do que é atualmente o primeiro animal do mundo: a dickinsonia.

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo

Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

Levando em conta a aparência dos seres vivos, é difícil classificá-los. Na falta de membros, ossos ou outros traços que muitos animais possuem, muitos fósseis, como a dickinsonia, acabam sendo classificados como fungos ou líquens.

Como sabemos que este é realmente o primeiro animal do mundo?

Agora que sabemos qual foi o primeiro animal do mundo, é importante saber como ele foi considerado o primeiro ser existente. Há algo que distingue o primeiro animal do mundo de outras descobertas: este fóssil contém colesterol, uma molécula que só os animais têm. Sendo assim, essa característica faz da dickinsonia o animal mais antigo do mundo, afinal, estima-se que ela existia há 542 milhões de anos.

Podemos considerar a presença de colesterol como um fator que não levanta suspeitas sobre a identidade desse animal. Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal. Ou melhor, o primeiro animal do mundo que conhecemos, afinal, muitas espécies ainda não foram classificadas ou descobertas.

Na verdade, sempre se suspeitou que a dickinsonia era um animal. Isso se deve ao fato de que vários espécimes fossilizados pareciam indicar crescimento e movimento correspondentes a um desses seres vivos. No entanto, apenas em 2018 ocorreu essa confirmação, o que nos permitiu descobrir novas características de nossos ancestrais mais antigos.

qual é o animal mais antigo do mundo

Saiba como aconteceu essa descoberta

A grande verdade é que a aparência desses animais os torna difíceis de classificar até mesmo se entram na lista de qual foi o primeiro animal do mundo. Porém, a dickinsonia é uma criatura de até 1 m de diâmetro e de forma oval, com um corpo dividido em segmentos. Essa descoberta foi feita por Ben Dickinson, aliás, o nome do animal é uma homenagem a ele, feita há mais de 70 anos.

Os fósseis da dickinsonia estavam a uma altura de 100 metros, em um penhasco do Mar Branco, a noroeste da Rússia, em pleno domínio do urso pardo. Para conseguir as amostras, os cientistas precisaram descer pela rocha e extrair sedimentos, em uma tarefa entre o canionismo e a paleontologia.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário