Qual o melhor aspirador para piscina? Descubra!

Compartilhar:


qual o melhor aspirador para piscina

Aproveitar o dia se refrescando em uma piscina com água cristalina é uma das atividades preferidas de muita gente, e para tornar a experiência ainda mais agradável é fundamental que a manutenção seja feita com os itens corretos. Por isso é tão importante saber qual o melhor aspirador de piscina.

Afinal, utilizar essa ferramenta não é uma tarefa tão fácil quanto aproveitar um dia sob o sol do verão. Isso porque a atividade requer tempo, conhecimento e a utilização de produtos específicos.

Ficou difícil? Nosso biólogo Luiz Lisboa, da equipe de Educação Corporativa da Cobasi, vai explicar sobre o uso do aspirador de piscina e tirar todas as suas dúvidas! E então, vamos lá?!

O que é o aspirador de piscina e para que serve?

O aspirador de piscina é um equipamento utilizado para remover resíduos, como folhas e areia, que se acumulam no fundo da piscina. Ele é bastante pesado justamente para atuar com excelência removendo toda a sujeira do fundo da piscina. “Quando engatado a um cabo telescópico de alumínio e conectado a uma mangueira específica de plástico flexível é que o aspirador de piscina estará verdadeiramente pronto para a ação”, completa Luiz Lisboa.

aspirador de piscina com cabo telescopico

Qual o melhor aspirador para piscina?

Manter a piscina sempre limpa é dever dos moradores da casa. Para tanto, é necessário investir em um aspirador de alta qualidade, responsável por realizar uma limpeza eficiente, de maneira prática e simples. Pensando nisso, a Cobasi reuniu dicas para você fazer a melhor compra!

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que o aspirador de piscina é responsável por escovar azulejos, piso e bordas, além de realizar a sucção dos ralos e cantinhos. Dessa forma, eliminam-se micro-organismos nocivos à saúde de quem frequenta a piscina e a água fica cristalina por muito mais tempo.

aspirador de piscina automático

Existem dois tipos de aspiradores, o manual e o automático. Entenda a diferença!

  • Aspirador manual de piscina – possui uma mangueira acoplada e requer esforço na hora da limpeza. A vantagem, porém, é que a maioria desse modelo funciona em qualquer tipo de piscina.
  • Aspirador automático de piscina – você já deve ter visto robôs aspirando o fundo da piscina. Apesar de ser mais caro, este aspirador deve ser acoplado à bomba de filtro para realizar a limpeza automaticamente.

Como escolher o melhor aspirador de piscina? 

Além de verificar se o modelo é manual ou automático, vamos te apresentar outras quatro características primordiais que devem ser consideradas.

 aspirador de piscina com cerdas

1. Tipo de piscina

Sua piscina é de alvenaria, azulejo, vinil ou plástico? Cada um desses materiais possui um aspirador compatível, portanto leia atentamente a descrição do produto para assegurar que ele higieniza seu tipo de piscina.

2. Bomba de filtro da piscina

Cada bomba de filtro possui uma entrada diferente. Logo, é fundamental verificar se a mangueira do aspirador é compatível com ela. O bom é que, caso sejam incompatíveis, existem adaptadores capazes de unir as peças.

3. Tamanho da piscina

Piscinas grandes precisam de aspiradores maiores, com potências mais altas, capazes de aspirar todas as impurezas acumuladas no piso, na bordas e nos azulejos. Já as menores podem contar com modelos leves e mais fáceis de manusear.

4. Praticidade de uso

A higienização da piscina é um processo demorado e trabalhoso. Por isso, se você tem tempo e disposição, aspiradores manuais são as melhores opções – sem contar que você ainda consegue economizar na compra!

Mas, se a rotina é apertada, dê preferência aos modelos automáticos. Eles garantem uma limpeza eficiente e prática, sem estresse.

Como limpar a água da piscina? 

O primeiro passo para limpar a piscina é remover a sujeira, então chegou a hora de usar o seu aspirador para piscina! Mas antes de ligar o motor você precisa remover todo o ar contido na mangueira. O biólogo da Cobasi nos ensina como: “Posicione o aspirador, já devidamente conectado ao cabo telescópico, no fundo da piscina, e vá, gradativamente, emergindo o restante da mangueira lentamente até a sua outra extremidade (a que não está acoplada ao aspirador); quando ela estiver em sua totalidade submersa, já estará livre de ar e pronta para o uso”. Fácil, não é?!

Por fim, antes de acionar o sistema, é importante saber que existem duas maneiras para se aspirar uma piscina. A primeira é aspirar com o modo filtrar ativado. Isso significa que toda água captada através do sistema de aspiração passará necessariamente pelo filtro, que bloqueará a passagem dos detritos acumulados e retornará à piscina a água devidamente limpa. “Essa é a alternativa mais econômica e ecológica, já que ocorre o reaproveitamento total da água aspirada”, completa o biólogo.

A outra maneira de se aspirar é drenando. Nesse caso, a água captada não passará pelo filtro e será descartada diretamente na rede de esgoto, sendo necessária a reposição do volume descartado. “Essa é a alternativa recomendada em eventos específicos, como no caso de sujeira extrema acumulada no fundo da piscina, por exemplo”, explica Luiz Lisboa. O modo de utilização deve ser ativado nos seletores do filtro para iniciar o funcionamento.

Como manejar um aspirador de piscina?

Com o aspirador de piscina funcionando, tenha atenção ao manejo do equipamento. “Não faça movimentos bruscos ao manusear o cabo telescópico, mantenha a calma e aspire bem lentamente. Isso faz com que a sujeira não se disperse na água. Certifique-se de percorrer todo o piso da piscina para um melhor resultado”, complementa Luiz Lisboa.

A frequência do uso do aspirador depende do tamanho, da intensidade do uso e do ambiente onde a piscina está. No entanto, o recomendado é fazer a limpeza pelo menos uma vez por semana. Para facilitar esse processo, o especialista indica também o uso de decantadores, porém alertando que eles “só devem ser utilizados diante de testes e ajustes prévios para se evitar adversidades extras”.

Qual o melhor aspirador para piscina de alvenaria?

aspirador de piscina com cerdas longas

Para a piscina de alvenaria, o aspirador com cerdas é o melhor, pois consegue remover as algas que grudam nos rejuntes.

Qual o melhor aspirador para piscina de vinil?

aspirador de piscina automatico pequeno

O melhor aspirador para piscina de vinil é aquele que não possui cerdas. Esse equipamento faz uma limpeza uniforme, que elimina todas as impurezas. No entanto, se os rejuntes estão sujos com algas, dê preferência aos aspiradores com cerdas.

Qual o melhor aspirador para piscina de fibra?

Para a piscina de fibra, a regra anterior vale: o aspirador sem cerdas realiza uma limpeza eficiente, mas se houver algas na parede, invista no modelo com cerdas.

O formato da peça também é muito importante. Nesse sentido, aspiradores de piscina estilo boomerang são os mais recomendados! Isso porque eles têm o formato de encaixe perfeito para paredes e todos os cantos, garantindo assim uma limpeza primordial.

aspirador de piscina manual boomerang

O melhor é que na loja da Cobasi você encontra os melhores modelos para assegurar uma limpeza rápida e ágil. Então agora que você já sabe as diferenças entre os aspiradores, já pode escolher o melhor para você e curtir seu momento de lazer!

Luiz Roberto Lisboa

| Atualizada em

Colaboração de Luiz Roberto Lisboa

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário