Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantas horas um cachorro dorme por dia? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantas horas um cachorro dorme por dia, cachorro dormindo no sol

Dormir é uma atividade essencial. Após algumas horinhas de sono, os cães recuperam suas energias e estão prontos para brincar outra vez! Mas, dependendo da frequência e do tempo, muitos tutores podem ficar preocupados e se questionar quantas horas um cachorro dorme por dia.

Pode não parecer, mas esses animais adoram tirar sonecas, por isso totalizam várias horas de descanso diariamente! No entanto, se você notar que o pet está apático e com comportamento diferente, é sinal de que algo não vai bem.

Para sanar todas as suas dúvidas, veja quantas horas um cachorro dorme por dia e o que fazer quando ele dorme além do necessário.

Afinal, quantas horas um cachorro dorme por dia?

Depende! A quantidade de horas de sono varia de acordo com uma série de fatores, entre eles, a idade do pet.

Quando ainda são filhotes, até os 40 dias, esses animais podem dormir cerca de 14 horas! Então, é comum que eles tirem uma sonequinha durante todo o dia.

Já na fase adulta, o período diminui para 8 a 12 horas de sono diárias. Conforme envelhece, o pet volta a dormir bastante outra vez. Isso porque eles se sentem cansados com facilidade, devido ao desgaste físico e mental. Mas mesmo assim, eles não dormem tanto quanto cães filhotes.

Confira outros fatores que influenciam a quantidade de horas dormidas a seguir.

Raça

Algumas raças dormem muito e outras dormem menos. É normal. O Pug, por exemplo, é um pet muito sonolento, enquanto o Pinscher é mais ativo.

Metabolismo e rotina

O metabolismo do cão está relacionado ao estilo de vida do pet. Alguns animais precisam de mais horas de sono para repor todas as energias. Outros não precisam de tanto tempo assim para ficarem ativos outra vez.

Além disso, o próprio ambiente influencia o tipo de sono do animal. Se ele recebe poucos estímulos durante o dia, é comum que tenha energia de sobra para gastar. Mas, se o pet convive com outros animais sonolentos, como gatos ou outras raças de cães preguiçosas, é possível que ele durma bastante.

Alimentação

A alimentação também influencia o sono do cachorro, sabia? Dietas pobres em nutrientes deixam os animais sonolentos, sem energia e mais fracos. Portanto, é essencial fornecer alimentos de qualidade, como rações e petiscos, em uma dieta equilibrada e nutritiva.

Temperatura

Até temperaturas mais baixas influenciam a rotina do animal! É comum que nos períodos de inverno, o pet fique mais quietinho, encolhido para se esquentar e, assim, durma bastante.

Cachorro dormindo muito: o que fazer?

cachorro bocejando

Agora que você sabe quantas horas o cachorro dorme por dia, é mais fácil perceber se a rotina do animal está adequada ou não. Qualquer mudança no comportamento, seja a diminuição ou aumento nas horas de sono, demonstra que a saúde do pet está comprometida.

Nesses casos, o tutor deve levar o cão ao veterinário imediatamente. O excesso de sono pode se relacionar a problemas de saúde, como doenças infecciosas e depressão. O médico será responsável por diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário