Cuidados com o cachorro no inverno

4 de março de 2021

Cachorros
Cuidados com o cachorro no inverno

Os ventos frios do inverno chegam trazendo muita vontade de dormir e ficar quietinho em casa, aconchegado com quem a gente mais gosta. Com seu cãozinho não é diferente! Mas, como ele não sabe falar, é preciso que você preste atenção nos cuidados com o cachorro no inverno para que ele fique bem durante toda a estação mais fria do ano.

Cuidados com cachorro no inverno: banho sim, mas só se for morninho

Você não precisa deixar seu cachorro sem tomar banho durante os três meses do inverno. O importante é tomar alguns cuidados para evitar que ele se resfrie durante enquanto estiver molhado, arriscando que ele venha a desenvolver vários problemas de saúde depois.

O primeiro cuidado é com o local do banho: se há correntes de vento, não é a melhor opção, principalmente porque a água do banho no inverno deve ser morninha. Cuidado para que não haja um choque térmico, que acontece quando o corpo está quente por conta da temperatura da água e entra em contato com uma corrente de ar frio ou gelado.

Cuidados com cachorro no inverno: cama quentinha e dentro de casa

Cama quentinha e dentro de casa

Em alguns lugares do país, as temperaturas podem ser muito baixas durante a noite. Por isso, um dos principais cuidados com o cachorro no inverno é colocá-lo para dormir dentro de casa. Mesmo que seu cão passe o dia inteiro no quintal, e ainda que esteja coberto, ele pode sentir muito frio. Não arrisque!

Para os cães que já estão acostumados a dormir na caminha, num tapete ou mesmo dividir o sofá com você, coloque cobertores e roupinhas que possam ajudar a mantê-lo quente, especialmente se for um cão com pelo curtinho.

Cuidados com cachorro no inverno: capriche na alimentação, mas não exagere

É natural que os cachorros precisem se alimentar mais durante o inverno para manter seus corpos aquecidos. Por isso, converse com o médico veterinário para avaliar o aumento da frequência e da quantidade de comida do seu cachorro durante esses meses de frio.

Só tome cuidado para nao exagerar, ou seu cachorro pode chegar obeso à primavera.

Cuidados com cachorro no inverno: passeios cautelosos

Você não precisa deixar seu cachorro trancado em casa durante todo o inverno. Em vez disso, coloque nele uma roupa adequada ao seu tamanho, que seja quentinha e bem confortável, e escolha o período do dia em que as temperaturas estejam mais amenas. Frio e chuva também são sinais de alerta.

Se o seu peludo é do tipo que só faz xixi e cocô na rua, um dos cuidados com cachorro no inverno que você pode adotar é protegê-lo do frio, e levá-lo para fazer suas necessidades o mais rápido possível, sem ficar “enrolando” para voltar para casa. Esse é um pequeno sacrifício, mas que pode fazer uma grande diferença para a saúde e qualidade de vida do seu cão.

De olho nas consultas veterinárias

De olho nas consultas veterinárias

Uma rotina de consultas com o médico veterinário faz parte dos cuidados com cachorro no inverno. Mantenha a rotina de cuidados médicos e converse com o profissional que acompanha o seu cãozinho sobre a necessidade de cuidados extras. Alguns cachorros que são idosos podem precisar de mais atenção para não sofrer com problemas nos ossos e articulações, que costumam ser agravados pelo frio rigoroso.

Preste atenção ao comportamento geral do seu pet e procure o médico ao menor sinal de alerta. Não espere! Às vezes o que pode ser resolvido com simplicidade quando diagnosticado no começo, se torna um problemão quando é deixado para depois.

Gostou da leitura? Temos muito mais esperando por você em nosso blog: