Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro sente frio? Saiba os cuidados essenciais no inverno

Colaboração de Bruno Sattelmayer | Médico-veterinário Pós-graduado em Nutrologia de Cães e Gatos   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro sente frio

Você já se perguntou se cachorro sente frio? Afinal, por serem peludos é comum achar que esses pets não passam frio. No entanto, não é bem assim. Os cães, assim como nós, os humanos, são sensíveis a dias com baixas temperaturas, principalmente se não receberem os cuidados necessários.  

Pensando nisso, como em algumas épocas do ano a frente fria pode afetar a rotina e a saúde dos animais, separamos dicas essenciais sobre cuidados. Então, se você tem dúvidas sobre como lidar com um cachorro sentindo frio e o que fazer durante esses períodos mais gelados, continue a leitura, o seu animal de estimação vai agradecer. 

Afinal, cachorro sente frio?

Com a queda nas temperaturas, muitos tutores ainda têm dúvidas em relação aos cuidados com os cães nas épocas frias do ano. Então sim, de forma objetiva, o cachorro sente muito frio.

Muita gente acredita que por serem cobertos de pelos, esses animais não sentem os efeitos das temperaturas baixas, mas isso é um erro. Afinal, cachorro sente frio igual gente, como também são capazes de sentir e se incomodar com o vento gelado.

Primeira informação que os tutores devem saber: os cachorros possuem características diferentes dos humanos em relação a sensibilidade ao clima. Por exemplo, a temperatura do pet costuma ser um pouco mais alta do que dos humanos, para um cão saudável e normal a temperatura deve ser de 38 °C, já para os humanos, essa temperatura é um indicativo de febre alta.

Cachorro sente frio
As tocas são perfeitas para cães que gostam de dormir enroladinhos

Portanto, tanto os cães quanto os gatos, são animais de sangue quente, assim como nós humanos, ou seja, quando a temperatura do ambiente diminui, são capazes de sentir as mudanças climáticas.

Outro motivo de cachorro com frio está relacionado ao seu tipo de pelagem. Isso porque algumas raças tem poucos, enquanto outras são compostas por pelos e subpelos. Mas, é preciso destacar: se o seu amigo de quatro patas tem bastante pelo, saiba que ele é capaz de sentir frio, mesmo que em menor intensidade. 

Quais cachorros sentem mais frio?

Veja quais raças de cachorro que mais sentem frio:

Como saber se o cachorro sente frio?

O cachorro demonstra frio por meio de gestos de que está desconfortável com a sensação térmica. Portanto, quando está frio, se notar que o pet está escondido e encolhido em algum canto, esse certamente é um dos sinais. Além disso, existem alguns outros sintomas que indicam que o cachorro sente frio:

  • patas e as orelhas geladas;
  • tremores pelo corpo;
  • temperatura corporal muito baixa;
  • passa muito tempo deitado de forma encolhida;
  • dorme mais do que o normal;
  • respiração e movimentos mais lentos;
  • letargia (falta de vontade de brincar);
  • busca por locais mais isolados para se abrigar.

Qual temperatura os cães sentem frio?

“A temperatura corporal dos cães fica em torno de 38 a 39 graus Celsius. Quando o ambiente está com temperaturas baixas, eles possuem mecanismos para manter o aquecimento, como procurar abrigo, manter-se juntos em matilha e encolher-se. Logo, muita atenção em cães de pelagem curta ou sem subpelo. Estes cães tendem a sentir mais frio, por isso soluções como roupinhas, acessórios e caminhas são itens essenciais em épocas frias”, explica o veterinário Bruno Sattelmayer.

cachorro no frio
Fique atento as sinais que seu cachorro pode apresentar no inverno, como temperatura corporal muito baixa e tremores.

Dessa maneira, é importante ficar atento a temperatura corporal do animal. Mantenha o seu pet sempre bem aquecido, isso será fundamental para não gerar chances de ocorrer um quadro de hipotermia, pneumonia ou outros agravantes.

Cachorro com frio: como proteger o pet?

Não saber como lidar com a sensação de frio que os pets sentem é um problema comum entre os tutores, afinal, nem todo mundo sabe como ajudar o pet a se aquecer. E os dias mais frios, podem despertar essas dúvidas. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar com esta questão.

Nos dias mais frios, a melhor coisa a fazer é manter o pet dentro de casa, especialmente se eles estiverem com os pelos curtos. Esse cuidado é essencial, pois é preciso deixar os animais longe de correntes de ar e friagens, e assim, evitar complicações à saúde do cão.

Caso ele viva fora de casa, garanta que ele terá uma casinha confortável e quentinha, em algum local escondido das ações do tempo. Uma dica, é deixar a entrada da casinha de frente com alguma parede. 

Uma caminha para cachorro quentinha e com cobertores ajuda a deixar o pet confortável e aquecido. Isso vale principalmente para cachorros de pelo curto, que não possuem uma pelagem protetora. Usar roupinhas para cachorro também é uma excelente saída para combater os dias mais frios. Escolha sempre um modelo que mantenha o seu pet confortável.

Cuidados com os cães durante os dias frios!

O frio em si não é o principal causador das doenças, mas ele é responsável por agravar várias delas. Problemas respiratórios e resfriados são doenças comuns durante o inverno, por isso, antes de entrar nas épocas mais frias, alguns cuidados precisam ser aplicados:

Não se esqueça de vacinar o cachorro contra a gripe

A gripe dos cachorros pode até ser inofensiva, no entanto, ela é responsável pela maioria dos casos de pneumonia canina. Então, para evitar que o seu cachorro fique gripado ou até mesmo outras doenças, esteja com a carteirinha de vacinação do animal em dia, faça visitas ao médico-veterinário e não se esqueça das nossas dicas.

Cuidados e atenção especial com cães idosos

Cães idosos podem sofrer mais de problemas na coluna que, no frio, causam ainda mais dor. Uma das formas de evitar estes problemas, é manter o pet sempre quentinho, agasalhado e dentro de casa.

Evite banho e tosa em dias frios

Caso eles sejam necessários, procure um pet shop e priorize isso no horário da manhã, assim, o pet ficará seco e sem correr o risco de contrair doenças.

cachorro-sente-frio
No inverno, os cuidados com os cachorro precisam ser potencializados para evitar que os animais sejam acometidos por doenças respiratórias.

Cachorro sente frio no inverno, então evite tosar o animal próximo nessa época, assim o animal não terá tantos problemas com a temperatura. Um cachorro sente frio quando está desprotegido, então se inspire nas nossas dicas para oferecer um lar quentinho e aconchegante para o seu companheiro nos dias de temperaturas mais baixas.

Passeios também não são indicados no frio

Sabemos que os cães adoram passear, a dica é evitar a atividade em dias frios, ou pelo menos, nos horários onde a temperatura está baixa. Cachorro sente mais frio à noite, portanto, prefira sair no meio do dia e não se esqueça de agasalhar o animal.

Agora você já sabe: cachorro sente frio. Então para deixar o seu cachorro super protegido, anote nossas dicas e visite a loja online da Cobasi para encontrar tudo o que é essencial para os dias frios:

O que não faltam são soluções e diversidade de modelos, cores e tamanhos. Aproveite nossas promoções para garantir que o seu pet vai ficar muito bem aquecido 

Tags:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. María Cecília disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida tenho um American Bully e meu marido fala que ele não sente frio ??? Isso é de fato? Ele tem um colchão só isso .

    • Cobasi disse:

      Olá! Como vai? O American Bully precisa de roupas e mantas assim como outros cães. As dicas para descobrir se ele está com frio que damos neste post, também funcionam para a raça. =)

  2. Maria Francisca F. deSousa disse:

    Olá gostei das dicas dos cuidados com o animal na época do frio.

  3. Talita disse:

    Amei as dicas no inverno minha cachorrinha dorme comigo na cama quentinha

  4. MARCIO disse:

    GOSTEI MUITO DE SABER QUE OS CACHORROS TAMBEM TEM FRIO POR ISSO VACINO O MEU CONTRA GRIPE E O QUE FOI EXPLICADO FOI BOM SABER.

  5. Aline Garcia Mary disse:

    Adorei as matérias sobre cães. Todas elas enriquecem muito nosso conhecimento sobre nosso grandes amigos.

  6. Maria Aidema Cunha disse:

    Achei importante e esclarecedor esse capítulo sobre o frio e os cães! Eu não sabia que os cães podem pegar gripe em época de baixas temperatura e para prevenção vacina-los.

Deixe o seu comentário