Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quanto tempo vive uma borboleta de cada espécie

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quanto tempo vive uma borboleta na natureza

Pequenos insetos que encantam por onde passam. Assim são as borboletas. E uma das dúvidas mais recorrentes com relação a elas é quanto tempo vivem. Provavelmente você já escutou por aí que este bichinho vive cerca de 24 horas, mas na verdade a expectativa de vida depende de cada espécie.

Conheça mais sobre a curta, porém intensa, vida das borboletas e descubra qual delas vive apenas um dia.

Qual é o tempo de vida de uma borboleta?

Como falamos, as características de cada tipo é que determinam quanto tempo vive uma borboleta. Mas não é só isso. Os aspectos do lugar que estão morando também influenciam, e até mesmo o número de predadores ao seu redor.

Existem espécies de mariposas, inseto da mesma família das borboletas, que vivem apenas 24 horas ao atingir a fase adulta. Dentro deste período de tempo, o bichinho sai do casulo, copula, escolhe um lugar para colocar seu ovo e depois morre.

Descubra quanto tempo vive uma borboleta de cada espécie

quanto tempo vive uma borboleta

As asas desses insetos deixam o céu mais colorido e despertam sorrisos por onde passam. Certas espécies possuem asas marcantes e os estudiosos as identificam por essas características. Aprenda sobre quanto tempo vive uma borboleta dos tipos mais vistos por aí.

Quanto tempo vive uma borboleta Monarca

São mais de 160 mil espécies de borboletas espalhadas pelo mundo, e a Monarca se destaca por sua popularidade. O tempo de vida dela é de 2 a 6 semanas como adulta. No entanto, antes de criar asas, as borboletas vivem:

  • 4 dias dentro do ovo;
  • Mais 2 semanas como lagarta;
  • E 10 dias dentro do seu casulo;

Borboleta Flambeau

É uma espécie que tem expectativa de vida longa, já que o bichinho pode viver até 6 meses depois de adulta. Você pode identificar um exemplar desse tipo observando suas asas laranjas com detalhes em preto.

O lugar preferido da Borboleta Flambeau é entre os maracujazeiros. É lá que elas colocam seus ovos e se alimentam do pólen das flores através do seu aparelho bucal, que aliás, é uma característica exclusiva da espécie.

Acesse o nosso site e encontre tudo para cuidar do seu jardim.

Borboleta Caligo Beltrão

Uma espécie singular que se vira muito bem na natureza com suas asas que espantam predadores. Este tipo de borboleta, apelidada de “borboleta-coruja”, é conhecida por ter “grandes olhos” na parte frontal das asas, aspecto que ajuda o inseto a se camuflar entre folhas.

A Coruja é a maior espécie de borboleta do Brasil, com 17 cm, e vive cerca de 3 meses.

Borboleta Morpho

Esta borboleta azul brasileira, comum nas florestas tropicais, possui belas asas azuis. O inseto pode viver até 11 meses dependendo das condições climáticas e predadores do ambiente.

Agora você já sabe identificar determinadas espécies deste inseto tão belo. E para descobrir quanto tempo vive uma borboleta, é só prestar atenção nos detalhes das suas asas e fazer uma breve pesquisa. 

Lembre-se: este é um bichinho que vive pouco tempo comparado com outros, por isso, aprecie o momento quando avistá-lo por aí!

Leia mais conteúdos interessantes sobre o universo dos animais! O que você gostaria de aprender agora?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Rosani oliveira disse:

    ola estou feliz em encontrar informaçoes sobre as borboletas.no começo da pandemia comecei a produzir borboletas ,e maravilhoso ver sobrevoando meu jardim …plantei 2 pes de maracuja e automaticamente veio as borboletas umas lagartas pretas feias e de toneladas numa mesma folha…meus amigos me deram varias maneiras de acabar com elas …eu ria e dizia …deixe minhas borboletas em paz kkkk….por fim elas foram aumentando e aparecendo mais de outras cores e eu amei..que coisa mais linda hj posso contar os casulos acho que tem uns 50 que lindo todo dia elas nascem e sobrevoam minha casa meu corredor me sinto unica…É fantastico!

    • Cobasi disse:

      Rosani, adoramos o seu depoimento! =)

    • Vera Lana disse:

      As borboletas são lindas mesmo, uma delas formou o casulo na porta da minha sala, quando eu vi a sensação foi de arrancar mas pensei,não não ,e comecei a a visa para quem passava no corredor pois eu moro em apartamento não mexe nesse casulo, não arranque e assim foi ,um dia ela nasceu e foi a coisa mais linda, coloquei um pouco de água perto dela ela bebeu água não sei se posso falar se foi xixi que ela fez, mas foi uma água que saiu dela e depois ficou na parede da sala dentro da sala por mais de uns 40 minutos nao mais de 4 horas. Foi muito lindo e depois ela saiu e eu a filmei foi assim magnífico ajudar nascimento de uma borboleta

  2. Dilheri disse:

    Eu sei passei por isso tenho uma de mascote pois não terminou de se formar dentro do casulo. E as asas de trás estão como murchinhas. Aprendi a cuidar dela e dou frita e frutossa e pólen. Mas não consegue voar. Nem com sol. Pelo menos posso ajudar Ela. Mais ela veio mesmo do meu maracujá. Tem um monte de lagarta e só penso queria mais 😍 voando por aqui só que tem muito vento e chuva tadinhas

  3. Isadora disse:

    Eu amei saber quanto tempo ela vive

  4. Também amo a natureza Deus fez tudo perfeito as borboletas são encantadoras disse:

    Pena que partem tão rápido, é um espetáculo da natureza!

  5. LEONEL disse:

    Fiquei triste ao saber que um inseto tão maravilhoso, viva por tão pouco tempo.
    Mas dizem que é o suficiente, vai entender.

Deixe o seu comentário