Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quer saber para que serve a unha de gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
unha de gato trepadeira
Muitos benefícios essa planta traz

Uncaria Tomentosa é o nome cientifico dado planta unha de gato. Ela é uma erva medicinal que traz inúmeros benefícios aos seus usuários e que é usada em decorações e jardinagens. Mas você sabe para que serve a unha de gato?

De modo geral, a unha de gato tem propriedades que são imunoestimulantes. Isso significa que as pessoas a utilizam quando necessitam aumentar a sua imunidade. A planta possui, no Brasil, o nome curioso de unha de gato devido aos seus espinhos, que têm justamente o formato das unhas do felino.

Mas para que serve a erva unha de gato? Continue a leitura e descubra tudo!

Origem e características

A unha de gato é uma trepadeira bastante resistente e tem como característica física principal a presença de espinhos, com folhas bem verdejantes. O seu comprimento pode alcançar até 35 metros, com diâmetro entre cinco e 40 cm. No Brasil, a unha de gato tem origem natural nos estados do Pará, Amazonas, Amapá e Acre.

E para que serve a unha de gato?

Trata-se de uma planta com propriedades medicinais eficientes, para:

  • Combater os sintomas da dengue;
  • Produção de anti-inflamatórios;
  • Tratar doenças musculares;
  • Tratar doenças reumáticas.

Assim, a unha de gato vem sendo bastante utilizada por pessoas que se encontram na terceira idade. Além disso, há uma série de outros benefícios medicinais proporcionados pela erva unha de gato.

Estudos apontam que a unha de gato atua de forma positiva junto ao cérebro. Dessa maneira, ela funciona como um estimulante de memória, razão pela qual é indicada para a prevenção contra a doença de Alzheimer.

Mais benefícios causados pela unha de gato

Essa planta é tão forte que contém propriedades antimicrobianas e age na proteção celular e antioxidante. Você se questiona como ela pode ser ingerida, não é? Saiba que ela é consumida no formato de comprimido ou chá da olha, da sua raiz ou mesmo da casca. É comum utilizar a planta no tratamento de algumas doenças, dentre as quais é possível destacar: gonorreia; reumatismo; amigdalite; virose; rinite; asma; bursite e úlcera.

Além disso, o questionamento de para que serve a unha de gato pode ser respondido com a finalidade de tratar alterações na pele, inflamação nas articulações e infecção por fungos.

Unha de gato em cascata
Saúde e decoração

Consulte um médico ou fitoterapeuta

Quem a ingere realmente usufrui de inúmeros benefícios à saúde. No entanto, somente um médico ou um fitoterapeuta deve indicar o tratamento adequado a ser seguido com a unha de gato. Isso porque o profissional avalia todo o quadro clínico do paciente, bem como o seu histórico de saúde para usar a planta medicinal de modo apropriado.

Você deve considerar uma série de fatores antes que o consumo da unha de gato aconteça, como a interação com outros tipos de medicamentos. O seu consumo desregulado causa queda expressiva na pressão. Por isso, se você sofre de problemas de pressão, então não é melhor não usar essa medicação.

Assim, após consultar um médico ou fitoterapeuta e ele aprovar o uso da unha de gato, basta usufruir de suas propriedades medicinais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Tags:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário