Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro adulto pode comer ração de filhote? Descubra agora!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Filhotes de cachorro comendo ração
Cada cachorro deve receber a reação indicada para a faixa etária

Será que cachorro adulto pode comer ração de filhote? Essa é uma dúvida recorrente entre os tutores, principalmente aqueles de primeira viagem. Por isso, além de responder a essa pergunta, nós iremos mostrar como oferecer o alimento correto e fazer a transição alimentar do seu cão. Confira!

Cachorro adulto pode comer ração de filhote?

Não! Cachorro adulto não pode comer ração de filhote. Cada cachorro deve se alimentar com a ração adequada para a sua etapa da vida. Na Cobasi há opções de rações secas e úmidas para cada uma dessas fases, oferecendo os nutrientes corretos para cães filhotes, adultos e sênior.

Ração para filhote: características

Um cachorro adulto não pode comer ração de filhote porque o alimento para filhotes possui características específicas para essa faixa etária. As principais são: concentração dos nutrientes, o tamanho e a consistência dos grãos, que são desenvolvidos para facilitar a mastigação e deglutição da ração pelo cão filhote.  Além disso, a ração para filhote é rica em proteínas de qualidade para promover o desenvolvimento do cãozinho. É comum em todas as marcas a utilização de cálcio e ferro para o desenvolvimento ósseo do pet. Vitaminas e minerais compõem a formulação desses alimentos e colaboram para o pet crescer forte e saudável.

Como oferecer a ração para filhote?

Além da formulação, diferente dos alimentos para outras fases da vida, a ração para filhote também deve ser oferecida de outra forma. Filhotes gastam mais energia do que adultos e, principalmente, idosos. Por isso, podem entrar em crises hipoglicêmicas com maior facilidade.

A queda no nível de glicose do sangue pode ser resolvida com a oferta frequente de alimentos para os bebês peludos. Busque encher o potinho do seu filhote a cada 4 horas durante o dia, enquanto ele estiver agitado, brincando e gastando energia.

Quando o cachorro cresce e se aproxima da idade adulta, lá pelos 6 meses, as refeições podem ser mais espaçadas até chegar em duas vezes aos dias. No entanto, só substitua a ração de filhote pela ração de adulto com a orientação de um médico-veterinário de confiança.

Ração para cachorros adultos e idosos

Cachorro comendo ração grain free
Oferecer ração de cão filhote para adultos e idosos favorece o surgimento de doenças como a obesidade

Cães adultos possuem necessidades nutricionais diferentes dos filhotes. Ao oferecer uma alimentação tão reforçada para um adulto, você pode inclusive estimular a obesidade. Por isso, substitua a ração de filhote pela de adulto para animais na fase de manutenção. Sua formulação é mais equilibrada e visa a longevidade e saúde do animal.

Já os cães idosos entram na fase de reposição, quando a perda de nutrientes é mais acentuada. Por isso, os alimentos para cachorro sênior são desenvolvidos para o fortalecimento ósseo, suporte ao coração e outros problemas comuns dessa etapa da vida do seu animal de estimação.

Qual é a idade certa para fazer a transição da ração?

Agora que você já sabe que cachorro adulto não pode comer ração de filhote, chegou o momento de descobrir qual é a hora certa de fazer a troca da ração do seu animal. Saber a fase da vida do seu animal de estimação é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dele.

A ração para cães filhotes deve ser oferecida para animais entre os 45 dias de vida – período em que é realizado o desmame – até os dois anos de idade. A partir do segundo ano de vida, o cão já é considerado adulto e deve se alimentar com a ração específica para a sua faixa etária.

Por fim, por volta dos sete anos, o animal atinge a senioridade, sendo necessário realizar novamente a troca da ração. É importante lembrar que essas referências são para animais saudáveis. Se o seu cãozinho sofre com algum problema de saúde, consulte um médico-veterinário de confiança. Só ele poderá indicar o alimento ideal para o pet.

Como realizar a troca de ração do seu cachorro

Realizar a troca de ração do cachorro é um momento delicado tanto para o tutor quanto para o pet. Por isso, a transição alimentar precisa ser feita gradualmente substituindo a ração atual pela nova. Dessa maneira, ele terá tempo para se adaptar à nova refeição. Confira o gráfico abaixo e saiba como realizar a troca de ração do seu amigo.

gráfico com as fases para a troca de ração correta
A troca de ração dos cães deve ser gradual

Gostou de saber que cachorro adulto não pode comer ração de filhote e como fazer a transição alimentar do seu animal? Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário para a gente e lembre-se: dar a ração adequada é muito importante para a saúde do seu cãozinho!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Antônio Hercilio.da Silva disse:

    Tenho pincher, um 2.4 anos (macho 2,100 grs) e outra de 1,5 anos (fêmea 2,800grs) qual a melhor ração para os.dois.
    Qual ração de vocês me indicam .
    Um grande de abraço.
    Aguardo resposta

    • Cobasi disse:

      Olá, Antônio! Como vai?
      Dar a ração adequada é muito importante para oferecer saúde aos seus animais de estimação. Converse com seu médico-veterinário, pois ele conseguirá indicar uma alimentação que atenda todas as necessidades dos seus pets. Não deixe de passar na Cobasi mais próxima a você e aproveitar os melhores preços.

  2. Thalyta disse:

    Tenho 3, Uma com 7 anos, uma com 5 e outra com 2 anos, elas comem Premier Filhote, porque dizem que tem mais nutrientes, devo trocar para a de adulto?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      È importante que saiba que os cães adultos possuem necessidades nutricionais diferentes dos filhotes.
      Já os cães idosos entram na fase de reposição, quando a perda de nutrientes é mais acentuada. Por isso, os alimentos sênior são desenvolvidos para o fortalecimento ósseo, suporte ao coração e outros problemas comuns aos cães idosos.

      Contudo, recomendamos que converse com um médico-veterinário para que ele possa receitar uma alimentação balanceada e de acordo com a idade e necessidades do animal. Pois é necessário pensar em uma formulação mais equilibrada e que visa a longevidade e saúde do pet.

  3. Marcela disse:

    Tenho uma Lulu da Pomerania de 12 meses, ela pesa 2kg. Ela come a formula natural fresh meat filhote, para porte mini. Já ouvi falar que a partir de 1 ano já pode fazer a troca, mas ainda estou com receio. O que seria mais recomendado? a partir de 2 anos trocar para a de adulto?

  4. maria lucia menoni de melo disse:

    eu tenho 4 cachorros, um de 6 anos duas de 4, e uma de 2anos, mas eles nao se adaptam a outra racao que nao seja a de filhoes e somente uma marca. o que fazer?

    • Cobasi disse:

      Se seus cachorros não se adaptam a outras rações, é possível que estejam acostumados com o sabor ou a textura específicos da ração atual. Tente fazer a transição gradualmente, misturando a nova ração com a antiga em quantidades crescentes ao longo de vários dias.

Deixe o seu comentário