Descubra como escolher a melhor ração para Pastor Alemão

Compartilhar:


pastor alemão com a lingua de fora

O Pastor Alemão é uma das raças de grande porte mais doces. Atenciosos, protetores e muito ativos, é importante que esses animais comam alimentos da melhor qualidade no dia a dia, de modo a suprir todas as suas necessidades. E você sabe qual a melhor ração para Pastor Alemão?

A ração é a base da dieta de todos os animais domésticos. Esse alimento possui nutrientes essenciais para o bom desenvolvimento dos pets, de acordo com idade, porte e raça. Por isso, escolher o melhor produto pode ser desafiador. Mas não se preocupe! A Cobasi te ajuda.

Separamos dicas para tutores escolherem a ração para Pastor Alemão certa. Vamos lá?

Como escolher a ração para Pastor Alemão?

filhote de pastor alemão mexendo em saco de ração

A escolha do alimento certo varia de acordo com uma série de fatores. Em primeiro lugar, o Pastor Alemão é uma raça de grande porte. Logo, esses cães precisam de mais alimento, visto que comem mais em comparação a outros animais.

Além disso, o cão dessa raça também está predisposto a diversas doenças, como:

  • mielopatia degenerativa (doença neurológica);
  • displasia coxofemural (que afeta as articulações);
  • foliculite (problema de pele).

Então não pense que qualquer ração serve! Na verdade, o alimento deve conter todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável do pet. Assim, evita-se não só essas doenças, como outros problemas de saúde.

Também é importante que o tutor escolha uma ração que se adeque à idade do cão. Isso porque esses animais precisam de quantidades diferentes de nutrientes em cada fase da vida. Filhotes, por exemplo, necessitam de mais carboidratos que cães seniores. Por isso, as rações para Pastor Alemão filhote são mais calóricas.

Fique atento às indicações nas embalagens.

Nutrientes essenciais

Pensando em todas as dicas anteriores, chegou a hora de avaliar os nutrientes na embalagem. Então confira quais ingredientes não podem faltar na ração do Pastor Alemão!

  • Ômegas 3 e 6: melhoram a saúde da pele e dos pelos, auxiliam a saúde cardiovascular e o sistema imunológico.
  • Fibras: estimulam o bom funcionamento do trato intestinal.
  • Proteínas: responsáveis por fortalecer os músculos, dar energia, prevenir doenças e regular hormônios.
  • Cálcio: melhora o funcionamento cardiovascular e o desenvolvimento dos ossos.
  • Yucca: reduz o volume das fezes e o odor. Por isso é indispensável para cães e tutores que moram em casas ou apartamentos pequenos.
  • Prebióticos: também melhoram o funcionamento do intestino e regulam as fezes.

Além disso, se a ração tiver extratos e conservantes naturais na formulação, melhor ainda! Dê preferência àquelas que contêm carnes, frutas e verduras. Quanto mais natural for, melhor para o seu cachorro.

No caso da ração para Pastor Alemão filhote, verifique se há inositol na composição. Esse nutriente estimula o crescimento e evita problemas durante os primeiros meses de vida. 

Já para os pets seniores, a condroitina e glucosamina são dois componentes de excelente qualidade, que estimulam a elasticidade da cartilagem. Outros nutrientes que não podem faltar são o EPA e a DHA, responsáveis por melhorar a saúde dos ossos e articulações.

E qual ração devo evitar?

Passe longe das rações com transgênicos, corantes e conservantes sintéticos. Isso porque, a longo prazo, esses ingredientes podem causar alergias, sobretudo ao Pastor Alemão, uma vez que essa raça é propensa ao desenvolvimento de alergias alimentares.

Qual o melhor tipo de ração para Pastor Alemão?

pastor alemão sentado no sofá de lingua para fora

Existem três tipos de ração para Pastor Alemão: standard, premium e super premium. Confira mais detalhes sobre cada uma delas!

Ração standard

Rações standard são as mais econômicas. Elas possuem bons ingredientes na formulação, mas sua principal função é saciar a fome. Apesar disso, com esse tipo de alimento, o pet vai comer mais vezes ao dia.

Ração premium

A ração premium é melhor que a standard. Sua fórmula conta com ingredientes de alta qualidade, mais eficazes na regulação do organismo. Nesse caso, o cachorro vai comer em menor quantidade, pois ela garante maior saciedade durante o dia.

Super premium

Esse tipo de ração é o mais eficaz. Ela possui ingredientes da mais alta qualidade, com todos os nutrientes capazes de fortalecer a saúde canina. Como são enriquecidas, geram maior sensação de saciedade.

Vale a pena comprar ração para Pastor Alemão barata?

Com relação ao custo-benefício, o ideal é investir em rações super premium. Embora sejam mais caras em comparação às outras, elas garantem maior saciedade ao pet. Isso significa que o cão vai comer menos durante o dia. Dessa maneira, a ração dura por mais tempo e ainda nutre o seu cachorro da maneira certa.

Quantas vezes por dia um Pastor Alemão deve comer?

Durante os primeiros meses de vida, filhotes devem comer três vezes ao dia. A partir dos seis meses, quando alcançam a fase adulta, diminua o número de porções diárias para duas vezes. Sempre consulte um médico-veterinário para receber as melhores instruções de acordo com as necessidades do seu pet.

Não se esqueça de fornecer água diariamente, sempre limpa e fresca, em bebedouros espalhados pela casa.

Gostou das dicas? Com todas as nossas dicas vai ser fácil escolher a melhor ração para o seu animal de estimação!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário