Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Remédio caseiro para sarna de cachorro: métodos naturais funcionam?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como fazer remédio caseiro para sarna?

Coceira intensa, feridas e até mesmo infecções graves, a sarna é uma doença que causa muito incômodo nos animais e também pode contaminar humanos. Por isso, a busca por remédio caseiro para sarna de cachorro é comum. Mas será que medicar o seu pet em casa é recomendado e seguro?

Descubra isso e muito mais!

O que é sarna?

Antes de saber se é seguro e eficaz dar remédio caseiro para sarna em cachorro, é importante ter mais informações sobre a doença. A sarna é causada por ácaros que ficam na pele do animal. É possível observar três tipos de sarna mais comuns nos cães, sendo que dois deles são contagiosos.

A sarna otodécica é uma doença que afeta apenas os ouvidos do animal e acontece apenas em cães e gatos. Contudo, além de coçar muito, essa doença ainda é capaz de provocar uma inflamação no ouvido do animal.

Já a sarna sarcóptica, ou escabiose, pode acontecer em todo o corpo do cachorro e provoca coceiras intensas, além de uma crosta na pele, muito parecida com a caspa humana. Também chamada de sarna vermelha, esse tipo de sarna pode ser transmitida para os humanos.

O último tipo de sarna que o seu pet pode ter é a sarna demodécica, que é a única que não é contagiosa. Também chamada de sarna negra, essa doença não tem cura. Esse tipo de sarna é passada da mãe para o filhote.

Cada tipo sarna exige um tratamento diferente e definir qual o remédio caseiro para sarna de cachorro fica ainda mais complicado. Apenas um veterinário pode indicar qual os remédios bons para sarna de cachorro a partir de um diagnóstico que pode exigir até exames laboratoriais.

Tratamento e remédios para sarna

Qual remédio caseiro para sarna dar para meu pet?

Para os diversos tipos de sarna é preciso realizar alguns exames laboratoriais eles garantem o diagnóstico correto. Uma vez identificada a sarna e qual das variação do estão presentes no animal, o veterinário vai passar o tratamento adequado a ser feito.

Quando o veterinário identifica a doença como sendo sarna escabiose, normalmente os remédios recomendados de uso tópicos, como cremes e pomadas, que são específicos para  aplicar nas áreas afetadas. Apenas nos casos mais graves o veterinário indica o uso de remédios via oral ou injetável. 

Já, se a sarna for a otodécica, o tratamento é feito também com medicamentos tópicos aplicados diretamente no ouvido do animal. No caso da sarna demodécica, o tratamento pode varias entre banhos terapêuticos, uso de antiparasitários e até medicamentos injetáveis.

Seja um remédio caseiro para sarna canina ou um alopático, só deve ser administrado com a indicação de um veterinário. Além de ineficaz, a utilização de substâncias sem supervisão podem desencadear outras doenças, como intoxicação, alergias e até levar o animal à óbito.

Remédio caseiro para sarna de cachorro com vinagre

Um dos remédios caseiros para rabujo de cachorro mais comentados é aquele que utiliza o vinagre de maçã. No entanto, a ingestão do líquido pode causar alergia, dores abdominais e vômitos. Sendo assim: evite!

Nenhum alimento ou medicamento, por mais inofensivo que pareça, deve ser dado ao seu pet sem a orientação e supervisão de um veterinário. Algumas substâncias que são saudáveis para humanos podem até matar cães.

Como prevenir a sarna canina?

A prevenção é a melhor forma de poupar preocupações com seu cão, por isso é fundamental investir em alguns cuidados para evitar este problema. Fizemos uma lista de atitudes saudáveis e recomendadas para manter seu pet livre de sarna:

  • Mantenha o cachorro saudável: fortalecer o sistema imunológico do pet evita a contaminação;
  • Evite o contato com animais infectados;
  • Tenha rotina de banhos e visitas ao veterinário para acompanhamento e controle;
  • Mantenha o local onde o pet fica sempre limpo;
  • Utilize antiparasitários de acordo com a recomendação do médico-veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

7 Comentários

  1. Denise disse:

    Minha cadela está com sarna estou usando shampoo caro e não está resolvendo estou usando sabonete de glicerina que a médica reconendou ela senti muita coceira no ouvido tenho limpador é coloco medicamento estou muito preocupada ela ainda,está com um caroço ao lado do bumbum fez a retida com lâmina é o líquido com agulha a médica essa demorando muito com resultado tenho medo se perder a minha querida cachorrinha labrador ela tem 12 anos tem que fazer cirurgia p retirada desse caroço vcs poderiam me indicar um local aqui em Niterói Itaipu que pudesse fazer a cirurgia maia barata existe hospita público em Icaraí fico preocupada dela nao5 aguentar devido a idade poderia me orientar.Grata Denise

  2. Simone disse:

    Tô muito preocupada pq meus cachorros apareceu uns pelados parecendo sarna tô tratando com remédios e não tá adiantando …o que eu vou fazer?o que eu uso?

  3. Sueliy Helena marques disse:

    Meu cachorro está com uma sarna brava já gastei no veterinário mas não está resolvendo oq faço para amenizar isso nele

Deixe o seu comentário