Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sarna demodécica: saiba como tratar e prevenir a sarna negra

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com sarna demodécica
A sarna demodécica afeta principalmente cães jovem com menos de 18 meses de vida

A sarna demodécica, conhecida popularmente como sarna negra, é uma doença causada por um ácaro que atinge a pelagem e a pele dos cães. Descubra tudo sobre a sarna vermelha, inclusive o que fazer para manter o seu animal de estimação longe dela. Confira!

O que é a sarna demodécica?

A sarna demodécica é uma doença causada por um ácaro que fica alojado na base da pelagem do cachorro, conhecido como Demodex canis. A sarna negra é bastante comum em animais com menos de 18 meses de vida, pois, nessa fase, eles ainda não têm o sistema imunológico desenvolvido para protegê-los.

Quais tipos de sarna demodécica existem

A sarna demodécica em cachorros é classificada por veterinários em dois tipos: a sarna negra localizada e a sarna demodécica generalizada. O que diferencia entre uma e outra é o nível de infestação da pelagem dos cachorrinhos. Conheça melhor cada uma delas.

Sarna negra localizada

A sarna negra localizada é uma infestação que afeta, principalmente, cães filhotes entre os 3 e 6 meses de vida. Ela costuma se desenvolver na região da cabeça e das patas do animal. É importante lembrar que, se não diagnosticada e tratada corretamente, ela pode evoluir para sarna demodécica generalizada.

Sarna demodécica generalizada

A sarna demodécica generalizada é uma infestação agressiva de Demodex canis. Ela atinge praticamente todo o corpo do animal. Cães com imunidade baixa e idosos são mais suscetíveis à manifestação do ácaro, que ataca a cabeça, barriga, peito, patas e tronco.

Como é a transmissão da sarna negra?

A transmissão da sarna negra acontece entre a mãe e o cachorro filhote durante a fase de amamentação. É comum que os ácaros Demodex canis migrem da pelagem da mãe para os corpos da ninhada e se espalhem por todo o corpo do pet.

A partir de então, os cãezinhos, que ainda possuem um sistema imunológico fragilizado, não têm capacidade de controlar a ação dos ácaros. É importante lembrar que a sarna vermelha não é transmissível dos animais de estimação para os seus tutores.  

Sarna demodécica: raças mais afetadas

coceira em cachorro pug triste
O Pug é uma das raças mais suscetíveis a contrair a sarna negra

A sarna demodécica é uma doença que atinge cães de todas as raças, idades e portes. Porém, há algumas raças que desenvolvem a doença em virtude das características da pelagem. São elas. 

  • American Staffordshire;
  • Bull Terrier;
  • Bulldog francês;
  • Bulldog inglês;
  • Pitbull;
  • Pug;
  • West Highland Terrier;
  • Yorkshire.

Os sintomas da sarna demodécica

Apesar de ser uma doença com maior incidência em cães filhotes, a sarna negra pode se manifestar em qualquer fase da vida do animal, desde que ele tenha imunidade baixa. Por isso, é importante o tutor ficar atento aos sintomas de sarna demodécica, que são:

  • queda de pelo;
  • vermelhidão na pele;
  • inchaço na região;
  • falhas na pelagem;
  • mau cheiro;
  • coceira;
  • descamação da pele (presença de um tipo de caspa).

Meu cachorro está com sarna negra?

Para confirmar a presença da sarna negra no seu cachorro, é preciso levar o animal a um médico-veterinário. O especialista irá realizar a raspagem na região e analisar a pele do pet  em busca do Demodex canis. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de biópsia para a confirmação ou não do diagnóstico.

Sarna demodécica tem cura?

Não há cura para sarna demodécica, pois a presença dos ácaros na pelagem faz parte da rotina do animal. Entretanto, banhos, medicamentos antiparasitários e o fortalecimento da imunidade são ações que evitam a ação do Demodex canis. 

O tratamento paliativo para sarna negra consiste em desenvolver o imunológico do animal. A maneira ideal de fazer isso é garantindo uma rotina saudável para o seu cão. Primeiro, ofereça ração de qualidade de acordo com a faixa etária do pet.

Em seguida, procure realizar atividades físicas, seja por meio de passeios a parques e jardins ou entretendo o animal com seus brinquedos favoritos. Por fim, não se esqueça de manter a carteira de vacinação do pet sempre em dia. Assim você conseguirá evitar o surgimento da sarna demodécica no seu melhor amigo. 

Agora que você já sabe o que é e como tratar sarna demodécica em cachorro, ficou mais fácil cuidar do bem-estar do seu animal de estimação. Se você ficou com alguma dúvida, deixe uma pergunta nos comentários. Vamos adorar te ajudar! 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Marco Antonio Azeredo disse:

    Qual o melhor medicamento para tratar e controlar a sarna negra?

    • Cobasi disse:

      Marco, existem vários medicamentos e tratamentos para sarna, no entanto, eles devem ser administrados após uma visita ao médico-veterinário e com o diagnóstico correto da doença. Apenas um profissional qualificado pode realizar essa avaliação que vai indicar qual o estágio da doença e qual é o tratamento mais adequado.

Deixe o seu comentário