Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Shih tzu: saiba mais sobre a raça

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Shih tzu: saiba mais sobre a raça

Um cãozinho fofo, inteligente e muito adaptável, o shih tzu é o verdadeiro companheiro de todas as horas. Conhecido por se adaptar a espaços menores, como os apartamentos, o shih tzu vai preferir ficar em áreas interiores mesmo que tenha um quintal inteiro à sua disposição.

Isso porque, diferentemente de outras raças de cachorros que foram criadas para pastorear animais, caçar ou ser cães de guarda, o shih tzu já nasceu com o propósito de ser um cão de companhia.

Vem com a gente nesse artigo saber mais a respeito da raça e descobrir se ela é ideal para você!

Características gerais do shih tzu

O focinho achatado, os pelos longos e macios e o olhar doce estão entre as principais características do shih tzu. Aliás, a maneira como os pelos crescem na cabeça do cãozinho, formando uma pequena juba, foi escolhida para batizar a raça: shih tzu, em chinês, significa “pequeno leão”. É ou não uma fofura?

Originário do Tibete, com registros que datam de 624 antes de Cristo, o shih tzu cresceu e ganhou popularidade na China, ao ser escolhido como o cão da família imperial. A postura do shih tzu é elegante, e sua cabeça erguida, assim como seu rabinho, dão ao cão um aspecto orgulhoso de si mesmo.

Comportamento e personalidade do shih tzu

Comportamento e personalidade do shih tzu

O shih tzu é muito apegado aos seus tutores e adora ser mimado. Por isso, ainda que seja um cachorro recomendado para quem mora em apartamento, não é indicado deixá-lo sozinho por longos períodos. Além de existir a possibilidade de o shih tzu ficar deprimido, ele provavelmente vai desenvolver comportamentos destrutivos para extravasar a angústia da solidão.

E, por falar em comportamentos destrutivos, o shih tzu precisa aprender desde cedo quais são as regras da casa e quem é que manda. Do contrário, pode se tornar um cão voluntarioso e cabeça dura, que pode não obedecer aos comandos recebidos por pura teimosia.

Cuidados de saúde e alimentação com o shih tzu

Assim como deve ser feito com todos os cachorros com pelos mais longos, o shih tzu precisa ser escovado diariamente. A frequência de banhos deve ser semanal, com atenção especial aos ouvidos, pois a raça tem tendência a desenvolver infecções auditivas.

A alimentação do shih tzu deve ser criteriosa para contornar a propensão que a raça tem à obesidade. A escolha da ração precisa levar em consideração, também, a característica da raça de praticar a coprofagia, ou seja, a ingestão das próprias fezes.

Algumas vezes, esse comportamento pode ser incentivado pelo consumo de rações de baixo aproveitamento nutricional, que resultam em fezes que ainda são “interessantes” para o shih tzu do ponto de vista nutritivo. Por isso, é sempre bom seguir as orientações do médico veterinário e optar pelos alimentos mais indicados para cada tipo de cachorro.

Quer saber mais sobre o shih tzu? Confira no site da Cobasi mais detalhes sobre esse e muitos outros tipos de cãozinho. Pesquise bastante, converse com profissionais e descubra qual deles é o mais indicado para você!

Continue explorando mais sobre a raça:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Jéssica Eugênia Xavier de Farias disse:

    Quero parabenizar pela publicação com essas dicas e curiosidades tão importantes sobre o pet shih tzu.
    Para mim foi de grande valia.

Deixe o seu comentário