Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Shih-poo: conheça mais sobre a raça de cachorro mestiço

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Shih-poo

O Shih-poo é um cachorro que surgiu a partir do cruzamento entre Poodle e Shih-Tzu. A raça acabou ganhando popularidade por se parecer com um ursinho de pelúcia, peludinho e de porte pequeno. 

Além disso, esses cachorros são muito carinhosos e possuem uma saúde de dar inveja! 

Origem do Shih-Poo

Como falamos, o Shih-Poo surgiu a partir do cruzamento entre um Shih-Tzu e um Poodle, duas raças que são bastante conhecidas. Rumores indicam que a raça tem origem na Europa, no entanto, não há registros de quando podem ter aparecido os primeiros filhotes

Além disso, embora o Shih-Poo tenha ganhado popularidade mundial, a raça ainda não foi reconhecida pelas organizações citológicas internacionais. Isso é bem comum quando se trata de raças de cachorros híbridos. 

Conheça as características desse adorável cãozinho

Por ser uma raça híbrida e que atualmente está presente em vários países ao redor do mundo, é complicado estabelecer um padrão para a raça, especialmente quando falamos em peso e tamanho. 

No entanto, de modo geral, podemos afirmar que o Shih-Poo é um cão de porte pequeno, costuma medir entre 20 e 38 cm e pesar entre 3 e 8kg. A expectativa de vida da raça dura cerca de 17 anos, mas isso pode variar de acordo com a saúde e os cuidados com o pet. 

Por serem animais provenientes de duas raças distintas, o Shih-poo possui características de ambas, de forma bem balanceada. Possui uma cabeça com formas delicadas e sutis, olhos arredondados e próximos, orelhas arredondadas como as dos poodles, focinho longo e fino

Os Shih-poo são cachorros de pelos mistos, variando entre longos e curtos; volumosos e ondulados. A pelagem maior se localiza entre a cabeça, orelhas e a cauda. 

Os pelos podem ser de cores variadas: cinza, marrom, preto, castanho, creme ou branco.  Por serem misturados com o poodle, seus pelos não costumam cair com facilidade, tornando-os em um cachorro hipoalergênico. 

cachorro mestiço Shih-poo

Personalidade e Temperamento

Os cachorros da raça Shih-poo são muito dóceis, amorosos, afetuosos, felizes e bem humorados. Ao mesmo tempo, entre outras características de temperamento, eles também podem ser agitados, inquietos e brincalhões. 

Por gostarem de estar próximos de pessoas, são ótimos cães de companhia, se dão bem com crianças e com idosos. Contudo, eles são carentes e podem sofrer de ansiedade por separação. 

Além disso, costumam ser medrosos e um pouco inseguros quando o assunto é gente desconhecida, por isso, é fundamental socializar o cachorro desde filhote. 

híbrido Shih-poo

Saúde e Cuidados

Por ser um cachorro com pelos longos, o Shih-poo precisa de escovação frequente. Apesar de não perder muito pelo, as escovações ajudam o pet a retirar os pelos mortos, além de evitar os nós.

Além disso, é importante oferecer ao pet uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes e minerais. Caminhadas e brincadeiras são fundamentais para equilibrar a saúde do pet e deixá-lo mais calmo, evitando o desenvolvimento de ansiedade e agitação. 

Apesar de o Shih-poo ser um cachorro com uma saúde de ferro, não podemos ignorar que ele pode ter problemas de saúde herdados de seus progenitores.

Entre eles, estão possíveis problemas oculares, relacionados ao surgimento de cataratas ou atrofia da retina. Além disso, eles podem ter problemas como hipotireoidismo. 

Uma forma de prevenir o aparecimento de doenças é estar sempre atento e levar o pet ao veterinário regularmente

Gostou deste texto? Leia mais em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Aparecida dos santos disse:

    São cães adoráveis tenho um preto com caramelo

  2. MARILDA disse:

    Eu tenho um shippo, são bem inteligentes como o poodle e tem o focinho menos achatado e o pelotão e liso e é bem espesso

    • Aline disse:

      Pode me recomenda uma ração é com que idade posso dar banho nele

      • Cobasi disse:

        Oi, tudo bem?
        Opte por opções de rações super premium, pois o alimento proporciona nutrição completa desenvolvido sob medida para o seu cão. Além disso, por ser mais nutritiva, as porções diárias são menores e um pacote dura mais tempo que as demais rações.
        Em relação ao banho do seu cãozinho, é necessário que ele esteja vacinado, pois os filhotes são muito sensíveis e podem adoecer.

  3. Karol Rodrigues disse:

    Tenho um shipoo ele ficou com secrela da cinomose ficou muito irritado com barulhos

Deixe o seu comentário