Maltipoo: conheça mais sobre essa raça de cachorro híbrido

Compartilhar:


maltipoo

As raças de cachorro híbrido estão cada vez mais conhecidas, e foi assim que surgiu o Maltipoo, uma junção de Maltês com Poodle que conquistou os amantes de cachorros pequenos. 

Neste texto, vamos te explicar mais sobre a origem e as principais características desta raça!

Como surgiu o Maltipoo?

O cachorro Maltipoo é originário dos Estados Unidos. A raça surgiu por volta dos anos 90 e se popularizou rapidamente.

Embora a origem do Maltipoo não seja tão bem definida, há especulações de que esses animais foram criados com a proposta de conseguir cachorros hipoalergênicos, uma vez que os poodles não soltam muitos pelos.

Apesar de popular, o Maltipoo ainda não é uma raça reconhecida por nenhuma organização cinológica, o que dificulta na hora de definir padrões comportamentais, de cores, etc.

Principais caracteristicas do Maltipoo

Quando se trata de informar as características de alguma raça, é importante levar em consideração todos os traços que compõem o animal, como a forma do corpo, pelagem, tamanho e até mesmo seu comportamento.

Por ser um cachorro descendente do cruzamento entre um Poodle e um Maltês, o Maltipoo tem a tendência ser um cachorro de pequeno porte. É possível encontrá-los em três tamanhos, no entanto, todos se enquadram na categoria de cães de pequeno porte.

Sendo assim, incluindo as três variações, o Maltipoo pode pesar entre 1 e 7 kg. A primeira classificação é conhecida como “teacup”, pesando entre 1 e 2,5 kg; Toy mini, a segunda, pesando entre 2,5 e 4 kg ou simplesmente Toy, com o peso entre 4 a 7 kg.

A raça tem uma expectativa de vida que pode variar entre 12 a 14 anos, contudo, vai depender do nivel de qualidade de vida do pet.

O cachorro da raça Maltipoo possui a pelagem lisa e densa, levemente ondulada e pode ser encontrado com pelos cacheados, apesar de mais raro.

Podem ter as mesmas cores dos Poodles, sendo mais fáceis de serem encontrados em branco ou creme. Entretanto, também é possível encontrar Maltipoo mesclado ou com manchas de outras colorações.

Temperamento e Personalidade

O Maltipoo tende a ser um cachorro muito dócil, amoroso, carente e que requer atenção frequente. Por serem assim, não gostam de ficar sozinhos por muito tempo. 

Além disso, o Maltipoo é um cachorro que gosta de brincar e se dá muito bem com idosos, crianças e outros animais. São perfeitos pra ter como cão de companhia e adoram estar perto de seus tutores. 

Pela mistura das duas raças que originaram o Maltipoo, ele é considerado um cachorro muito inteligente e ativo; que aprende com facilidade, apesar de ser um pouco teimoso. Por isso, na hora de ensinar algum truque ao pet, é importante repetir algumas vezes. 

Além disso, são cachorros muito alegres, vivem abanando o rabinho pelos cantos da casa e almejando a atenção dos tutores!

cachorro mestiço

Saúde e Cuidados

Por ser um cachorro híbrido, o Maltipoo pode herdar as doenças características de seus progenitores. Os Poodles têm muita tendência a problemas sanguíneos e oculares, como atrofia da retina, além de desenvolver displasia de quadril.

Já o Maltês, tende a ter problemas no sistema respiratório, alterações orais, mal formações na boca e arcada dentária ou infecções bucais

No entanto, a melhor forma de prevenir problemas maiores em relação às doenças hereditárias, é consultar um veterinário frequentemente. Desta forma, as doenças podem ser tratadas e diagnosticadas o quanto antes

Outra maneira de garantir maior qualidade de vida ao Maltipoo, é oferecer a ele uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e nutrientes. Por fim, lembre-se de realizar atividades físicas frequentes, contudo, moderadas de esforço. 

Por serem animais carentes, é fundamental que os tutores não deixem eles muito tempo sozinho, evitando problemas como depressão e ansiedade. Ainda pensando nisso, jogos e brinquedos interativos podem ser ótimas opções para garantir entretenimento ao pet.

É essencial dar atenção à pelagem do animal, que deve ser escovada com frequência para a retirada de pelos soltos e subpelo. Tosas frequentes também são recomendação. 

Gostou deste texto? Leia sobre outras raças híbridas em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Emilia Alencar disse:

    Tenho uma Poodle com Maltez – Maltipoo – 2 anos, gostei muito das informações, pois estão de acordo com às características da minha cadelinha, obrigada.

Deixe o seu comentário