Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Goldendoodle: saiba mais sobre essa raça que vem fazendo sucesso

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
goldendoodle

Apesar de muita gente achar que o Goldendoodle é uma raça recente, a criação deste cachorro já vem desde os anos 90. Sendo assim, podemos considerar que a maioria dos pets da raça que encontramos hoje em dia, já não são da primeira geração da raça.

O Goldendoodle é uma raça conhecida como híbrida, isso porque ela é originária de um cruzamento entre outras raças distintas. Neste texto vamos te explicar tudo sobre eles, que vem ganhando mais espaço e conquistando o coração dos apaixonados por pets.

Origem do Goldendoodle

O Goldendoodle é uma raça de cachorro mestiço, criados a partir da cruza entre o Golden Retriever e um Poodle. É justamente da junção dos nomes dessas duas raças que foi denominado a raça. 

Um dos propósitos pela criação da raça veio devido a alta procura por cachorros considerados hipoalergênicos.

Os Poodles são famosos por perderem poucos pelos, além de serem considerados inteligentes. Já os Goldens, possuem habilidades presente em poucas raças. Essa mistura, faz dos Goldendoodles animais que poderiam se tornar cães guia e até de terapia.

Os Goldens são animais com grandes habilidades para terapias e muito conhecidos por sua função de cão guia. No entanto, ele perde muito pelo e demanda de escovação frequente,  se a pessoa a quem ele for prestar essa assistência for alérgica, isso pode ser um problema. 

Os primeiros filhotes híbridos do Goldendoodle, nasceram por volta dos anos 90, originários da Austrália e dos Estados Unidos. Apesar de estarem por aí há mais de duas décadas, a raça ainda não é reconhecida oficialmente pela classificação cinológica.

goldendoodle brincando

Caracteristicas do Goldendoodle

Por ser uma raça de cachorro híbrida, o Goldendoodle pode ser encontrado em três tamanhos diferentes. Ele pode ter o porte grande, chegando a pesar até 30kg; o porte médio, com até 20 kg e o porte pequeno, com o peso de até 6 kg.

Além disso, essa raça apresenta dimorfismo sexual, dessa forma, as fêmeas acabam sendo mais fáceis de identificar por terem alguns centímetros a menos que os machos.  

O Goldendoodle é caracterizado por um corpo alongado, cabeça longa, focinho e olhos escuros, orelhas grandes e caídas. A raça não configura um padrão de cor, no entanto, é comum encontrar em cores claras, como branco, dourado, champagne ou cinza. 

A pelagem do Goldendoodle tende a ser crespa e densa, caracterizada por um fio espesso e grosso. Alguns cachorros da raça podem apresentar pelo ondulado ou liso. 

 de poodle com golden

Personalidade e Temperamento

Por ser uma raça proveniente do Golden Retriever e do poodle, o Goldendoodle costuma ser um cachorro sociável, bem humorado, simpático, carinhoso e amável

Eles se dão muito bem com crianças, idosos e outros pets. Adoram praticar exercícios e brincar com os tutores. Contudo, são bem carentes e não gostam muito de ficar sozinhos em casa

Além disso, esses cães são muito amáveis, portanto, não são uma boa raça para atuar como cão de guarda

Saúde e cuidados com a raça

É comum que os cachorros mestiços apresentem doenças típicas de seus progenitores. Sendo assim, o Goldendoodle pode herdar do Golden a displasia de quadril. Já dos poodles, a tendência é ter problemas sanguíneos e de visão, como glaucoma ou catarata. 

Uma das formas de prevenir que o cachorro sofra com alguma das doenças hereditárias, é levando ele a consultas frequentes ao médico veterinário. Desta forma, ao menor surgimento de sintomas, o pet poderá ser tratado com antecedência.

Em relação aos cuidados diários com a raça, o Goldendoodle não é um cachorro que costuma dar muito trabalho. Por soltar pouco pelo, eles não precisam de escovação diária, no entanto, é importante escovar pelo menos uma vez por semana. 

Além disso, eles tendem a ser animais bem agitados, sendo recomendado a prática de atividades físicas regulares, como forma de gastar as energias. 

A alimentação desta raça deve ser balanceada. Por serem cães muito energéticos, o ideal é oferecer uma ração super premium de qualidade, rica em vitaminas e nutrientes.

No entanto, eles são bem gulosos, por isso, o ideal é criar uma rotina para alimentação e caso ele coma muito rapidamente, é indicado o uso de um comedouro lento. 

Gostou desta publicação? Leia mais em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário