Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é pedigree? Saiba os detalhes sobre o tema

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que é pedigree

O termo pedigree é extremamente popular no Brasil. Amante de cachorro ou não, com certeza você já ouviu esse termo em algum momento da vida. Mas será que as pessoas sabem o significado correto da palavra pedigree? Descubra agora!

O que é pedigree de cachorro?

A palavra pedigree nada mais é do que um certificado que atesta a pureza da raça de um cachorro. Isto é, uma comprovação de que aquele pet não é fruto do cruzamento de nenhuma mistura de raças, mas uma raça pura. No Brasil, o documento é emitido por instituições como a Sobraci (Sociedade Brasileira de Cinofilia) e a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). E, apesar de não ter muita relevância para os tutores de maneira geral, a certificação traz alguns benefícios para um seleto grupo de pessoas.

Quais os benefícios do pedigree ?

Para muitos tutores, o fato de um cachorro ter ou não pedigree não quer dizer nada. Afinal, os laços de carinho e afeto compartilhados entre eles superam qualquer status que o cão possa ter em seus órgãos representativos.

Em contrapartida, o certificado possui, sim, uma relevância prática para nichos bastante específicos. O atestado de pedigree é, por exemplo, obrigatório para tutores que desejam inscrever seus animais em competições e exposições oficiais da CBKC.

Além dos cães que participam de competições, saber o que é pedigree e concretizar seu processo de regulamentação é importante para pessoas dedicadas à criação de raças específicas de cachorros. Nesses casos, o certificado oferece credibilidade ao criador quanto à origem dos animais, sobre a lisura e a organização de sua atuação junto aos órgãos competentes.

Como fazer o pedigree do meu cachorro?

o que é pedigree

Agora que você sabe o que é pedigree, é possível que esteja interessado em retirar o certificado do seu pet. Para fazê-lo, antes de tudo, é preciso participar de um processo relativamente burocrático.

O principal objetivo das etapas conduzidas pela CBKC é garantir que o cachorro em questão pertence, de fato, a uma linhagem pura de uma das cerca de 350 raças reconhecidas mundialmente.

Neste contexto, o caminho mais simples é a apresentação da documentação de origem do animal a partir do compartilhamento dos pedigrees do pai e da mãe do filhote. Mas, o que fazer se você não tiver os pedigrees dos pais do pet? É impossível tirar o certificado nesses casos?

Calma, tutor! Neste caso, o caminho é agendar uma avaliação com os árbitros do Kennel Club. Eles entendem tudo de pedigree e mais do que observar a aparência do animal, eles irão verificar seu cão com o objetivo de avaliar se ele atende a todos os padrões da raça.

Quanto custa para tirar o pedigree do pet?

O processo para a retirada do pedigree não é caro, apesar de relativamente burocrático e rigoroso. Em média, o custo para realizar todos os trâmites para a retirada do certificado gira em torno de 100 reais.

Se o cachorro foi comprado em um canil sério, é provável que ele já venha com certificado de pedigree. No entanto, ele não é tão necessário quanto se imagina. Seja qual for a raça do seu bichinho, o amor e carinho por ele devem ser iguais sempre!

Independente do seu cachorro ter pedigree ou se é SRD, compartilhe com a gente histórias engraçadas entre você e o seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário