Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Spraying: o que é esta marcação de território dos gatos?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato que pratica spraying

A marcação de território dos gatos, também conhecida como spraying, é uma forma do pet demonstrar que está instável psicologicamente ou desconfortável com o ambiente. Em casos assim, o dono do bichinho precisa entender o que está acontecendo para solucionar o problema, até porque xixi no lugar errado é um incômodo.

Vamos falar mais sobre o famoso “marcar território” dos pets e produtos que ajudam a acabar com este hábito.

O que é e quais os sinais do spraying?

Em primeiro lugar, é bom saber que nem todo xixi fora do lugar significa marcação de território, isso porque o spraying é disparado de uma outra forma pelo animal. Desta forma, saber as características do ato com certeza vai ajudar.

Um gato quando pratica spraying não dobra suas patas como faz normalmente para urinar, pelo contrário, se mantém em pé e aponta o rabo para cima. Depois, um jato de urina é disparado no local que o bichano quer marcar território ou simplesmente expressar seu descontentamento.

Por que os gatos marcam território?

Bom, assim como os cães, os felinos também usam seu xixi para mostrar quem é quem manda no lugar ou chegou primeiro no espaço. Aliás, ao contrário dos cachorros, os gatos podem até fazer cocô.

O comportamento, que costuma aparecer em felinos não castrados independente do sexo, é usado para demonstrar estranhamento em relação a novos ambientes, pessoas e inclusive objetos na sua casa. A instabilidade emocional e interesse em acasalar também são motivos para o gato praticar spraying.

Como acabar com o spraying?

por que o gato pratica spraying

A primeira atitude é entender o comportamento do seu amigo. Se ele está ansioso e estressado, produtos como o Feliway promovem o bem-estar e confortos em situações atípicas para os pets.

Já o spraying por conta do período de acasalamento pode ser resolvido com a castração. Dessa forma, converse com um veterinário para entender todos os benefícios do processo para o seu amigo (que são muitos!).

Por fim, ao castrar o pet antes dele atingir sua maturidade, por volta dos 7 meses, as chances dele não praticar spraying aumentam.

Ainda existem outros produtos que ajudam tanto gatos como cachorros, os educadores sanitários. O uso é bem simples, basta espirrar o produto na região que o pet costuma demarcar para afastá-lo de lá. 

Na hora de limpar o espaço que o animal praticou spraying, use neutralizadores de odores biológicos e desinfetantes sem amônia, pois o cheiro pode acabar atraindo o bichinho.

E se não for marcação de território?

Se o animal estiver urinando bastante no lugar errado, sendo que antes acertar o espaço das necessidades, é importante procurar um médico veterinário apenas para o desencargo de consciência. A incontinência urinária ou aumento do volume da urina podem estar ligados a doenças.

O check-up está feito e tudo certo com o seu cachorrinho ou gatinho? No caso dos cães, o adestramento é uma ótima estratégia para acabar com a marcação de território

Já em relação aos gatos, se for um mau comportamento, mude o comedouro e bebedouro para perto da região e ele com certeza vai pensar duas vezes antes de urinar por ali.

Vem ler mais sobre pets no blog da Cobasi! Olha só os temas que escolhemos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário