Guia de como fazer gato parar de urinar nas coisas

Compartilhar:


Quem é tutor de felino sabe como o xixi desses bichinhos tem um cheiro bem forte, por isso é importante saber como fazer gato parar de urinar nas coisas. Assim, se seu pet anda fazendo xixi nos lugares errados continue nesse texto para saber como resolver o problema.

O cheiro é a mensagem

Para começo de conversa, não é preciso ser tutor de gato para saber que eles adoram marcar território. Esse comportamento é chamado de “spraying” e faz parte da comunicação dos bichanos: eles marcam o território para deixar mensagens a outros gatos ou para deixar claro quem é que manda no pedaço

E quanto maior o território a se demarcar, mais xixi eles espalharão. Isso é muito comum quando os gatos ainda são pequenos ou então se eles cresceram na rua e não estão acostumados com uma rotina doméstica.

Atenção para os problemas

Agora, existe um tipo de comportamento que é chamado na medicina felina de “micção inadequada”, que é quando os gatos escolhem os objetos macios e absorventes para urinar. Esse tipo de comportamento pode surgir por alterações no ambiente ou como resposta a cotidianos estressantes.

O adestramento dos casos de micção inadequada é mais trabalhoso e pode ser necessária a intervenção medicamentosa. Se esse for o caso do seu pet, consulte o veterinário o quanto antes. Gatos com problemas de micção inadequada estão muito mais sujeitos ao abandono.

Afinal, como fazer gato parar de urinar nas coisas?

Agora sim vamos ao guia de como fazer para gato parar de urinar nas coisas. Antes de mais nada o tutor precisa providenciar uma boa caixa de areia. Os gatos não demoram muito a se acostumar em fazer as necessidades na caixinha. Pelo contrário, como suas fezes e urina têm o cheiro muito forte eles costumam enterrá-las para despistar possíveis presas e predadores quando na natureza.

O segundo passo é tentar retirar ao máximo todo o cheiro de urina que o gato espalhou pela casa. Caso contrário ele vai continuar fazendo xixi onde não deve. Limpe os locais com água morna e álcool 70%.

Depois de limpar o ambiente é hora de utilizar um produto a base de feromônio sintético. Borrife o produto nos locais onde não quer que o gato faça xixi. Esta é uma forma de dizer, pelo cheiro, que aquele território não pode ser marcado. 

Além disso, é muito importante manter a caixa de areia limpa e longe dos potes de ração e água. Os gatos geralmente evitam fazer as necessidades perto de onde se alimentam, por razões óbvias. Se for uma casa com muitos gatos também é importante que cada bichinho tenha a sua própria caixinha. Caso contrário haverá um “conflito de odores” e todo o esforço será em vão.

Agora é reforçar o hábito

Em resumo, os gatinhos são lindos, inteligentes e têm uma personalidade cativante, mas não dá para negar que a urina de gato tem um cheiro forte e desagradável. Por isso, para que sua casa seja um território que não faça nem humanos e nem felinos torcerem o nariz, basta seguir as dicas acima. Nos primeiros dias pode ser difícil, mas repita esses procedimentos todos os dias para reforçar o hábito.

Gostou de saber como fazer gato parar de urinar nas coisas? Confira mais posts sobre comportamento felino em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário