Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Sucuri: saiba tudo sobre a enorme serpente

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sucuri: saiba tudo sobre a enorme serpente

Existem cobras de todos os tipos e cores, chegando a ter aproximadamente três mil espécies espalhadas por todo o mundo. E a sucuri é, com certeza, uma das que mais impressiona pelo seu tamanho. Ela é uma das maiores serpentes não peçonhentas da Terra, além de ser a maior do Brasil!

Apesar de ser conhecida como anaconda, o tamanho dessa serpente não é assim tão exagerado quanto os filmes retratam, tampouco sua alimentação consiste em seres humanos. Então, vamos falar um pouco sobre essa espécie tão temida e explicar um pouco sobre seu comportamento e características.

As características principais da Sucuri

Atualmente, existem quatro espécies de sucuri reconhecidas, sendo que as três primeiras habitam o Brasil: a sucuri verde, que vive em áreas alagadas da região do Cerrado e da Amazônia; a sucuri amarela, que vive em áreas do Pantanal; a sucuri malhada, que habita a Ilha de Marajó; e a sucuri da Bolívia.

A maior já encontrada tinha quase 12 m de comprimento, mas é um caso um pouco à parte. Esse tamanho não é tão comum na natureza. Normalmente, os animais adultos dessa espécie, em média, alcançam 3 ou 4 metros. 

As fêmeas, inclusive, costumam ser maiores que os machos. Além disso, um fato interessante é que essa espécie cresce durante toda sua vida, ou seja quanto maior é a sucuri, mais velha ela é. 

A sucuri gosta de passar bastante tempo dentro d’água, já que consegue se mover com mais velocidade do que em terra, rastejando. O seu corpo, inclusive, é adaptado para isso, sendo que seus olhos e nariz se localizam na parte de cima da cabeça, possibilitando-a de ver por cima da água sem deixar seu corpo aparente. Essa é uma camuflagem bastante útil, já que seu comprimento não é dos mais discretos.

A sucuri não é uma cobra peçonhenta, tanto que as suas caças não envolvem nenhuma introdução de veneno. Essa cobra, na verdade, agarra as presas que se aproximam e se enrola ao redor do corpo delas. Em seguida, ela aperta o animal até que ele venha a morrer por asfixia, e, enfim, o engole. 

Onde vivem e do que se alimentam?

Sucuri: saiba tudo sobre a enorme serpente

A sucuri habita principalmente a beira d’água de rios e lagos, e até córregos. Algumas espécies, como já mencionamos, podem ser encontradas em diversas áreas dos territórios brasileiros.

Também por conta do ambiente onde vivem, o cardápio das sucuris consiste em peixes, aves, roedores e rãs. Além disso, essas serpentes podem caçar, também, animais maiores que se aproximam das margens dos rios, tais como antas e capivaras. E ela também é capaz de pegar jacarés!

Apesar do tamanho das sucuris, elas não precisam se alimentar com alta frequência. Na verdade, sua digestão é bastante lenta, então, após se alimentar, elas podem ficar bastante tempo sem comer novamente. Caso sua última refeição tenha sido grande, como uma capivara ou jacaré, essas cobras podem ficar até um ano sem a necessidade de se alimentar.

Encontre no site da Cobasi produtos para répteis, roedores, aves e outros pets!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário