Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Flor SunPatiens: características, como cultivar e muito mais. Conheça!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Sunpatiens rosa no jardim
A SunPatiens é uma planta rústica com uma ampla paleta de cores.

Uma ótima opção para quem quer manter o jardim florido o ano inteiro é a SunPatiens (Impatiens hybrida). Esta flor, que foi desenvolvida em laboratório, é uma das plantas mais resistentes a diversos ambientes e climas, suportando tanto o calor intenso quanto as condições mais chuvosas. 

Sabemos que cuidar do jardim é uma missão desafiadora, porém muito gratificante, principalmente, quando conseguimos deixar as plantas bonitas e saudáveis. Para alcançar esse resultado, o clima é um ponto de atenção, até porque estamos falando de um país tropical, como é o Brasil. Por isso, convidamos você a conhecer mais sobre essa espécie que se adapta a qualquer clima. Confira!

O que é a flor SunPatiens?

Da família Balsaminaceae, a SunPatiens é uma espécie originária do Japão e uma ótima escolha para quem gosta de manter o jardim florido o ano inteiro. Criada pela empresa de sementes Sakata, a flor passou por um melhoramento genético, sendo categorizada como híbrida de Impatiens. Ou seja, uma planta herbácea que se adapta melhor em climas temperados e úmidos.

Com o objetivo de criar uma flor resistente para diversas condições climáticas, a SunPatiens Sakata é de fácil cultivo e manutenção, sendo colocada como destaque em muitos projetos de paisagismo, até por sua característica de alto florescimento. 

Esta planta tem uma importante representatividade no universo da jardinagem, pois é representante de um grande avanço no melhoramento de flores, perfeitas para fazer bordaduras de jardins, já que consegue preencher bem diversos espaços. Essa espécie dá tantas flores, que fica difícil enxergar o solo. 

Além disso, a SunPatiens é uma planta florífera, um termo técnico que significa que dá muitas flores. Um dos principais destaques dessa flor, além da robustez, é a ampla paleta de cores, são cerca de 25 tonalidades. No Brasil, a planta chegou em 2011, logo chamando atenção por sua tolerância às variações climáticas e sendo cultivada em todas as regiões.  

Quanto tempo vive Sunpatiens?

Algumas variedades de SunPatiens tem um longo período de durabilidade

Uma dúvida comum é sobre a durabilidade da SunPatiens. O alto vigor da planta resulta em uma longa durabilidade e florescimento, inclusive em áreas externas. Geralmente, as flores podem durar de um a dois dias, mas a sua florada – tempo em que se efetua o seu desenvolvimento – podem durar meses, permanecendo florindo durante as quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno).

Qual a diferença entre SunPatiens e Impatiens?

Apesar de semelhantes e serem do mesmo gênero, não se confundam: SunPatiens e Impatiens são espécies diferentes. Enquanto o primeiro mencionado é uma versão híbrida, otimizada pelo homem para ter bônus nas suas características de adaptação e resistência. 

Do outro lado da moeda, a planta também conhecida como “maria-sem-vergonha” é uma espécie originária da África. Essa é uma planta invasora e indócil, tanto que em alguns locais o seu cultivo é proibido, pois consegue se espalhar rapidamente e acaba ocupando espaços de outras espécies nativas. 

Como cuidar de uma SunPatiens?

O modo de cultivo e cuidados dessa espécie é bastante simples e não exige cuidados especiais, independente da área onde você irá plantar. Confira as principais dicas para cultivar SunPatiens em vaso, floreiras, canteiros e jardins.

Sunpatiens

Mantenha a sua planta sempre hidratada

A primeira etapa do cultivo está relacionada à criar um cronograma caprichado de regas. Ação fundamental para manter o solo sempre úmido e garantir plantas floridas. Irrigação automatizada ou até mesmo esguichos rotineiros dão conta do recado.  

SunPatiens gosta de sol

A temperatura ideal para cultivar a flor é em sol pleno combinado com uma boa irrigação. Esse cuidado evitará que a planta fique murcha, sendo um detalhe importante na hora de escolher onde plantar as flores. Então, não se esqueça: SunPatiens é uma flor para sol e calor.

Afinal, quantas vezes regar Sunpatiens?

Como mencionamos, coloque as plantas em sol pleno ou meia-sombra. Posteriormente, basta irrigar o bastante para manter o substrato úmido, de forma uniforme, até a planta ficar plenamente estabelecida. 

Sunpatiens

Se as flores estiverem com uma aparência murcha e não muito saudável, inicie uma jornada de irrigação, sem exageros, para auxiliar numa ampla recuperação que em até 12 horas já pode estar restabelecida.  

Hoje, falamos sobre a flor SunPatiens, você já conhecia essa espécie? De qualquer modo, agora você sabe que essa planta é uma ótima alternativa para quem quer manter o seu ambiente florido o ano inteiro. Além de ser simples de cuidar, tem boa durabilidade e uma variedade de cores para decoração. 

Aproveite a visita e saiba mais sobre jardinagem e conhecer quais são os produtos e soluções essenciais para as plantas. 

Sunpatiens
Sunpatiens
O cultivo da sunpatiens é bem simples: muito sol pra florir e, bastante água.
Algumas variedades de SunPatiens tem um longo período de durabilidade
A SunPatiens é uma planta rústica com uma ampla paleta de cores.
A Sunpatiens foi desenvolvida para ser uma planta mais resistente ao sol
As principais características da Sunpatiens são as flores brilhante, pétalas firmes e a textura parecida com uma folha de alface.
A Sunpatiens é uma planta florífera, ou seja, significa que dá muitas flores.
Sunpatiens são bastante indicadas para fazer bordaduras de jardins

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. MANOEL PRIETO disse:

    Adorei o conhecimento compartilhado nessa reportagem. Obrigado! Adoro plantas.

  2. SATOR disse:

    Gostei da reportagem.

    Gostaria de comprar sementes de SunPatiens. Vcs vendem ? Ou onde posso comprar ?

    • Cobasi disse:

      Olá, a disponibilidade de produtos pode variar dependendo da loja e da região. Recomendamos que você entre em contato diretamente com a unidade desejada para verificar se o item está disponível.

Deixe o seu comentário