Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Terapia Assistida por Animais: saiba o que é e a sua importância!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
menina abraçando um cachorro
O TAA é um tipo de terapia muito buscada nos dias atuais

A Terapia Assistida por Animais, conhecida pela sigla TAA é um tratamento que visa oferecer a sensação de bem-estar, relaxamento físico e emocional com a ajuda de animais. Venha com a gente e descubra o que é, quais os benefícios e para quem esse tipo de terapia com cães é indicado. Confira!

Terapia Assistida por Animais: o que é?

A Terapia Assistida por Animais é um tratamento que oferece suporte ao paciente com o auxílio de um animal de estimação, que serve de elo entre médico e paciente. O uso de pets como agente terapêutico é comum na terapia de idosos, crianças, PCD´s, pessoas hospitalizadas ou com doenças psiquiátricas.

Como funciona a Terapia Assistida por Animais?

A Terapia Assistida por Animais (TAA) funciona de duas maneiras. Ela pode ser tanto uma terapia alternativa ao tratamento inicial da condição do paciente ou ser parte dele, fortalecendo a relação entre médico-paciente e deixar o tratamento mais leve e lúdico.

Tipos de Terapias Assistidas por Animais

As duas versões de Terapias Assistidas por Animais, que são escolhidas de acordo com as necessidades dos pacientes e objetivos traçados pelo médico responsável, são: Terapia Assistida por Animais (TAA) e a Atividade Assistida por Animais (AAA). Apesar das semelhanças, há uma diferença essencial entre elas, confira!

Terapia Assistida por Animais (TAA)

A TAA, por exemplo, consiste em uma intervenção direcionada e criteriosa por tempo prolongado. Ela visa estimular a melhora física, cognitiva, emocional e psicológica do paciente ou grupos de pacientes durante todo o ciclo de tratamento da doença.

Atividade Assistida por Animais (AAA)

No caso da Atividade Assistida por Animais, o conceito é oferecer uma ou mais atividades recreativas acompanhadas por pets, mas sem a existência de análises comportamentais. As principais atividades dessa abordagem são a visitação e recreação junto aos animais por um período definido pelo responsável pelo tratamento.

Quais animais participam da terapia?

idosa abraçando pet durante terapia assistida por animais
A TAA apresenta melhora em grupo de idosos hipertensos

Uma grande variedade de espécies pode participar da terapia como animais de suporte emocional. Os mais comuns são: cachorros, gatos, cavalos, aves, peixes ornamentais e até mesmo répteis como, por exemplo, as tartarugas. A escolha depende da adaptação desses animais e dos cuidados estabelecidos por um médico-veterinário.

Além disso, antes dos animais serem inseridos na rotina de terapia ou atividade assistida com pacientes, eles precisam passar por um protocolo rígido. Por exemplo, os cães devem ter mais de 15 meses de idade,passarem por testes e treinamento para que possam oferecer o suporte emocional adequado.

O pet que faz parte do grupo de apoio também precisa passar por consultas periódicas com um veterinário. É essencial para o bem-estar do animal que ele esteja com a carteirinha de vacinação em dia, higienização antes e após as interações com os humanos, além de manter uma dieta balanceada com a ração para cães correta para sua idade, porte e raça.  

Os benefícios da terapia

Utilizar a Terapia Assistida por Animais no tratamento de pessoas hospitalizadas, com doenças psiquiátricas, PCD´s, idosos e crianças, oferece uma série de benefícios à saúde global. Os principais são:  

  • diminuição de ansiedade, estresse e depressão;
  • melhora da pressão arterial e da frequência cardíaca;
  • equilíbrio dos níveis de triglicérides e colesterol;
  • melhora da memória, comunicação, autoestima e concentração;
  • estímulo à afetividade;
  • deixa o tratamento mais leve.

Terapia Assistida por Animais: o que diz a ciência?

Sabe aquela alegria que só o nosso pet sabe nos oferecer quando chegamos em casa? Pois é, um dos objetivos da TAA é oferecer essas sensações aos pacientes, principalmente aqueles que vivem muito tempo sozinhos.

E não é só isso! Há estudos que comprovam que a adoção da Terapia e/ou Atividade Assistida por animais, além de suporte emocional, oferece outros benefícios. Selecionamos dois exemplos que conseguem captar perfeitamente o que a TAA promove. Para pessoas idosas

Em idosos com pressão alta, por exemplo, foi visto que as sessões de terapia com animais proporcionam maior controle dos níveis de pressão. Além, é claro, da diversão e do relaxamento dos idosos junto aos pets. 

Crianças com Síndrome de Down

Por outro lado, outro quadro muito apresentado para a terapia com animais é para crianças com síndrome de Down. Para esses pacientes, o amor dos pets consegue ajudar com coordenação motora, sensibilidade e, claro, mais dinamismo e interação social. 

Terapia com animais: o que diz a lei?

No Brasil, a Terapia Assistida por Animais, não possui uma lei específica para a regulamentação da prática. O que existe é a Lei Federal nº 13.830/2019 que regula a prática equoterápicas (terapias com cavalos e águas).  Para as atividades com cães, gatos e outros animais, ela é regulamentada por estados e municípios como a Lei nº 16.827/2018 em São Paulo.

Gostou de conhecer mais sobre a Terapia Assistida por Animais e os seus benefícios para o tratamento de uma série de doenças e condições humanas? Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário para a gente.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Roseli disse:

    Amei a reportagem.Quero participar e colocar o meu grande amigo Looky a participar e ajudar muitas pessoas com essa terapia , ele muito sociável.

  2. Nádia Conceição disse:

    Achei maravilhoso este lindo trabalho terapêutico com nossos queridos e abençoados animaizinhos. Parabéns 👏👏👏

Deixe o seu comentário