Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que cachorro sonha? Descubra!

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que um cachorro sonha

Será que cachorro sonha? Provavelmente, você já deve ter notado seu pet suspirando, choramingando ou mexendo as patinhas enquanto dorme. Esses são alguns sinais que ele pode estar “retrabalhando” as suas memórias ou até situações que passou no dia. Curioso, não é mesmo?

A verdade é que os cães conseguem sonhar, assim como nós humanos, e existem várias curiosidades sobre a hora da soneca canina. Para explicar com uma maior riqueza de detalhes, convidamos a veterinária Lysandra Barbieri, especialista da Cobasi, para nos contar mais sobre os sonhos de cachorro e o que eles podem imaginar enquanto dormem. Confira!

Cachorro sonha: entenda a soneca do seu pet 

Já desvendamos o mistério que os cachorros sonham. Porém, existem muitas outras informações que são úteis para garantir que seu pet tenha uma boa noite de sono, como também ajudar os tutores a se portar diante dessas situações.

Se você é daqueles tutores que gostam de ficar apreciando o soninho do seu animal de estimação, certamente já pode ter presenciado alguns espasmos comuns nos cochilos mais agitados do seu pet, como:

  • mexer as patas;
  • balançar a cauda uma vez ou outra;
  • latir com som ou sem som;
  • rosnar;
  • choramingar; 
  • entre outros.

Uma pesquisa realizada em 2001, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts definiu que esses movimentos são chamados de R.E.M (Rapid Eye Movement), que traduzido para o portugues significa “Movimento rápido dos olhos”, que indicam plena atividade onírica.

cachorros sonham
Os cachorros sonham quando entram em um estado de relaxamento, chamados de R.E.M (Rapid Eye Movement).

Em outras palavras, assim como os humanos, as suas atividades cerebrais são divididas em cinco fases de sono. Por exemplo, na primeira fase, o animal ainda fica atento ao mundo exterior. Portanto, de forma gradual, ele consegue entrar em estados de relaxamento até chegar à última parte do ciclo.

Até um complemento, muitos tutores ainda se perguntam o porquê o cachorro faz barulho quando dorme? Durante o sono eles podem responder a estímulos, seja contraindo os ouvidos quando ouvem sons ou até mexendo as patinhas quando sonham que estão correndo. 

Na fase dois, as ondas cerebrais estabelecem um novo ritmo, para entrar no terceiro estágio, que é quando a frequência cardíaca do cão e a temperatura diminuem. Essa mudança funciona como uma espécie de transição entre o sono leve e o profundo.

Posteriormente, depois de realizar as por completo as transições anteriores, na quarta fase,  os cachorros já estão no R.E.M. No quinto estágio, o corpo atingiu o grau máximo de relaxamento.

Uma curiosidade muito interessante é que todos os mamíferos passam pelo estágio R.E.M do sono, com exceção do tamanduá. Inclusive, no mundo animal, os predadores são as espécies que tem as melhores noites de sono, isso porque não costumam ser predados no período em que dormem. Já os animais que geralmente são presas, precisam estar sempre em alerta para proteger suas vidas.

O que os cachorros sonham quando dormem?

o que um cachorro sonha dormindo
Se você já observou o seu cachorro dormindo, provavelmente já viu as patas mexendo, o balançar da cauda e outras movimentações.

Um cachorro sonha com momentos bons e, infelizmente, ruins. Então, se você perceber que o seu pet está tendo um pesadelo, tente acordá-lo de maneira sutil e sem assustá-lo com movimentos bruscos.

A primeira dica é chamá-lo com uma voz tranquila, sem gritos e contato físico, visto que ele pode acabar avançando por puro instinto e morder quem estiver perto. Depois que ele acordar, faça um carinho para tranquilizar seu amigo e mostrar que está tudo bem.

Curiosidades sobre o que o cachorro sonha

A vida dos animais é pra lá de interessante e todo apaixonado por pets gosta de ler sobre curiosidades, ainda mais se for uma lista de informações sobre aquele que está sempre ao nosso lado. Olha só quanta coisa bacana sabemos sobre o sono dos cachorros:

  • cachorros têm um sono mais pesado a partir dos 20min de descanso;
  • um cachorro sonha com os donos;
  • o “sono de onda lenta” é quando os cães respiram intensamente.

O que fazer quando o cachorro está sonhando?

Precisamos explorar com bastante detalhes as etapas do sono dos cães. Porque é na R.E.M que os “pensamentos” mais ativos acontecem. Então, não fique preocupado caso seu amigo apresente sinais de agitação corporal ou até começa a vocalizar, esses são comportamentos naturais do corpo por conta da sua atividade cerebral.

Portanto, não é recomendado acordar o cachorro. Com exceção, nos casos em que o pet apresenta uma agitação muito intensa ou corre riscos de sair do controle. Caso essa seja a situação, a fim de acalmá-lo, aqui vão 3 dicas:

  1. Inicialmente, não toque no animal. Prefira chamá-lo pelo nome e de forma carinhosa. Não grite, mantenha distância e não faça carinho.
  2. Assim que seu cãozinho acordar, espere alguns instantes para tomar a ação de fazer carícias.
     
  3. Aos poucos, vá mostrando para o pet que é um ambiente confortável para ele ir notando que está no seu lar e com as pessoas confiáveis. 

Além disso, a hora do sono é sinônimo de descanso e calma para os animais, assim como para nós humanos. Por isso, é importante não ficar acordando o cachorro, ainda mais se ele for filhote ou já idoso. E claro, uma caminha confortável e espaçosa, junto com a mantinha preferida do bichinho, são itens indispensáveis para sonhos agradáveis.

os cachorros sonham

Lembre-se de proporcionar relaxamento ao seu amigo. Uma boa noite de descanso é garantia de bem-estar para os animais. A privação desse cuidado pode gerar problemas comportamentais, como também de saúde. Então, tutores: atenção!

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário