
Você já parou para pensar o que um cachorro sonha quando vê seu pet suspirando ou mexendo as patinhas? A mais pura verdade é que os cães conseguem sonhar, assim como nós humanos, e existem várias curiosidades sobre a hora da soneca dos pets.
A veterinária Lysandra Barbieri, especialista da Cobasi, contou quais sonhos um cachorro tem e se dá para saber o que ele está imaginando enquanto dorme.
Pode ser que sim! Segundo a profissional Lysandra, ainda não conseguimos definir o que o cachorro sonha, mas sabe-se que o ciclo de sono dos pets é bem parecido com o nosso.
A veterinária ainda completa que nesta hora, tudo entra em jogo, “pode estar relacionado ao que foi vivido durante o dia, à algum brinquedo que marcou a memória, ou até mesmo a algum tipo de bife suculento que não foi oferecido durante o almoço”.
E tem mais, uma pesquisa realizada em 2001, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, revelou que os animais podem entrar em um sono profundo e intenso, conhecido como REM, e é neste episódio que a respiração diminui e os movimentos nos olhos aparecem. Uma cena clássica que indica que o cachorro está sonhando.
Aliás, é neste estado de REM, o sono profundo, que o pet costuma mexer as patinhas, chorar e dar leves espasmos. É bem comum nos filhotes.
Um cachorro sonha com momentos bons, e infelizmente, ruins. Então se você perceber que o seu pet está tendo um pesadelo, tente acordá-lo de maneira sutil e sem assustá-lo com movimentos bruscos.
A primeira dica é chamá-lo com uma voz tranquila, sem gritos e contato físico, visto que ele pode acabar avançando por puro instinto e morder quem estiver perto. Depois que ele acordar, faça um carinho para tranquilizar seu amigo e mostrar que está tudo bem.
A vida dos animais é pra lá de interessante e todo apaixonado por pets gosta de ler sobre curiosidades, ainda mais se for uma lista de informações sobre aquele que está sempre ao nosso lado. Olha só quanta coisa bacana sabemos sobre o sono dos cachorros:
A hora do sono é sinônimo de descanso e calma para os animais, assim como para nós humanos. Por isso é importante não ficar acordando o cachorro, ainda mais se ele for filhote ou já idoso. E claro, uma caminha confortável e espaçosa, junto com a mantinha preferida do bichinho, são itens indispensáveis para uma soneca gostosa e sonhos agradáveis.
Veja outros posts interessantes que temos no blog da Cobasi! Por qual quer começar?