Meu cachorro sonha? Descubra o que os cachorros pensam dormindo

4 de março de 2021

Cachorros
o que um cachorro sonha

Você já parou para pensar o que um cachorro sonha quando vê seu pet suspirando ou mexendo as patinhas? A mais pura verdade é que os cães conseguem sonhar, assim como nós humanos, e existem várias curiosidades sobre a hora da soneca dos pets.

A veterinária Lysandra Barbieri, especialista da Cobasi, contou quais sonhos um cachorro tem e se dá para saber o que ele está imaginando enquanto dorme.

Cachorro sonha com os donos?

Pode ser que sim! Segundo a profissional Lysandra, ainda não conseguimos definir o que o cachorro sonha, mas sabe-se que o ciclo de sono dos pets é bem parecido com o nosso.

A veterinária ainda completa que nesta hora, tudo entra em jogo, “pode estar relacionado ao que foi vivido durante o dia, à algum brinquedo que marcou a memória, ou até mesmo a algum tipo de bife suculento que não foi oferecido durante o almoço”.

Por que os cachorros se mexem enquanto dormem?

E tem mais, uma pesquisa realizada em 2001, pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, revelou que os animais podem entrar em um sono profundo e intenso, conhecido como REM, e é neste episódio que a respiração diminui e os movimentos nos olhos aparecem. Uma cena clássica que indica que o cachorro está sonhando.

Aliás, é neste estado de REM, o sono profundo, que o pet costuma mexer as patinhas, chorar e dar leves espasmos. É bem comum nos filhotes.

Como saber se o cachorro está tendo um pesadelo?

o que um cachorro sonha dormindo

Um cachorro sonha com momentos bons, e infelizmente, ruins. Então se você perceber que o seu pet está tendo um pesadelo, tente acordá-lo de maneira sutil e sem assustá-lo com movimentos bruscos.

A primeira dica é chamá-lo com uma voz tranquila, sem gritos e contato físico, visto que ele pode acabar avançando por puro instinto e morder quem estiver perto. Depois que ele acordar, faça um carinho para tranquilizar seu amigo e mostrar que está tudo bem.

Curiosidades sobre o que o cachorro sonha

A vida dos animais é pra lá de interessante e todo apaixonado por pets gosta de ler sobre curiosidades, ainda mais se for uma lista de informações sobre aquele que está sempre ao nosso lado. Olha só quanta coisa bacana sabemos sobre o sono dos cachorros:

  • Cachorros têm um sono mais pesado a partir dos 20min de descanso;
  • Um cachorro sonha com os donos;
  • O “sono de onda lenta” é quando os cães respiram intensamente.

A hora do sono é sinônimo de descanso e calma para os animais, assim como para nós humanos. Por isso é importante não ficar acordando o cachorro, ainda mais se ele for filhote ou já idoso. E claro, uma caminha confortável e espaçosa, junto com a mantinha preferida do bichinho, são itens indispensáveis para uma soneca gostosa e sonhos agradáveis.

Veja outros posts interessantes que temos no blog da Cobasi! Por qual quer começar?