Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Teste de aquário: saiba tudo sobre Cloro, Amônia, pH e kH

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Homem faz teste de aquário para pH

Quem entra no mundo do aquarismo logo se depara com uma grande quantidade de testes para aquário, como o teste de Amônia, Cloro, pH e kH. Você sabe o significado de cada um deles e como utilizá-los para manter seus peixes saudáveis? Continue a leitura e saiba tudo sobre cada um deles.

Teste de aquário

Para saber se a água está adequada para os habitantes do aquário é necessário garantir que alguns parâmetros sejam ajustados. Um dos parâmetros, por exemplo, é a temperatura, que pode ser mensurada e ajustada com o uso de termômetro e termostato.

Mas existes outros parâmetros mais delicados que precisam ser ajustados com o uso dos produtos para tratamento da água. Como ajustar estes parâmetros? Usando um teste de aquário! Vamos conhecer cada um deles?!

Teste de aquário para Cloro

Aquário em uma mesa

O teste de aquário para Cloro, indica a presença de cloro na água, como o próprio nome indica. Normalmente, a água de abastecimento público vem com uma certa concentração do produto, que é prejudicial para os peixes e demais habitantes do aquário, inclusive as colônias de bactérias benéficas.

Se o teste indicar a presença de cloro, deve ser usado um condicionador que neutralize esta substância. Esse produto é chamado de desclorificante.

Encontre testes de Cloro.

Teste de Amônia

O teste de Amônia indica a presença de amônia na água. Essa substância é formada a partir do processo de decomposição da matéria orgânica.

Se o teste de aquário indicar alta concentração de amônia, deve-se fazer uma troca parcial da água do aquário. Para que os níveis de amônia não voltem a subir, deve-se melhorar a fase biológica do sistema de filtragem e pode-se utilizar os aceleradores biológicos.

A fase biológica, que mencionamos acima é a que utiliza uma placa chamada mídia biológica com materiais de alta aderência para bactérias capazes de decompor compostos orgânico e filtrar a água do aquário. Saiba mais sobre essa fase da filtragem.

Teste de pH

Teste de aquário para pH

Um dos mais conhecidos, esse teste indica que o pH está ácido, neutro ou alcalino. O pH é uma escala que indica a presença de íons de hidrogênio e hidróxidos na água. É representada por uma escala que vai de 0 à 14, sendo que:

  • 0 à 6,9 é considerado pH ácido
  • 7 é considerado pH neutro
  • 7,1 à 14 é considerado pH alcalino

As diferentes espécies de peixes são evoluídas para viver em pH específico. Isto significa que o pH ideal está relacionado às espécies que viverão no aquário. Para regular o pH para o nível desejado deve-se utilizar os acidificantes e alcalinizantes.

Para ajudar você nessa importante tarefa, existem produtos que regulam o pH e o mantém estável. Eles são chamados de Buffers.

Teste de aquário de kH

O chamado teste de kH, por sua vez, indica a concentração carbonatos e bicarbonatos na água. Isso é o que é chamado de dureza da água. Já ouviu esse termo? Nós explicamos!

Por exemplo, espécies tropicais e de rios costumam gostar mais de água mole, ou seja, com baixa concentração de carbonatos e bicarbonatos. Já os ciclídeos africanos preferem água dura, como é chamada aquela com alta concentração de carbonatos e bicarbonatos. Para regular o kH existem condicionadores específicos.

Agora ficou muito mais fácil transformar seu aquário em um ambiente saudável para os habitantes, não é mesmo?! Encontre tudo para aquarismo com os melhores preços e descontos incríveis no nosso site!

Ficou com alguma dúvida? Confira mais posts sobre o hobby do aquarismo no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário