Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mídia biológica para aquário e outras mídias filtrantes

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Mídia biológica para aquário

A mídia biológica para aquário é uma das estruturas responsáveis pela filtragem da água e limpeza do espaço. Nesse processo, que é composto por fases, cada uma tem funções específicas. Continue a leitura e saiba mais sobre mídias filtrantes.

O que é mídia filtrante?

Mídia é o nome dado às placas usadas para a filtragem da água do aquário. Essas placas podem ser desenvolvidas de vários materiais, como cerâmica, resina, esponja, carvão ativados, entre outros.

Uma característica muito importante é que, independentemente do material da mídia filtrante, ela precisa ter superfícies aderentes.

Elas são usadas na filtragem mecânica, biológica e química. Vamos conhecer um pouco mais sobre a mídia biológica para aquário?

O que é mídia biológica para aquário?

A mídia biológica para aquário é usada na fase de filtragem. Ela é composta por materiais com alta aderência para bactérias que decompõem compostos orgânico e, assim, filtram a água do aquário.

Nas mídias biológicas, se formam colônias de bactérias benéficas que serão responsáveis pelo consumo da amônia. Os microorganismos benéficos se fixam na superfície dessa mídia filtrante e se multiplicam rapidamente, ampliando a filtragem da água.

A mídia biológica para aquário é colocada no filtro e, assim, a água passará por ela e o ciclo de higienização da água é formado.

Entenda como funcionam as mídias filtrantes

nomes para peixes

A filtragem do aquário é feita por etapas e cada uma das fases possui uma função importante.

A 1º etapa consiste na filtragem mecânica. Esta é a fase que remove a sujeira visível da água, como restos de ração, fezes dos peixes e folhas. A mídia filtrante usada é a esponja ou manta acrílica. A manutenção é realizada através da lavagem com água corrente.

Na sequência, a 2º etapa ganha o nome de filtragem química. É nessa fase que acontece a remoção de micropartículas de sujeira e compostos químicos indesejáveis. A mídia filtrante utilizada é o carvão ativado e ao invés da manutenção, deve ser feita a substituição periódica.

Por fim, chegamos na 3º etapa do processo de filtragem da água do aquário. É nela que usamos a mídia biológica para aquário para a filtragem biológica. Elas podem ser de diversos materiais, como placas plásticas, esferas porosas de cerâmica ou vidro sinterizado, resina ou esponja

Esta fase também é conhecida também como Ciclo do Nitrogênio e consiste na conversão de amônia em nitrito e este em nitrato. A amônia é produzida a partir da decomposição de matéria orgânica e torna a água tóxica para os habitantes do aquário. A filtragem biológica reduz os níveis de amônia, evitando a intoxicação dos peixes. Muito importante, não é mesmo?!

Para realizar a manutenção dessa mídia filtrante, é necessário fazer a lavagem superficial com água do próprio aquário. Água da torneira não é indicada por causa da presença de cloro, que pode eliminar as colônias de bactérias.

Agora que você já sabe tudo sobre mídia biológica para aquário e as demais mídias filtrantes, encontre tudo para aquarismo com os melhores preços no site da Cobasi.

Gostou do conteúdo? Saiba mais sobre cuidados com aquário no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Adailton disse:

    A mídia biológica só pode ser usada dentro do filtro?
    O filtro que comprei não tem espaço para colocar as mídias.

    • Cobasi disse:

      Olá, Adailton! Tudo bem?
      A recomendação é que seja dento dentro do filtro, mas você pode testar outros métodos. Visite nosso setor de aquarismo e converse com os especialistas para saber qual a melhor opção, e que acima de tudo garanta a saúde e bem-estar do seu pet.

Deixe o seu comentário