Verruga no olho do cachorro: o que é e como tratar?

Compartilhar:


verruga no olho do cachorro

O surgimento de uma verruga no olho do cachorro pode ser assustador para alguns tutores, afinal, as verruguinhas podem ser sinal de um tumor benigno ou maligno. 

Embora a maioria das verrugas seja causada por um vírus de teor benigno, é essencial levar o animal a uma consulta com um médico-veterinário. Afinal, somente um profissional poderá fazer uma biópsia da verruga e entender melhor que tipo de célula está se proliferando na região. 

Mas calma, nem toda verruga em olho de cachorro é preocupante! Por isso, com a ajuda da médica-veterinária Joyce Aparecida Santos Lima, da Educação Corporativa da Cobasi, vamos explicar os detalhes sobre a verruga nos olhos do cachorro. Então, vamos lá?!

O que causa a verruga no olho do cachorro?

De acordo com a veterinária Joyce Lima, na maioria dos casos, “as verrugas são tumores benignos superficiais da pele. Em cães jovens, normalmente são causadas pela presença do papilomavírus, um vírus que costuma gerar verrugas com aspecto de couve-flor (irregulares) nas pálpebras, gengiva, garganta e focinho”.

Além disso, os cachorros não são os únicos que podem ter verrugas, afinal, além dos humanos, as verrugas também podem afetar outros animais. As aves por exemplo, também tendem a ter verrugas. 

O papilomavírus costuma ser o causador das verrugas tanto nos seres humanos quanto nos animais. Sendo assim, geralmente é o papiloma canino que causa o problema em um cachorro com verruga no olho.

Esse vírus pode afetar os animais de qualquer idade, no entanto, é mais comum em cachorros com a idade mais avançada ou que estejam com a imunidade baixa. 

As verrugas no olho do cachorro são contagiosas?

Quando é o papiloma a causa das verrugas do cachorro, o problema pode ser contagioso. “Nesse caso, a transmissão ocorre através do contato de um cão saudável com um infectado ou através do contato com saliva ou sangue contaminados”, explica Lima. 

No entanto, nem sempre o papilomavírus pode ser o causador da verruga no olho do pet. “Em cães mais velhos, as verrugas costumam ser adenomas sebáceos, ou seja, um tumor benigno que surgiu a partir de uma glândula produtora de sebo na pele do animal. Nesse segundo caso, não é transmissível, e o maior risco da doença é que podem ocorrer infecções de pele por bactérias oportunistas, que causam coceira, aumentando e gerando uma ferida na lesão”, complementa a veterinária. 

Qual é a aparência da verruga e os sintomas que ela causa ao pet?

Assim como ocorre em nós, humanos, as verrugas em cachorro também apresentam um formato redondo, semelhante a uma couve-flor. 

As verrugas em cachorro não costumam causar dor, nem provocar sintomas. No entanto, em alguns casos os pets podem sentir incômodos nas regiões afetadas. Assim, caso o cão lamba ou cause atrito na região, pode ainda causar ferimentos.

Tratamentos para verruga de cachorro

verruga no olho do cachorro

“Caso o tutor note uma verruga no olho do cachorro, o ideal é que ele procure um médico-veterinário para que ele identifique qual é a causa da verruga”, indica Lima. 

As verrugas podem crescer até certo ponto. Além disso, quando não são graves, elas podem acabar sumindo com o tempo. Por isso, nem sempre é necessário um tratamento.

Contudo, é importante observar a coloração ou mudanças de tamanho. Isso porque, a depender dessas mudanças, o veterinário pode recomendar uma biópsia da verruga.

“É importante frisarmos que existem diversos outros problemas relacionados com a pele que podem causar alterações similares a verrugas”, relembra a veterinária. 

Joyce Aparecida Santos Lima

Colaboração de Joyce Aparecida Santos Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário