Por que fazer xixi na piscina faz mal?

Compartilhar:


xixi na piscina

Fazer xixi na piscina é um ato muito desagradável. Além de deixar a água suja, quando a urina entra em contato com o cloro forma substâncias nocivas à saúde, sabia? Por isso, se estiver apertado, nada de se aliviar na piscina. Isso só traz malefícios à saúde de amigos, familiares e outras pessoas que estão no mesmo ambiente que você.

Para entender melhor essa questão, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o tema! Dessa maneira, você poderá educar outras pessoas a não fazer xixi na piscina.

Pode fazer xixi dentro da piscina?

Não! Fazer xixi na piscina não é nada educado e extremamente anti-higiênico. Em primeiro lugar, a urina prejudica a qualidade da água. Embora o cloro seja responsável por matar bactérias, por si só, o produto não consegue eliminar todos os micro-organismos.

Assim, o pH da piscina fica desequilibrado, o que promove a proliferação de bactérias e o consequente esverdeamento da água. E não queremos isso, afinal, ninguém merece uma piscina suja!

Xixi na piscina causa problemas de saúde

criança nadando na piscina

Além de deixar a água turva, o contato entre urina e cloro forma duas substâncias: a tricloroamina e o cloreto de cianogênio. Para se ter uma noção sobre a gravidade delas, a primeira pode induzir mutações no DNA, enquanto a segunda já foi utilizada durante a Primeira Guerra Mundial como gás tóxico.

Apesar de não contaminarem a água em grande quantidade, ainda são nocivas à saúde. Elas são prejudiciais sobretudo a crianças e pessoas sensíveis, com imunidade baixa.

Alguns sinais clínicos bastante frequentes após o contato com a água urinada são:

  • irritação nos olhos, na pele e garganta;
  • problemas respiratórios;
  • terçol;
  • diarreia;
  • conjuntivite infecciosa.

Além delas, fazer xixi na água da piscina pode causar doenças virais, epidemias causadas por bactérias e até mesmo problemas neurológicos (em casos mais graves).

Como detectar urina na piscina?

piscina vista de perto

Você já deve ter visto propagandas em que a água da piscina fica azul após alguém fazer xixi nela. Mas isso é mito! Não existe nenhum produto para identificar urina na piscina. Logo, é impossível detectar xixi na água.

Na verdade, nesse caso, a água fica com um cheiro mais forte, já que o cloro entra em ação para matar as bactérias. Só que esse cheiro é imperceptível a pessoas leigas. Apenas especialistas conseguem detectar essa mudança sutil.

Portanto, se alguém te disser que comprou ou vende algum reagente de urina para piscina, não confie. É cilada!

Como evitar problemas relacionados a xixi na piscina

homem mergulhando em piscina de casa

Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar: não faça xixi na piscina! Se está muito apertado, procure um banheiro para manter a saúde de todos ao seu redor em dia. Também é muito importante instruir e auxiliar crianças a fazerem o mesmo.

1. Tome duchas antes e depois de entrar na piscina

Tomar duchas antes e depois da piscina é essencial, porque evita a transmissão e contaminação por bactérias. Isso porque não é só o xixi que afeta a qualidade da água. Suor, cremes, repelentes, maquiagem e até mesmo a água da chuva interagem com o cloro e deixam a água suja.

2. Fique atento aos parâmetros

Se não for tratada corretamente, a água fica turva e esverdeada. Logo, é de extrema importância limpar a piscina regularmente e realizar testagens para se certificar de que todos os parâmetros estão equilibrados e a água livre de bactérias e micro-organismos nocivos.

3. Não nade doente

É primordial evitar o uso da piscina quando estiver doente. Além de evitar a transmissão do seu problema de saúde para outras pessoas, um organismo com baixa imunidade está mais suscetível a ser contaminado. Quem sofre com condições respiratórias como asma, por exemplo, pode piorar sua própria condição.

Com todos esses cuidados, é possível manter sua piscina sempre limpinha e cristalina, pronta para aquele mergulho gostoso!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário