Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tudo sobre plantas na água

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Plantas na água

Separe seus melhores vidros e prepare o caderninho de notas porque hoje você vai aprender tudo sobre plantas na água! Sim, algumas plantas não precisam de solo para se desenvolverem, basta uma água limpa, uma vidraria elegante e alguns cuidados para que elas cresçam e espalhem mais vida no ambiente.

Esse tipo de cultivo é chamado de aquicultura ou hidrocultura. E, aliás, ele é um sucesso entre decoradores e apaixonados por plantas. A vantagem dessa técnica é que toda a beleza da planta pode aparecer, das folhas às raízes.

Afinal, plantas na água trazem um charme a mais para a decoração. Por um lado, os vidros tornam o ambiente mais iluminado e clean. Por outro, os lindos novelos de raízes crescendo dentro dos vasos trazem um visual mais orgânico.

No entanto, nem toda planta pode ser cultivada em aquicultura. Continue no texto para descobrir quais plantas escolher!

Toda planta pode viver na água?

Água é fundamental para todo ser vivo, não é mesmo? E os jardineiros sabem como as plantas respondem quando há falta ou excesso de água. Porém, o que todo cultivador de plantas também sabe, é que cada espécie tem suas necessidades específicas.

Por isso, antes de sair colocando todas as plantinhas em vasos cheios d’água lembre-se de se atentar para as características de cada uma. Cactos e suculentas, por exemplo, não vão gostar muito de ficar submersos.

Como cuidar de plantas na água

As plantas mais indicadas para esse tipo de cultivo são aquelas de raízes aéreas. Ainda assim, várias plantas vivem bem quando cultivadas na água. Aliás, este método pode ser utilizado mesmo em plantas que não conseguem desenvolver todo o seu ciclo de vida em aquicultura, pelo menos durante a fase de enraizamento.

Entre as plantas de água mais fáceis de encontrar estão:

  • Espada de São Jorge
  • Jibóia
  • Pau d’água
  • Bambu da sorte
  • Antúrio
  • Planta aranha
  • Batata doce
  • Costela de Adão

Pronto, você pode fazer o teste agora mesmo. Se tiver algum exemplar dessa lista, pegue um ramo e coloque a planta na água para enraizar. Aliás, pode transferir toda a planta. Nesse caso, você deverá lavar bem as raízes antes de colocá-la nos vasos. Lembre-se: utilize sempre água limpa e sem cloro para o melhor desenvolvimento das plantinhas!

Cuidados com planta na água

Plantas na água

Cultivar plantas na água é muito fácil e não exige muito trabalho, bastam alguns cuidados. A principal medida a ser tomada é trocar a água semanalmente. Isso serve para renovar os nutrientes disponíveis para as plantas e impedir a eventual proliferação de mosquitos.

Se você notar que algumas raízes estão apodrecendo, retire a planta do vaso e lave bem em água corrente. Lave bem o vaso antes de recolocar a planta. Uma boa ideia é remover as raízes mortas para interromper o apodrecimento. Cuidado, porém, para não danificar sua plantinha.

Por fim, não se esqueça: não é só a água que é essencial para as plantas. Garanta que elas recebam a quantidade de luz adequada. Dessa forma você terá uma decoração moderna, elegante e clean na sua casa.

Viu como é fácil cultivar plantas na água? Confira mais dicas de jardinagem e decoração nos posts que separamos especialmente para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário