Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Brinco de princesa: como cuidar da flor em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
brinco de princesa como cuidar

Uma autêntica espécie da realeza, esta é o brinco de princesa, uma flor que chama a atenção por seu formato e delicadeza, e nasceu de estudos genéticos feitos por especialistas. Por ser muito parecida com um brinco, acabou ganhando este nome, entretanto você também escuta por aí outras denominações, como agrado e fúcsia.

Conheça a origem por trás dessa flor tão bonita que enfeita canteiros e se tornou popular nos belos jardins ingleses.

Brinco de princesa: a flor símbolo do Rio Grande do Sul

O brinco de princesa é um arbusto que produz belas flores pendentes, além disso, uma das suas características que atrai a atenção dos apaixonados por jardinagem é seu fácil cultivo. De origem nativa da Mata Atlântica, ela nasceu das hibridações e trocas genéticas realizadas com diferentes espécies.

Conhecida por ser uma planta ornamental, a sua cor de destaque é o vermelho com violeta, mas ainda existem outros tons da espécie. Outro motivo para cultivar essas flores é que são ricas em néctar e atraem beija-flores para o seu jardim.

É uma flor que gosta de sol?

A planta não requer tantos cuidados, porém existem regras básicas para que ela floresça e tenha um desenvolvimento saudável, entre elas a iluminação. O ideal é que o vaso receba os primeiros raios de sol de forma direta e depois fique em um local a meia-sombra, de preferência arejado.

Como cuidar do brinco de princesa?

O substrato deve ser um solo fértil e a drenagem bem feita, ou seja, utilize um material como a argila expandida na base. Se você preferir cultivá-la no formato de estaca, que inclusive é comum, ela pode ultrapassar metros e formar uma bela cerca viva, por exemplo.

No mais, vale investir na adubação no começo da primavera, para estimular a floração, e no outono, para nutrir a planta após o desabrochar das flores. Já ao longo dos outros meses, acrescente húmus de minhoca, visto que é um ótimo adubo orgânico para oferecer mais nutrientes ao solo na frequência de meses intercalados.

Por fim, ao final do inverno, considere utilizar uma tesoura de poda para tirar os galhos secos e botões mortos do seu vaso. Uma curiosidade que com certeza vai estimular esse cuidado é que folhas e flores murchas acabam sugando a energia da planta desnecessariamente.

De quanto em quanto tempo devo regar?

brinco de princesa como cuidar

Uma dúvida constante no meio da jardinagem, ainda mais para iniciantes, é sobre o momento ideal para regar a planta. No caso do brinco de princesa, as regas são regulares e o solo precisa estar sempre úmido, mas sem excesso. Tenha em mente que água acumulada pode acabar apodrecendo as raízes da flor.

E por fim, uma curiosidade sobre o brinco de princesa! Sabia que esta é uma espécie que dá flores comestíveis? Isso mesmo, ao final, você está cultivando uma plantinha que pode ser bonita tanto no seu jardim e canteiro como atuar na finalização de um prato, deixando-o mais bonito e elegante.

Se você quiser saber mais sobre jardinagem, flores e curiosidades sobre botânica, acesse nosso blog e aproveite nossos conteúdos! De início, já temos vários para te indicar:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Eslafytt disse:

    Linda essa brinco de princesa, vermelho com branco! Como posso conseguir uma muda?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem? Temos Brinco de Princesa nas minhas lojas físicas. Para saber mais sobre espécie, valor e disponibilidade você pode manter contato com a loja mais próxima via WhatsApp: (11) 93350-5743. Ou se preferir consulte a Cobasi mais perto de você. Para localizar a loja a mais próxima de você é só acessar: https://bit.ly/Lojas-Cobasi =)

  2. Verônica Sol disse:

    Adoro brinco de princesa, mas nunca consegui manter por muito tempo.

  3. Ilda disse:

    Gostaria de ter mudas de brinco de princesa

Deixe o seu comentário